oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Crian as indígenas "urbanas": aproxima es a uma Historiografia na Amaz nia  [cached]
Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
Eccos Revista Científica , 2007,
Abstract: The intent of this article is to propose some approximations, which may contribute to sedimentation of a historiography on the indigenous children in the Amazon. The field of research on these children is very current demand that the construction of theoretical, methodological specific foundations. This represents for the researchers in the field, a constant challenge and, in particular, a search by establishing a dialogue with several interdisciplinary sciences, especially the History, Anthropology, Sociology and Education, all in their sub-areas which study children and childhood, and are gradually allowing the construction of this road. In addition, our goal, nevertheless contributing to the debate is to bring some indicators that can compose this frame of reference that is composed both national and internationally.
Detratores do homoerotismo grego: uma historiografia essencialista
Daniel Barbo
História da Historiografia , 2011,
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar o cunho essencialista da abordagem de algumas obras historiográficas anteriores ao evento de Stonewall (1969) que, ao se debru arem sobre o estudo do amor, da educa o e da mitologia gregas, necessitaram colocar em pauta a quest o, ent o constrangedora, do homoerotismo grego. Essa historiografia, tentando delinear a face pedagógica desse homoerotismo, devido à sua importancia crucial para a cultura grega, escamoteiou ou interpretou mal sua face erótica, resvalando para a incompreens o das fontes gregas que evidenciam a rela o, propriamente, erótica do fen meno da sociedade. O momento da escritadessas obras histor iográf icas foi de um ext raordinár io autor i tar ismo e de um ext remado conservadorismo, época em que fortes interdi es pesavam sobre a homossexualidade no mundo ocidental, o que justifica, em parte, a superficialidade daquelas análises.
Uma contribui o à historiografia do ensino contábil no Estado do Rio Grande do Sul  [cached]
Ernani Ott,Marco Aurélio Gomes Barbosa
Revista de Educa??o e Pesquisa em Contabilidade , 2011,
Abstract: Este estudo objetiva evidenciar a origem e a evolu o do ensino contábil no Rio Grande do Sul, destacando a contribui o de personalidades, de institui es representativas da classe contábil e de escolas que se dedicaram ao ensino comercial. Foi desenvolvido com base em documentos e livros relacionados à história comercial do Estado, constituindo-se em uma pesquisa exploratório-descritiva. Associadas a esses documentos s o divulgadas imagens visando ilustrar alguns dos fatos mencionados. O estudo revela que o ensino contábil no Rio Grande do Sul pode ser caracterizado em três momentos distintos: suas primeiras evidências mediante o ensino prático de uma disciplina secundarista; seu fortalecimento por meio de órg os de classe relacionados aos caixeiros e guarda-livros e de escolas focadas no ensino contábil; e sua consolida o com a cria o da Escola de Comércio de Porto Alegre em 1909, cujos 100 anos foram completados em 2009 já como Faculdade de Ciências Econ micas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Embora o cenário em que se desenvolve o estudo seja regional, espera-se contribuir também para a historiografia do ensino e cultura contábil brasileira.
Uma Aproxima o ao Entendimento da Concep o de Saúde do Trabalhador  [cached]
Lenir Aparecida Mainardes Silva
Revista Emancipa??o , 2002,
Abstract: O assunto do presente artigo centra-se em elaborar uma aproxima o ao entendimento da concep o de saúde do trabalhador na atualidade, a partir da revis o da literatura elaborada nas últimas três décadas sobre o assunto e, também, do estudo da legisla o básica em torno da quest o.
Educa o matemática e economia solidária: Uma aproxima o por meio da etnomatemática  [cached]
Renata Cristina Geromel Meneghetti
Revista Latinoamericana de Etnomatemática , 2013,
Abstract: Este trabalho é parte de uma pesquisa que focaliza a Educa o Matemática, no contexto da Educa o em Economia Solidária, buscando atender a demandas específicas de conhecimentos matemáticos, inerentes àimplementa o de Empreendimentos em Economia Solidária (EES). Dentro deste cenário, o propósito deste artigo é investigar, do ponto de vista teórico, aproxima es possíveis entre a Educa o Matemática e a Economia Solidária. Como resultado, esta pesquisa aponta o Programa Etnomatemática como uma possibilidade do tratamento da Educa o Matemática no contexto da Economia Solidária. Com isso, defendese a ideia de uma Etnomatemática para Empreendimentos em Economia Solidária.
A compra de votos: uma aproxima o empírica  [cached]
Speck Bruno Wilhelm
Opini?o Pública , 2003,
Abstract: O artigo aborda o fen meno da compra de votos no contexto histórico e apresenta dados de um levantamento empírico realizado através de uma pesquisa de opini o após as elei es municipais no Brasil no ano 2000. S o discutidas quest es relacionadas ao significado da compra de votos no conjunto das quest es ligadas à lisura do processo eleitoral. O texto aborda também os problemas enfrentados na pesquisa em fun o do assunto abordado e solu es metodológicas encontradas.
Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproxima o
Candau Vera Maria Ferr?o
Educa??o & Sociedade , 2002,
Abstract: Este trabalho pretende apresentar a problemática da educa o multicultural hoje, do ponto de vista conceitual e prático. Neste contexto, situa e define a perspectiva da educa o intercultural Apresenta uma vis o de conjunto da linha de pesquisa que a autora vem desenvolvendo no Departamento de Educa o da PUC-Rio, que tem por preocupa o central analisar as rela es entre cultura(s) e educa o na sociedade brasileira.
TRABALHO DE CAMPO NO VALE DO JEQUITINHONHA: UMA POSSIBILIDADE DE APROXIMA O DA REALIDADE DO CAMPO
Maria de Fátima Almeida Martins,Ana Maria Sim?es Coelho
Geografares , 2010,
Abstract: Este texto é fruto da experiência que tivemos na visita de campo ao Vale do Jequitinhonha(MG), lugar de referência e atua o de três educandos do curso de Licenciatura do Campo – Pedagogia da Terra –, integrantes da turma iniciada em dezembro de 2005, na Faculdade de Educa o da UFMG. Essa turma marcou o início de nossas reflex es e nossa prática,com a forma o e o ensino da área de Ciências Sociais e Humanidades para professores que atuar o na educa o do/no campo. Os relatos, as análises e as aproxima es com os saberes e fazeres do campo apresentados aqui resultam das observa es e do acompanhamento realizados nos locais de estágio dos referidos educandos. Estes residem 16TRABALHO DE CAMPO NO VALE DO JEQUITINHONHA: Revista Geografares, n° 8, 2010UMA POSSIBILIDADE DE APROXIMA O DA REALIDADE DO CAMPOnas cidades de Rio Pardo de Minas, Jequitinhonha e Almenara, mas suas práticas se realizam no campo, relacionada, respectivamente, à atua o do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo de Minas; do Centro de Agricultura Alternativa (CAA); da Caritas Diocesana, sediada em Jequitinhonha; e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Jequitinhonha e Almenara.
O lado clandestino da cidade brasileira. Uma historiografia reticente aos conflitos étnicos  [cached]
Jorge Santiago
Anuario Americanista Europeo , 2003,
Abstract: Trata-se de estudar neste artigo, a partir do advento do urbano no Brasil, na virada do século XIX para o século XX, as tens es ligadas à presen a e às práticas dos atores populares e/ou à margem em certos espa os e lugares da cidade. Isto considerando a existência, ou ausência, de olhares da historiografia sobre tais situa es conflitivas e nas quais a dimens o étnica é frequentemente presente; situa es que s o indissociáveis das incidências deste advento do urbano. Entre estas, a reveindica o de novos espa os de pertencimento, assim como os processos de desagrega o e de recomposi o dos la os sociais e identitarios tal qual eles se mani- festam no urbano.
OS MANUAIS DE CORRESPONDêNCIAS COMERCIAIS (1950-2000): UMA INTERPRETA O à LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUíSTICA
Marilena Zanon
Revista de Gest?o e Secretariado , 2010,
Abstract: Este trabalho nasceu de inquieta es profissionais, no que tange à linguagem rebuscada e artificial, utilizada nas comunica es escritas, das empresas, principalmente, naquelas onde trabalhei. Buscava sempre a resposta para o meu questionamento, em situa es normais de trabalho e, até mesmo, em situa es conflitantes em que a correspondência apresentava tratamento exageradamente cortês e artificial. Com o objetivo de circunscrever essa linguagem, analisamos esses aspectos em Manuais de Cartas Comerciais produzidos no Brasil - no eixo Rio-S o Paulo - no período de 1950 a 2000 (um de cada década). Por seu ineditismo, consideramos apropriado o tema escolhido, Estudo dos Manuais de Correspondências Comercias (1950-2000): Uma interpreta o à luz da Historiografia Lingüística, para a finalidade desta pesquisa, no nível de doutoramento. Tivemos como ponto de partida, o objetivo geral: verificar em que medida os Manuais de Correspondências Comerciais influenciaram os profissionais e contribuíram para a elabora o de textos específicos, no ambito empresarial, no período compreendido entre 1950-2000. Concluímos que os Manuais analisados, reproduziram a norma-padr o da Língua Portuguesa, foram muito úteis a inúmeros profissionais dos mais diferentes segmentos da sociedade, apesar da ausência de procedimentos metodológicos e explica es consistentes sobre a apresenta o do modelo, bem como de bibliografia que desse fundamenta o e transparência à obra.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.