oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Ciência e Verdade no Conhecimento Histórico
Monique Cittadino
S?culum : Revista de História , 1996,
Abstract: Discutindo a quest o da objetividade/subjetividade do conhecimento histórico, no artigo se procede a crítica da apreens o marxista do debate, conforme a formula o de Adam Schaff.
Conhecimento - solidariedade como um saber docente na modalidade EAD: atitudes, valores e condi es / Solidarity here know how a teaching in modalidade EAD: attitudes, values and conditions  [cached]
Regina Trilho Otero Xavier,Sérgio R. K. Franco,Maria Isabel da Cunha
Reflex?o & A??o , 2007,
Abstract: O presente artigo relata uma investiga o que pesquisa a constru o do conhecimento-solidariedade em EaD. O objetivo principal do estudo é contribuir para a implementa o de a es pedagógicas em EaD na perspectiva do conhecimentosolidariedade.A partir, principalmente, dos referenciais de Boaventura Santos, JeanPiaget e Yves de La Taille procura-se compreender o que vem a ser o conhecimentosolidariedade, bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em a es pedagógicas de professores e alunos em EaD. Os estudos apontam que agir de acordo com o conhecimento-solidariedade exige competência cognitiva (saber sersolidário), competência afetiva (querer ser solidário) e, ainda, um contexto favorável (poder ser solidário). As conclus es evidenciam que o conhecimento–solidariedade, em a es pedagógicas na modalidade EaD, está fortemente vinculado aos saberes éticos, técnicos, pedagógicos, comunicacionais e de gest o; que se trata de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a coopera o como principal estratégia. Mas, e fundamentalmente, que ocorrência de a es, na perspectiva do conhecimento-solidariedade, é dependente decontextos individuais de origem complexa, pois envolvem a intera o de vários aspectos interligados (como: hábitos, valores, sentimentos, capacidades,...) e de contextos coletivos dinamicos (como ambientes cooperativos ou coercitivos, entre pares ou “superiores”, na presen a de autoridade que incentiva ou que desfavorece a solidariedade). Abstract This article reports on an investigation that the search of knowledge-building solidarity in EaD. The main objective of the study is to contribute to the implementation of educational activities in EaD the perspective of knowledge-solidarity. From mainly on the benchmarks of Boaventura Santos, Jean Piaget and Yves de La Taille seeks to understand what has to be knowledge-solidarity as well as the values and skills thatfoster their development in educational activities for teachers and students in EaD. The studies indicate that act upon the knowledge-solidarity requires cognitive competence(namely be sympathetic), affective competence (want to be supportive), and a favourable environment (to be sympathetic). The findings show that knowledge solidarity in action in the teaching mode EaD, is strongly linked to the knowledge ethical, technical, educational, communication and management that is a built gradually learn, in experiments permeated by mutual respect, reciprocity and empathy and cooperation as the main str
O contexto da denúncia na Comiss o da Verdade e Reconcilia o Peruana: a política do testemunho e o conhecimento científico  [cached]
Silvia Rodríguez Maeso
Meritum : Revista de Direito da Universidade FUMEC , 2012,
Abstract: Neste texto s o analisadas as Comiss es de Verdade como mecanismos políticos, partindo de uma dupla perspectiva: por um lado, os testemunhos como elemento central que outorga legitimidade ético-política às comiss es pelo seu papel na determina o das viola es dos direitos humanos; por outro, o trabalho dos profissionais do direito e das ciências sociais como peritos que trazem legitimidade científica a esses processos e que s o também testemunhas privilegiadas da produ o da verdade. Por meio do estudo de um caso – a Comiss o de Verdade e Reconcilia o Peruana –, s o discutidas as possibilidades do conhecimento científico para uma compreens o mais completa dos “actos de violência”, bem como a necessidade de problematizar certos pressupostos interpretativos em rela o ao agenciamento político de determinadas popula es, neste caso, das comunidades camponesas andinas.
Conhecimento, Verdade e Significado  [cached]
Alexandre N. Machado
DoisPontos , 2009,
Abstract: This paper’s goal is to present a Wittgenstein’s argument against philosophical realism, the strong realism with respect to truth. Wittgenstein’s argument has the general form of a modus tollens whose conditional premise states that strong realism regarding truth implies the massive error hypothesis. The consequent’s denial is based on the incompatibility between the massive error hypothesis and language’s essential normativity. Wittgenstein’s argument is also compatible with realism’s weak version regarding truth. In the last section I examine Stroud’s argument against Austin’s thesis presupposed in his argument against skepticism according to which truths about the usage of “knowledge” (and related expressions) imply truths about knowledge. I try to show that Stroud’s argument involves the type of realism targeted by Wittgenstein’s argument.
