oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
EL CARBóN COLOMBIANO Y EL MODELO DE HOTELLING O CARV O COLOMBIANO E O MODELO DE HOTELLING COLOMBIAN COAL AND HOTELLING MODEL  [cached]
Giovanni Franco,Adrián Felipe Gallo,steban Franco
Revista EIA , 2010,
Abstract: n este artículo se presenta una descripción de la relación existente entre el pensamiento económico y los recursos naturales, en especial, los no renovables. Se define el modelo de Hotelling, con su planteamiento matemático y su respectiva solución gráfica, el cual permite determinar el sendero óptimo de agotamiento de un recurso natural no renovable y una estimación de su precio de mercado. Un marco general sobre la actualidad y perspectivas del carbón térmico colombiano es la base para la aplicación de este modelo a dicho recurso energético, lo que determina, con base en las reservas probadas de carbón térmico en Colombia y su función de demanda, el tiempo de agotamiento y su precio de comercialización. Neste artigo apresenta-se uma descri o da relac o existente entre o pensamento económico e os recursos naturais, especialmente, os n o renováveis. Define-se o modelo de Hotelling, com a sua proposta matemática e a sua respetiva solu o gráfica, o qual permite determinar o caminho ótimo de esgotamento de um recurso natural n o renovável e uma estimativa do seu pre o de mercado. Um enquadramento geral sobre a atualidade e perspectivas do carv o térmico colombiano é a base para a aplica o do este modelo a dito recurso energético, o que determina, com base nas reservas provadas de carv o térmico em Col mbia e sua fun o de demanda, o tempo de esgotamento e o seu pre o de comercializa o. In this paper a description of the relationship between economic thought and natural resources, especially those non-renewable, is presented. The Hotelling model is defined, with its mathematical approach and the respective graphical solution, which determines the optimal path of depletion of a non-renewable natural resource and an estimation of its market price. A general frame for the present situation and prospects for thermal coal in Colombia is the basis for the implementation of this model to this energy resource. Based on the proven reserves of thermal coal in Colombia and its demand function, time depletion and its trading price are determined.
Rela o entre psicolingüística e sociolingüística (ou: por uma psicossociolingüística)
Margot Levi-Mattoso
Ilha do Desterro , 2008,
Abstract: 0 título deste trabalho sugere um consíderavel número de quest es basicas, tais como intentar definir o que se entende por Linguistica (L), Psicoliriguílstica (PL) e Sociolinguistica(Sm) face as teorias mais atuais. Também parece necessário definir Linguística Aplicada (LA), já que n o a equacionamos apenas com o ensino de línguas, ao qual está relacionada,mas se constitui também num ramo importante desta: a LA n o pode, entretanto, jamais ser separada da Linguística Teórica. Desta forma a LA é cada vez mais interdisciplinar por excelência, com tendência a uma orienta o polivalente. Atualmente parece dificil discutir qualquer aspecto da sem fazer referência ao seu desenvolvimento histórico. Há mais ou menos 30 anos, quando iniciamos o estudo da L, a situa o era bem diversa da que encontramos hoje, como aliás ocorreu com todas as ciências.
O TURISMO COMO APROPRIA AO DO TERRITORIO E MODIFICADOR DE SEUS USOS: O PERFIL OCUPACIONAL DA POPULA O ENVOLVIDA NA ATIVIDADE TURíSTICA DO PROGRAMA ESTRADA REAL - O CASO DE OURO PRETO  [cached]
Angêlica Pereira de Assis Duarte,José Henrique da Silva Júnior
Revista PRETEXTO , 2006,
Abstract: Este artigo retrata o município de Ouro Preto, um dos mais importantes do Circuito do Ouro (1) da Estrada Real, e traz uma análise geo-histórica - análise do contextogeográfico e histón'co enfocando os aspectos e quest es relacíonadas a história e economia, que expliquem a ocupa o e evolu o das atividades da regi o ou sub-regi o da área de influência do município, Traz ainda a Identifica o das características gerais do mercado de trabalho local e uma in vestiga o da inser o da popula o ocupada no setorformal e informal, suas características individuais e situa o ocupacional.
