oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Informática na educa o? Algumas considera es a partir de um exemplo
Bittencourt Jane
Revista da Faculdade de Educa??o , 1998,
Abstract: Este artigo discute a problemática da informática na educa o do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador. Para isso, é tomado como exemplo um software, o Cabri-géomètre, auxiliar no ensino da geometria elementar. Pretende-se que as considera es feitas sobre um software sirvam de ponto de apoio para a reflex o sobre quest es mais gerais relativas à utiliza o de programas educativos, principalmente tendo em vista a amplia o desta discuss o, enfocando as rela es entre conhecimento, cultura, tecnologia e sociedade.
UM EXEMPLO DE CARTA GEOMORFOLóGICA DE DETALHE: A CARTA DO MéDIO VALE DO RIO PARATEí, SP (1:25.000)  [cached]
Lylian Coltrinari
Revista do Departamento de Geografia , 1982, DOI: 10.7154/rdg.v0i1.294
Abstract: UM EXEMPLO DE CARTA GEOMORFOLóGICA DE DETALHE: A CARTA DO MéDIO VALE DO RIO PARATEí, SP (1:25.000)
Autonomia reprodutiva: um estudo de caso sobre a surdez  [cached]
Diniz Debora
Cadernos de Saúde Pública , 2003,
Abstract: O princípio ético da autonomia reprodutiva é um dos eixos fundamentais das teorias bioéticas. As técnicas de diagnóstico pré-natal e o avan o da genética vêm ampliando o leque das possibilidades de escolha reprodutiva, permitindo, por exemplo, a sele o em casos de diagnóstico de má-forma o fetal. Neste artigo, o caso da surdez será analisado, em especial o argumento da comunidade Surda que defende a preferência pelo nascimento de crian as surdas como forma de manuten o da identidade cultural surda. O argumento culturalista dessa comunidade, o de que a surdez n o deve ser considerada uma deficiência, é discutido, sendo ponderado em que medida as decis es reprodutivas de futuros pais podem limitar o desenvolvimento de seus futuros filhos.
O exemplo como informa o discreta e discriminante em dicionários semasiólogos de língua portuguesa  [cached]
Virginia Sita Farias
Alfa : Revista de Linguística , 2008,
Abstract: Uma discuss o atual no ambito da metalexicografia é a quest o do exemplo como parte do programa constante de informa es da microestrutura. Há uma quantidade considerável de estudos que abordam esse problema. Entretanto, a maioria dos trabalhos procura estabelecer tipologias, sem levar em conta a quest o da funcionalidade e da técnica de gera o do exemplo. O objetivo deste trabalho é propor critérios que possibilitem tornar o exemplo um fato discreto e discriminante na microestrutura de dicionários semasiológicos de língua portuguesa. Com esse objetivo, distinguimos, primeiramente, entre dois tipos de exemplos, conforme a fun o que cumprem: 1) exemplos para a compreens o, e 2) exemplos para a produ o. Em seguida, apresentamos algumas propostas para a gera o do exemplo em cada caso.
Xantelasma: relato de um caso  [cached]
Miranda André Henrique,Yamashita Seizo,Mantoanelli Daniel
Radiologia Brasileira , 2001,
Abstract: Os autores relatam um caso raro em paciente do sexo masculino, de 71 anos de idade, com história de surgimento de "carocinho" na pálpebra superior direita há nove anos, que teve aumento importante há um ano. A tomografia computadorizada evidenciou espessamento da musculatura do reto lateral e de partes moles adjacentes. O diagnóstico pela biópsia foi de xantelasma.
Tribute to Francisco (Paco) Yndurain  [PDF]
Stephan Narison
Physics , 2009,
Abstract: This part of the talk aims to present briefly the biodata and the exceptional career of Paco Yndurain who left us suddenly in June 2008. The scientific part: Light Scalar Mesons in QCD is published in the proceedings of QCD 08 (Montpellier 7-12th july 2008: arXiv:0811.0563 [hep-ph]).
