oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Daily precipitation concentration across Europe 1971–2010  [PDF]
N. Cortesi,J. C. Gonzalez-Hidalgo,M. Brunetti,J. Martin-Vide
Natural Hazards and Earth System Sciences (NHESS) & Discussions (NHESSD) , 2012, DOI: 10.5194/nhess-12-2799-2012
Abstract: Daily Precipitation Concentration Index (CI) was used in this paper to investigate the statistical structure of daily precipitation across Europe based on 530 daily rainfall series for the period 1971–2010. Annual CI shows a North-West to South-East gradient (excluding Turkey and Greece). The same gradient is also observed in winter, spring and autumn, while in summer the gradient is North-South. Highest annual and seasonal daily concentrations of rainfall were detected in the western Mediterranean basin, mainly along Spanish and French coastlands. Latitude and distance from the sea seems to play a major role on spatial CI distribution; at subregional scale also relief plays an important role. The Mann–Kendall test did not identify uniform significant pattern in temporal trend across Europe for 1971–2010 period. The only broad areas with increasing annual and seasonal CI values are located in northern and south-western France and northern coastlands of the Iberian Peninsula. This findings suggest that daily precipitation distribution has not significantly changed during the 1971–2010 over Europe.
N o é fita, é fato: tens es entre instrumento e objeto – um estudo sobre a utiliza o do cinema na educa o
Arlete Cipolini,Amaury Cesar Moraes
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2009, DOI: 10.5902/19846444239
Abstract: Este trabalho aborda a rela o entre a escola e os recursos audiovisuais utilizados por ela, destacando-se entre estes o cinema. A premissa é a de que mesmo as escolas estando cada vez mais equipadas, a inser o do cinema no cotidiano escolar, efetivamente, n o se realiza. Com o avan o tecnológico e o aperfei oamento dos equipamentos audiovisuais, hoje, a grande maioria da popula o tem acesso às grandes produ es cinematográficas através de fitas de videocassete e DVD. Tal crescimento parece ser ignorado pela educa o escolar, e as administra es públicas divulgam largamente o fato de equiparem as escolas para a reprodu o de filmes, mas sem uma preocupa o paralela de forma o e capacita o dos professores para tal empreendimento. Este trabalho também tece reflex es sobre a importancia histórica da linguagem do cinema e de seu caráter de conhecimento historicamente acumulado a ser transmitido pela escola aos que a ela chegam. As hipóteses deste projeto – de que a linguagem do cinema, além de ser um instrumento pedagógico (recurso didático), também é um objeto de conhecimento que possibilita a percep o da realidade mais ampla, e de que os cursos de forma o de professores n o os preparam para uma adequada utiliza o deste recurso e para a apropria o desta linguagem – foram, durante a trajetória teórica e empírica, confirmadas, o que comprova que a escola ainda faz uma utiliza o fragmentada, inadequada e incipiente das novas linguagens, tecnologias e saberes; obtendo, conseqüentemente, resultados muito aquém dos que poderia atingir através de uma apropria o efetiva dessas linguagens, tecnologias e saberes. Palavras-chave: Educa o. Cinema. Forma o de professores.
O cinema: o objeto de uma rede de comunica o relacional
Freitas, Cristiane da Silva
Sess?es do Imaginário , 2003,
Abstract: O cinema pode ser compreendido como uma estrutura plural que engloba produ o, consuma o, hábitos, criatividade, valores simbólicos e imaginários que dizem respeito a uma sociedade local.
Cinema em cartazes: um passeio pelo percurso da escrita verbovisual  [cached]
Denise Azevedo Duarte Guimar?es
Comunica??o, Mídia e Consumo , 2010,
Abstract: Este artigo tem cartazes de cinema como objeto de estudo e pretende demonstrar como eles d o continuidade, hoje, a um projeto em busca da visualidade, proveniente do barroco e que conquista espa o e forma na contemporaneidade. A linguagem do cartaz, como produto comunicativo híbrido, é analisada por intermédio de um estudo comparativo sobre a evolu o da poesia visual no ocidente. Uma leitura intersemiótica tenta investigar processos criativos que integram signos verbais e interfaces ic nicas no texto impresso.
História dos intelectuais e história intelectual: contribui es da historiografia francesa
Gizele Zanotto
BIBLOS : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informa??o , 2008,
Abstract: Nosso objetivo neste artigo é tra ar um breve balan o da historiografia da história dos intelectuais em Fran a, bem como acompanhar os esfor os pelo seu revigoramento e valoriza o, que culminaram com as novas abordagens deste objeto a partir dos anos 60. Partindo da contextualiza o dos debates, acompanharemos o chamado ostracismo desta abordagem histórica (especialmente com a consolida o da école des Annales), bem como sua renova o pelos trabalhos produzidos sobre o tema nas últimas décadas, que aprofundaram e/ou mobilizaram categorias analíticas instigantes e pertinentes para uma compreens o mais ampla do tema em quest o.