Entre os muros da escola: uma aproxima o entre literatura e cinema.
Celso Oliveira
Revista Espa?o Acadêmico , 2009,
Abstract: Uma leitura do filme e livro "Entre os Muros da Escola". A partir desta obra localiza um processo de reflex o sobre as rela es entre literatura e cinema.
Rela o entre estressores, estresse e ansiedade  [cached]
Margis Regina,Picon Patrícia,Cosner Annelise Formel,Silveira Ricardo de Oliveira
Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul , 2003,
Abstract: Os autores apresentam uma breve revis o de literatura sobre a rela o entre ansiedade, eventos estressores e estresse. S o descritas as diferentes situa es estressoras, a defini o de evento de vida estressor e os aspectos cognitivos, comportamentais e fisiológicos da resposta frente ao estresse. A neuroanatomia e os principais neurotransmissores envolvidos na resposta fisiológica de ansiedade ao estresse s o descritos. Estudos genéticos que evidenciam a rela o entre os eventos de vida estressores como fator de risco para ansiedade s o apresentados. A rela o causal entre os eventos de vida estressores e o aparecimento de ansiedade é abordada a partir de estudos realizados com adultos e adolescentes.
Cinqüenta anos do acordo de coopera o e seguran a entre o Jap o e os EUA: momento de reflex o  [cached]
ALEXANDRE RATSUO UEHARA
Meridiano 47 : Boletim de Análise de Conjuntura em Rela??es Internacionais , 2010,
Abstract: O artigo analisa as situa o atual das rela es entre os EUA, Jap o e China.
Parceria em consolida o ou distancia n o percorrida: o relacionamento contemporaneo entre índia e Brasil  [cached]
GUSTAVO RESENDE MENDON?A
Meridiano 47 : Boletim de Análise de Conjuntura em Rela??es Internacionais , 2009,
Abstract: O artigo busca analisar a história e o estado atual das rela es bilaterais entre Brasil e índia. Abstract:
A disputa comercial entre o Governo do Equador e a Odebrecht e a crise diplomática entre o Brasil e o Equador  [cached]
TATIANA WAISBERG,MARCELO MARQUES ANTUNES RIBEIRO
Meridiano 47 : Boletim de Análise de Conjuntura em Rela??es Internacionais , 2008,
Abstract: O artigo discute a crise política e diplomática entre o Equador e o Brasil, desencadeada em raz o da decis o do governo do Equador de suspender o pagamento da dívida com o BNDES.
Entre o estado e a revolu o  [cached]
Araújo Cícero
Revista Brasileira de Ciências Sociais , 2002,
Abstract: Sem questionar todos os outros la os que possam existir entre República e democracia, é nosso intento neste artigo registrar um distanciamento conceitual entre as combina es de ideais normativos que ambos encerram, e assim chamar a aten o para as dificuldades em fazer deles termos intercambiáveis. Salvo algumas exce es (duas das quais ser o registradas no final deste trabalho), os autores que procuram resgatar o pensamento republicano d o pouca ou nenhuma aten o para essas dificuldades, por assumirem imediatamente a continuidade entre o que chamam "democracia" e o que chamam "república". E isso exige um exame crítico, até para que possamos dimensionar melhor o quanto a temática republicana clássica ainda pode nos ajudar a iluminar, e quem sabe renovar, o pensamento e a experiência democrática contemporanea.
ADMINISTRA O DA EDUCA O NO BRASIL NA DéCADA DE 1990: ENTRE A COMPETITIVIDADE E A HUMANIZA O  [cached]
Márcia Regina Canhoto de Lima
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2011,
Abstract: ADMINISTRA O DA EDUCA O NO BRASIL NA DéCADA DE 1990: ENTRE A COMPETITIVIDADE E A HUMANIZA O
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.