Um exemplo de análise contrastiva: o grafema r/rr em português e italiano  [cached]
Lúcia Fulgêncio,Patrizia Collina Bastianetto
Caligrama : Revista de Estudos Romanicos , 1998,
Abstract: Resumo: Neste trabalho é apresentado um exemplo de análise contrastiva entre a língua italiana e o português falado no Brasil, do ponto de vista fonético. Tomam-se os sons grafados ou e examinam-se as suas possibilidades re realiza o fonética em cada língua, individualmente, identificando o contexto de produ o de cada realiza o fonológica. Posteriormente, comparam-se os sistemas fonológicos das duas línguas quanto a esse aspecto, indicando os ambientes de simetria ou dissimetria estrutural. A evidência dos ambientes onde ocorre dissimetria na realiza o de / pode ser útil para o professor de italiano para brasileiros (ou vice-versa), já que provavelmente esses ambientes constituir o pontos de maior dificuldade na aprendizagem da produ o. Palavras-chave: Língua italiana; língua portuguesa; lingüística aplicada; ensino e aprendizagem de língua estrangeira; fonética; fonologia; grafemática. Abstract: In questo studio si presenta un essempio di analisi contrastiva a livello fonetico tra la ligua italiana e quella portoghese parlata in Brasile. Per ognuna delle due lingue vengono analizzate le possibilità di realizzazione fonetica dei grafemi o definendo il contesto di ogni realizzazione fonologica. In seguito sono comparati i sistemi fonologici dell’italiano e del portoghese per quanto concerne il tema proposto, e vengono indicati gli ambienti di simmetria e asimmetria strutturale. Mettere in risalto gli ambienti di asimmetria nella realizzazione di / può riverlarsi di grande utilità al professore di italiano a brasiliani o viceversa, dato che l’apprendimento dei suoni che ne risulta costituisce, probabilmente, non poca difficoltà. Parole chiave: Lingua italiana; lingua portoghese; linguistica applicata; insegnamento ed apprendimento delle lingue straniere; fonetica; fonologia; grafemmatica. Keywords: Italian; Portuguese; applied linguistics; foreign language teaching and learning; phonetics; phonology; graphematics.
Ra a e desigualdade entre as mulheres: um exemplo no sul do Brasil  [cached]
Olinto Maria Teresa Anselmo,Olinto Beatriz Anselmo
Cadernos de Saúde Pública , 2000,
Abstract: Através de dados epidemiológicos este estudo pretende evidenciar as propor es sócio-econ micas das distin es criadas pelo "racismo contemporizador" da sociedade brasileira. Foi realizado um estudo transversal de base populacional com uma amostra representativa de 2.779 mulheres, de 15 a 49 anos vivendo em uma cidade no sul do Brasil. As mulheres negras e pardas apresentaram menor escolaridade, renda familiar, piores condi es de moradia do que as mulheres brancas. Ao mesmo tempo, usavam menos métodos contraceptivos, tinham mais filhos e apresentavam maior perda fetal do que as mulheres brancas. Chama a aten o que praticamente todos esses resultados apresentaram tendência linear entre as categorias, isto é, à medida que havia um "escurecimento" da pele, piores ficavam as condi es sócio-econ micas das mulheres. Também foi observado que as mulheres negras eram mais separadas, divorciadas ou viúvas, evidenciando mais um aspecto de pauperiza o das mulheres negras, principalmente pelo limitado acesso dessas ao mercado de trabalho. Os resultados deste estudo demostram que as rela es raciais entre as mulheres s o uma problemática que deve permear a discuss o sobre cidadania no Brasil.
Entre a crítica textual e a crítica genética: um exemplo
Topa, Francisco
Letras de Hoje , 2010,
Abstract: O poeta António Nobre deixou-nos dois volumes póstumos: Despedidas, publicado em 1902 e reunindo a produ o poética de 1895 a 1899, e Primeiros Versos, dado ao prelo em 1921 e incluindo textos do período compreendido entre 1882 e 1889. Sendo a edi o de 1921 uma edi o póstuma, n o há informa es precisas sobre o modo como reuniu e ordenou o acervo, nem sobre a identidade do seu editor. Para esclarecer as dúvidas e corrigir as falhas, há necessidade de uma edi o crítico-genética que irá estabelecer o texto, cientificamente correcto, cujo modelo exemplificarei com um poema concreto.
Literacias em contexto de interven o pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia  [cached]
Maria de Lourdes Dionísio
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2007, DOI: 10.5902/19846444662
Abstract: Neste texto apresenta-se um programa de interven o pedagógica com 75 jovens portugueses dos 13 aos 15 anos, em risco de abandono escolar. Tendo como principal objectivo o alargamento do ambito e natureza das práticas sociais em que os estes jovens se vêem normalmente envolvidos, espera-se por seu meio criar condi es para o desenvolvimento da ‘fluência’ no uso de linguagens especializadas e géneros específicos de determinados Discursos (ou comunidades de prática), especificamente o da escola. Na medida em que o programa se sustenta em princípios teóricos e pedagógicos gerados pelos Novos Estudos de Literacia, destes será igualmente feita uma breve apresenta o. Palavras-chave: Novos Estudos de Literacia. Interven o Pedagógica. Adolescentes.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.