Entrevista: A bem da verdade  [cached]
Monica de Jesus Cesar,Ana Inês Sim?es Cardoso de Melo
Em Pauta : Teoria Social e Realidade Contemporanea , 2013,
Abstract: Entrevista com Sr. Claudio Lemos Fonteles Atual Coordenador da Comiss o Nacional da Verdade (CNV)
A moral e sua sombra: o choque da alteridade real  [PDF]
Pelizzoli, Marcelo Luiz
Veritas , 2007,
Abstract: Trata-se aqui de refletir sobre a Sombra da moral, o seu outro lado, no sentido daquilo que se oculta por trás de motiva es morais e ideais do sujeito, para ent o apontar elementos desafiadores da realidade da alteridade inspirada em Levinas. Busca-se um tipo de abordagem filosófica relativa ao amor e sofrimento na aceita o da própria "má consciência", ou Sombra. Tecemos, por conseguinte, considera es sobre os limites do pensamento de Levinas para lidar com esse outro lado do humano, e apontamos brevemente possibilidades de lidar com isso a partir de pressupostos emocionais. This text reflects on the shadow of morals, their other side, on what is hidden in the subject's moral and ideal motivations, thus to point some challenging elements of reality of inspired alterity in Levinas. We attempt a kind of philosophical approach relating to love and suffering of the acceptance of the "bad consciousness" itself, or shadow. We weave, consequently, considerations on the limits of Levinas' thoughts to deal with that other side of human being, and we point shortly possibilities to deal with that starting from emotional presuppositions.
Anatomia da alma entre verdade e conhecimento
Silva, Paulo José Carvalho da;
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , 2011, DOI: 10.1590/S1415-47142011000100010
Abstract: modern man considered himself lost in a world of illusion and in a multiplicity of objects, in search of a new guide. this article analyzes proposals for knowledge about the soul and the choice of methodology in the first modernity. the focus is on an analogy of the anatomy of the soul as a method for searching for knowledge about what the ego does not know, but which causes it, despite itself.
Outros domínios pedagógicos: a mí-dia ensinando sobre a mesmidade e a alteridade  [cached]
Fernanda de Camargo Machado,M??rcia Lise Lunardi-Lazzarin
Revista Educa??o Especial , 2010,
Abstract: Este estudo tem como prop 3sito problematizar o discurso da publicidade e seus efeitos de verdade no circuito contempor ¢neo. Nessa perspectiva, analisa como o enredo discursivo de um determinado an oncio de televis £o narra, dissemina e, nessa rela § £o, ensina sobre a mesmidade e a alteridade. Em outras palavras, como se delineiam as rela § μes de poder e saber implicadas na produ § £o da identidade e da diferen §a. Ao inscrever-se no campo dos Estudos Culturais em Educa § £o, em sua matriz p 3s-estruturalista, o presente estudo busca na produ § £o filos 3fica de Michel Foucault as no § μes de discurso, verdade e poder como ferramentas para empreender uma an lise cultural da produ § £o do outro e do mesmo no contexto examinado. importante destacar que esse debate n £o pretende atribuir um ju -zo de valor propaganda analisada. Sua inten § £o principal problematizar o car ter produtivo e pedag 3gico do discurso publicit rio, bem como seus efeitos de sentido, entre eles, a significa § £o das diferen §as como barreiras igualdade. Palavras-chave: Discurso Publicit rio, Mesmidade, Alteridade.
SIGNIFICATIVIDADE, VERDADE E ONTOLOGIA  [cached]
Celso R. Braida
Problemata : International Journal of Philosophy , 2011, DOI: 10.7443/problemata.v2i1.10374
Abstract: O problema abordado é o da rela o entre linguagem e mundo cuja resposta desde Frege é uma teoria semantica que explicita o conteúdo das frases com valor de verdade determinado. O objetivo é explicitar a rela o de interdependência entre os conceitos de significatividade, entidade e verdade. Para isso faz--se uma exposi o crítica do composicionalismo e do contextualismo, bem como das posi es de Tarski, Davidson e de Dummett. A tese é que nessas teoriza es a ontologia é subsumida à emantica e os conceitos ontológicos s o relativizados à linguagem. A scila o entre os princípios do contexto e da composicionalidade acabou or fixar-se na extremidade contextualista, justamente o oposto da posi o inal adotada por Frege e Tarski. Todavia, o contextualismo n o consegue eduzir a remiss o a objetos à remiss o entre express es. Isso sugere a corrência de uma rela o direta entre linguagem e mundo, implícita na distin o básica da tradi o semantica entre sinal e objeto. The problem addressed here is the relationship between language and world, whose response since Frege is a semantic theory. The aim is to uncover the interdependence of concepts like significance, entity and truth. For this it is make a critical exposition of the compositionalism and contextualism, and the views of Tarski, Davidson and Dummett. The thesis is that in these theories the ontology is subsumed to semantics, and ontological concepts are relativized to a language. The oscillation between the principles of context and compositionality ends in contextualism and relativism, just the opposite of the position adopted by Frege and Tarski. However, contextualism fails to reduce the reference to object to the remission of expressions to expressions. This suggests a direct relationship between language and world that was implicit in the semantic tradition.
Alteridade e Gênero em  [PDF]
Gisele do Rocio Borges
Revista Trías , 2010,
Abstract: O presente artigo objetiva revelar de que modo as quest es sobre a figura o do feminino s o apresentadas em a obscena senhora D, novela de Hilda Hilst. Através de temáticas polêmicas – alteridade, erotismo, vida e transcendência – a protagonista Hillé faz uma revis o dos papéis estabelecidos aos gêneros, sobretudo aos construtos sociais formadores de conceitos. Para tanto, faz-se um breve apanhado a respeito da literatura de autoria feminina no Brasil, seguindo-se os apontamentos de pesquisa da escritora Nelly Novaes Coelho.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.