oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
A jovem m e e o mercado de trabalho The young mother and the labor market  [cached]
Rosalina Ogido,Néia Schor
Saúde e Sociedade , 2012,
Abstract: INTRODU O: O Centro de Orienta o ao Adolescente de Campinas mantém um programa para capacitar adolescentes de 15 a 18 anos, desfavorecidos economicamente, estudantes, para a entrada no mercado de trabalho. OBJETIVO: Compreender projetos de vida de adolescentes, que se tornaram m es, enquanto participavam do programa, no período de 2003 a 2008, buscando desvelar o lugar da vida profissional na trajetória de vida, antes e depois da maternidade. MéTODO: Oito jovens m es foram entrevistadas, sendo aplicada metodologia qualitativa para a análise das entrevistas. RESULTADOS: As trajetórias de estudo e trabalho foram descontinuadas, ou sofreram adapta es, com a maternidade. Quatro jovens finalizaram o segundo grau e nenhuma havia ingressado na faculdade. Três n o voltaram a trabalhar e as demais tiveram experiências diversificadas de trabalho. As dificuldades relatadas para a inser o no mercado de trabalho foram: insuficiência de instrumentos de apoio no cuidado das crian as, baixo ganho salarial, falta de experiência de trabalho, filhos pequenos e pouca forma o educacional. CONSIDERA ES FINAIS: A maternidade na adolescência n o indicou a exclus o dos projetos de forma o educacional ou de trabalho, mas adapta es e necessidade de uma rede de apoio familiar e social. Constatou-se a necessidade de políticas públicas para a inser o do jovem no mercado de trabalho e para servi os de apoio, como creches. Demonstra-se a necessidade de uma mudan a nas rela es de gênero, com maior igualdade de direitos, como pré-condi o à inser o da mulher no mercado de trabalho, em especial, daquelas que s o m es. INTRODUCTION: The Centro de Orienta o ao Adolescente of Campinas (Southeastern Brazil) maintains a program to qualify economically disadvantaged adolescent students aged 15 to 18 years to enter the labor market. OBJECTIVE: To understand life projects of teenagers who became mothers while participating in the program, in the period from 2003 to 2008, aiming to find the place of professional life in their life trajectory before and after motherhood. METHOD: Eight young mothers were interviewed, and a qualitative methodology was applied to the analysis of the interviews. RESULTS: The trajectories of study and work were discontinued or adapted due to motherhood. Four young mothers completed high school and none had entered university. Three did not return to work and the rest had diverse work experiences. The reported difficulties to enter the labor market were: inadequate instruments to support the children's care, low income, lack of work experience, presence of s
Licenciados em Sociologia e o mercado de trabalho na transi o do milénio
Carlos Manuel Gon?alves,Cristina Parente,Luísa Veloso
Revista da Faculdade de Letras : Sociologia , 2004,
Abstract: To reflect, nowadays about the Portugals’ Sociology situation implies to take into account, among other aspects, the Sociologists’ rhythms, ways and conditions of transition and prevalence in the labour market. It is intended, in this article, to develop this theme with the analysis of the transition processes to the labour market by the Faculdade de Letras da Universidade do Porto graduated in Sociology. Assuming a comparative perspective with the previous study developed by the authors about the same issue, it will be analyzed the profissional dimension of the referred graduates, in particular of those that identify themselves as sociologists.
O Trabalho como Representa o: a vis o dos jovens universitários
Sidinei Rocha de Oliveira,Valmiria Carolina Piccinini,Cássia da Silva Silveira
Revista de Ciências da Administra??o : RCA , 2010,
Abstract: Um dos momentos de expressiva mudan a na rela o do indivíduo com o mundo do trabalho está na transi o da juventude para a vida adulta, quando, entre outras modifica es (biológicas, psicológicas e sociais), o ingresso no mercado de trabalho tem papel fundamental como marco de uma nova etapa de vida. Assim, este estudo busca analisar quais representa es sociais que est o presentes nas falas de jovens estudantes de um curso de Administra o no que se refere à sua compreens o do que seja “trabalho”. Para tanto, foram consultados 120 jovens universitários, dos primeiros semestres do curso noturno de Administra o de uma universidade do Sul do Brasil. As respostas sobre “o que é trabalho” e “o que n o é trabalho” foram escritas pelos próprios informantes e analisadas posteriormente, considerando tanto a representatividade com que as respostas ocorreram quanto sua diversidade. De modo geral, nota-se que o trabalho continua a ser compreendido como atividade central que estrutura a vida dos indivíduos e da sociedae em geral, é uma forma de integra o social, prevalecendo sua imagem como um elemento que insere o individuo ao meio, capaz de promover sua realiza o pessoal, profissional e a do sustento financeiro.
Política educacional para a “Universidade microondas”: gest o universitária, trabalho docente e qualidade da forma o humana sob o efeito do “mercado educador”
Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos
Revista Gest?o Universitária na América Latina : Revista GUAL , 2010, DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2010v3n1p12
Abstract: Este artigo tem como objetivo discutir a situa o do trabalho docente nas Institui es de Educa o Superior (IES) privadas no contexto de reestrutura o operada neste setor nos últimos anos. Construímos a síntese sobre o fen meno, examinamos sua concreticidade, a partir de alguns dos elementos que o comp em, organizados em dois eixos interrelacionados: os aspectos político-econ micos e os pedagógico-ideológicos. Examinaremos, assim, o processo de mercantiliza o da educa o e reestrutura o das bases técnicas e de gest o trabalho docente nas IES privadas, a ressiginifica o das rela es pedagógicas (sujeito/sujeito e sujeito/conhecimento), os efeitos sobre a qualidade da forma o humana desenvolvida nestas institui es e sobre a identidade profissional do docente, a partir da análise dos seguintes elementos infra e superestruturais: neoliberalismo, reestrutura o do capital, mudan as de paradigmas no mundo do trabalho, “crise” de paradigmas do conhecimento e as a es organicas empreendidas pelo capital e pelo trabalho neste setor.
