oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinamica do trabalho  [cached]
Athayde Milton
Cadernos de Saúde Pública , 2005,
Abstract:
Trabalho e sofrimento psíquico de caixas de agências bancárias na cidade do Rio de Janeiro  [cached]
Palácios Marisa,Duarte Francisco,Camara Volney de Magalh?es
Cadernos de Saúde Pública , 2002,
Abstract: Este trabalho discute algumas rela es entre sofrimento psíquico e trabalho de caixa, em agências bancárias no Rio de Janeiro. Diferentes modelos teóricos s o apresentados: Estresse, Psicodinamica do Trabalho e Psicopatologia do Trabalho. Neste estudo de caso, buscou-se compreender a participa o do trabalho na produ o do sofrimento psíquico dos caixas de uma grande empresa do setor bancário. A análise do processo de trabalho, com suas variabilidades e dificuldades, revelou que a "diferen a de caixa" e as agress es dos clientes representam situa es de sofrimento. Essas s o situa es favorecidas pela organiza o do trabalho, que obriga os caixas a evitarem as regras de seguran a e imputa-lhes a culpa da diferen a. Adicionalmente, ela n o oferece suporte aos caixas para responder apropriadamente às demandas dos clientes. O contexto de baixos salários e grandes transforma es favorece o isolamento dos trabalhadores, gera inseguran a com rela o ao futuro e é entendida como falta de reconhecimento. Com uma aproxima o do trabalho real, é possível entender as situa es de trabalho, como elas podem engendrar sofrimento e quais os seus determinantes.
Saúde mental e trabalho feminino: imagens e representa es de enfermeiras
Fernandes Josicelia Dumêt,Ferreira Silvia Lúcia,Albergaria Aurenice Karine,Concei??o Flávia Matos da
Revista Latino-Americana de Enfermagem , 2002,
Abstract: Esta investiga o avan a na perspectiva da constru o de um conhecimento sobre a rela o saúde mental e trabalho na enfermagem. Consiste num estudo descritivo, com abordagem qualitativa, tendo, como eixo condutor, a Teoria das Representa es Sociais e como suporte complementar, os estudos da Psicopatologia e Psicodinamica do Trabalho. A análise indica que as representa es das enfermeiras acerca da rela o saúde mental e trabalho na enfermagem trazem a marca do individual e do coletivo organizacional, visualizando essas profissionais como produto e produtoras de sua história pessoal e de sua saúde mental no ambiente de trabalho, compreendendo-as como manifesta o da totalidade social.
Psicopatologia e religiosidade no lugar do outro: uma escuta levinasiana  [cached]
Freire José Célio,Moreira Virginia
Psicologia em Estudo , 2003,
Abstract: Este artigo visa recolocar a discuss o da religiosidade de um ponto de vista psicopatológico, levando em conta n o somente o sintoma moderno da ausência da fé, mas principalmente sua utiliza o como forma de preencher o lugar destinado ao outro na subjetividade. Nesta dire o, deve-se levar em conta a presen a singular do fen meno da religiosidade na realidade brasileira, bem como sua incorpora o nos quadros psicopatológicos, para que se possa adotar uma nova ótica desta rela o.
Curar a Homossexualidade? A Psicopatologia Prática do DSM no Brasil
Christian Ingo Lenz Dunker,Fuad Kyrillos Neto
Revista Mal-estar e Subjetividade , 2010,
Abstract: We are going to discuss the way that the absorption of the categories in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM infuences psychoterapeutic practices. In order to do that, we ll mention the punishment of a psychologist by the Federal Council of Psychology. This professional offered to her patients a treatment that was supposedly able to cure homosexuality. We will talk about this fact from two perspectives. Adopting the premise that mental health is a microcosm in our country and that the absorption of diagnostic systems, such as any form of technology, implies a process of cultural assimilation. We intend to compare some aspects of what we call practical psychopathology inspired by the DSM, in the american mental health system (where it was originated) and in the brazilian context of anti-asylum reform. The second perspective intends to examine how DSM is ositioned in the vast field of psycopathology, more specifically on issues related to sexuality, in the context of this practical psychopathology. We conclude that although DSM denies that there are transcendent instances which we can use when the essay is related to the subjects suffering, according to its nominalist and conventionalist proposal, the scientific classifications expressed by this instrument, in topics related to power, is very fragile, particularly in the understanding of the relations between gender, and sexuality in its relation to symptom formation.
Imagens do trabalho no rami  [cached]
Cleuza Batista de Oliveira,Alessandra Babler Gusm?o,Regina Célia Alegro
Confins , 2009, DOI: 10.4000/confins.5999
Abstract: As fotografias aqui reproduzidas pertencem ao acervo fotográfico de Jorge Takeo Takano que registra a história de Uraí desde as suas origens. Esse acervo guarda o produto de uma vida inteira de trabalho como fotógrafo - s o 66 anos de atividades em que registrou em aproximadamente 10 mil fotos, as origens da cidade. Mas também a heran a de seu pai, Kiyoshi Takano e do seu irm o mais velho, Toshiro Takano, que testemunharam o crescimento de Uraí e Assai, cidades do norte do Paraná, através das...
Mundo urbano e história do trabalho
Paulo Fontes,Deivison Amaral
Revista Mundos do Trabalho , 2011, DOI: 10.5007/21050
Abstract: Apresenta o do dossiê "mundo urbano e história do trabalho".
Peculiaridades do trabalho policial militar  [PDF]
Fraga, Cristina Kologeski
Textos & Contextos (Porto Alegre) , 2006,
Abstract: Este artigo objetiva refletir sobre as peculiaridades do trabalho do Policial Militar (PM). Para tanto, busca-se, inicialmente, descrever os elementos que comp em o processo de trabalho PM, discorrendo sobre os seus elementos fundamentais. Na seqüência, problematiza-se o trabalho do policial militar, caracterizando o cotidiano de execu o dessa atividade, permeada paradoxalmente por uma mescla de rotina e incerteza. Além dos aspectos críticos, apontados em rela o à rotina e à incerteza, acresce-se o compromisso de dedica o exclusiva (inclusive com o sacrifício da própria vida) e a exposi o a intempéries, ao realizar o servi o de policiamento ostensivo. Após, destaca-se a quest o da violência do/no trabalho, que determina, em última análise, a desprote o social do policial. Finalmente, sugerem-se estudos que dêem visibilidade aos aspectos referentes à violência inerente ao trabalho PM, que se constitui como uma das profiss es expostas ao limite da incerteza da vida.
DIVIS O TERRITORIAL DO TRABALHO E NOVA REGIONALIZA O  [cached]
Léa Goldenstein,Manoel Seabra
Revista do Departamento de Geografia , 1982, DOI: 10.7154/rdg.v0i1.292
Abstract: DIVIS O TERRITORIAL DO TRABALHO E NOVA REGIONALIZA O
Significado e sentido do trabalho docente  [cached]
Basso Itacy Salgado
Cadernos CEDES , 1998,
Abstract: O estudo tem como objetivo a compreens o do trabalho docente como um aprofundamento teórico-metodológico orientador da atividade de forma o acadêmica e continuada de professores. Discute-se a natureza do trabalho docente, sustentando a sua particularidade, caracterizada por uma certa autonomia e denotando a importancia da forma o do professor para o exercício da prática pedagógica. A interpreta o do trabalho docente foi empreendida através das categorias significado - finalidade dessa atividade fixada socialmente - e sentido do trabalho realizado pelo professor. A ruptura entre significado e sentido torna seu trabalho alienado, comprometendo ou descaracterizando a atividade docente.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.