A Universidade e o Trabalho  [cached]
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: O artigo apresenta os conceitos de universidade, trabalho e pesquisa articulando-os a uma reflex o sobre o papel das universidades na forma o profissional.
O perfil do mercado de trabalho formal do estado do Paraná: análise do período 1989-1999  [cached]
Laércio Rodrigues de Oliveira
Scientia Iuris , 2004,
Abstract: The purpose of the present work is to provide a global optics about The Profile of the Formal Market of Work on Paraná State: analysis of the period of 1989-1999. In a first moment it analysis about the recent migrations and the urbanization in the State of Paraná and the influence of that transition of people. The study tries to demonstrate the profile of the Paraná's job market formal in the decade of 90. Finally, the recommendations in the conclusions. A finalidade do presente trabalho é proporcionar uma vis o sobre O Perfil do Mercado de Trabalho Formal do Estado no Paraná no período de 1989-1999. Inicialmente apresenta-se a análise sobre as recentes migra es e a urbaniza o no Estado e a influência dessa transi o populacional no mercado de trabalho. Em seguida procura-se analisar o mercado de trabalho após a abertura comercial e o perfil dos trabalhadores regidos pela CLT na década de 90. Por fim as recomenda es dispostas nas conclus es.
O talento jovem, a internet e o mercado de trabalho da "economia criativa"
Nicolaci-da-Costa, Ana Maria;
Psicologia & Sociedade , 2011, DOI: 10.1590/S0102-71822011000300013
Abstract: increasing numbers of young people achieve success in the "real world" through the online exposition of their talents. this is an unprecedented phenomenon which the present paper submits to a preliminary analysis. consideration of these achievements solely as the result of successful individual initiatives is not enough to explain their numbers, , therefore another approach becomes necessary. the present paper presents an initial sketch of a theoretical integration which involves traditionally distinct areas in whose intersection the new phenomenon is situated: those of market economy, creativity and digital technologies. in this sketch, the concept of creative economy plays a central role insofar as it articulates these three areas. and it does so because it sees creativity as its driving force and digital technologies, mainly the internet, as both its condition of possibility and infrastructure. a few cases of success are presented and interpreted under the light of this theoretical framework.
As políticas ativas de mercado de trabalho no Mercosul  [cached]
Cacciamali Maria Cristina
Estudos Avan?ados , 2005,
Abstract: AS POLíTICAS ativas de mercado de trabalho constituem instrumentos da política pública que têm como objetivo diminuir os mecanismos concentradores do mercado de trabalho e/ou a sua eficiência alocativa. Todas as modalidades de políticas ativas de mercado de trabalho s o realizadas pelos governos da regi o do Mercosul, permitindo a troca de experiência, o aprimoramento operacional dos programas e o estabelecimento de uma agenda comum.
TRANSFORMA ES RECENTES NO MERCADO DE TRABALHO PARANAENSE  [cached]
Marina Silva da Cunha
Revista Paranaense de Desenvolvimento , 2008,
Abstract: Português Este artigo tem como objetivo analisar as mudan as no mercado de trabalho do Estado doParaná, com base nas informa es da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)do IBGE, para o período de 1992 a 2006. Os resultados do trabalho apontam um crescimentoda popula o economicamente ativa acima do aumento da popula o total e da popula oem idade ativa, indicando, consequentemente, um aumento da oferta de trabalho. Apesar daredu o do desemprego na década atual, este caiu nas áreas urbanas e aumentou nas áreasrurais no período estudado, sugerindo a necessidade de maior aten o das políticas públicaspara os problemas sociais nessas localidades. Por fim, verifica-se um aumento dos postos detrabalho na indústria e no comércio e servi os, enquanto a agricultura vem perdendo postos,especialmente nas regi es n o-metropolitanas.English The objective of this work is to analyze the changes in the labor market of the State of Paraná,based on data provided by the National Sample Household Survey (PNAD), from IBGE, forthe period 1992-2006. The results of the study point towards an increase in the economicallyactive population, higher than the increase in total population and active age population.Consequently, suggest an increase of the labor supply. Despite of the unemployment decreasein the present decade, the rate fell in urban areas and increased in rural areas during theexamined period, suggesting the need for closer attention on public policies in these localities.Finally, the work indicates an increase in job openings in industry, commerce and servicesfields during the period, and a decrease in agricultural-related labor force occupation, particularlyin non-metropolitan areas.
TRANSI O AO TRABALHO E POSTURAS DE INVESTIGA O E INTERVEN O SOCIAIS
ESTEVES António Joaquim
Revista da Faculdade de Educa??o , 1997,
Abstract: Redefinir a articula o de posturas de investiga o e de posturas de interven o social num "modelo de experimenta o", para ensaiá-la a propósito da transi o ao trabalho dos jovens - eis os objectivos básicos deste texto.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.