Cinema impuro: contamina es entre cinema e vídeo a partir de um olhar sobre a série História(s) do Cinema, de Jean-Luc Godard
Almeida, Gabriela Machado Ramos de
Sess?es do Imaginário , 2011,
Abstract: Este artigo prop e uma apropria o da ideia de “cinema impuro”, de André Bazin, para pensar as contamina es mútuas entre o cinema e o vídeo, usando como objeto de análise a série de ensaios fílmicos produzidos para a televis o História(s) do Cinema, de Jean-Luc Godard (1998). à luz também das contribui es de autores como Philippe Dubois e Arlindo Machado, este trabalho busca colocar em quest o a forma como Godard incorpora e combina referências das mais diversas express es artísticas - sobretudo a literatura, a pintura e a música, além do próprio cinema – na produ o de um pensamento audiovisual, e como as suas colagens poéticas e narrativas se apresentam num meio de materialidade essencialmente t o fluida quanto o vídeo. This paper proposes an appropriation of the idea of “impure cinema”, according to André Bazin, to reason about the mutual contaminations between cinema and video, using as an object of analysis the series of film essays produced for television Histoire(s) du Cinéma, by Jean-Luc Godard (1998). In light of the contributions by authors such as Philippe Dubois and Arlindo Machado, this article intends to call in question the way how Godard incorporates and assembles references from many diverse artistic expressions – mainly literature, painting and music, beyond cinema itself – to produce an audiovisual thought, and how its poetical and narrative collages are featured in a medium as essentially fluid as video in its materiality.
A politiza o das categorias raciais no cinema brasileiro contemporaneo  [cached]
Pedro Vinicius Asterito Lapera
Ciberlegenda , 2007,
Abstract: O presente ensaio possui como objeto os filmes Quanto vale ou é por quilo?(Sérgio Bianchi, 2005) e Quase Dois Irm os (Lúcia Murat, 2005) para discutir como osmesmos e o cinema brasileiro contemporaneo atualizam os discursos ligados às categoriasraciais. Para tanto, realiza-se aqui um breve panorama de teorias sociais brasileiras eoutras aplicáveis à teoria cinematográfica e aos estudos culturais (Bhabha), no intuito decompreender como os conflitos e a hierarquia social s o al ados à visibilidade nos filmes.
A Historische Zeitschrift e a historiografia alem do século XIX
Julio Bentivoglio
História da Historiografia , 2011,
Abstract: Este artigo contempla a historiografia alem , durante a segunda metade do século XIX, através da análise dos artigos publicados na revista criada por Heinrich von Sybel em 1859. Tomando o periódico como um objeto de investiga o, busca-se entendê-lo como parte do processo deinstitucionaliza o da história em um campo que reune diferentes escolas históricas, delineando um perfil da ciência histórica germanica até 1900. é realizada uma caracteriza o, em linhasgerais, dos recortes geográficos, dos países abordados, das áreas privilegiadas, dos domínios da história mais visitados, das temáticas preferidas e s o indicados os principais historiadores que colaboraram na Historische Zeitschrift.
Cinema, TV e Cidadania: revendo posi es  [cached]
Amaury Cesar Moraes
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2003,
Abstract: Ao tomar dois filmes que tratam de políticas de tolerancia e de inclus o nos Estados Unidos dos anos 50 – Doze homens e uma senten a e Sementes de Violência -, pretendemos discutir as rela es entre cidadania e mídia (cinema e televis o) como um tema atual da educa o, mantendo uma preocupa o crítica no que diz respeito à incorpora o de novas tecnologias, como recurso ou como objeto de ensino, à sala de aula. Palavras-chave: educa o, cidadania, mídia.
1971~2010年若尔盖湿地潜在蒸散量及地表湿润度的变化趋势  [PDF]
王建兵,王素萍,汪治桂
地理科学 , 2015,
Abstract: 利用若尔盖、红原、玛曲3个气象站1971~2010年的地面气象观测资料,根据Penman-Monteith模型计算了若尔盖湿地的潜在蒸散量,发现若尔盖湿地年潜在蒸散量呈明显上升的趋势,上升趋势为9.1mm/10a;若尔盖湿地潜在蒸散量在2001年出现了增大突变,2001~2010年平均潜在蒸散量比1971~2000年上升了28.6mm;各季节潜在蒸散量均呈上升趋势,其中以秋季上升最明显,上升趋势为4.3mm/10a.导致若尔盖湿地潜在蒸散量上升的主要气象因子是温度上升、相对湿度下降和降水量的减少,虽然日照时数减少和风速减小有利于潜在蒸散量的下降,但由于气温上升的趋势更明显,影响更大,所以若尔盖湿地潜在蒸散量呈明显的上升趋势.近40a若尔盖湿地地表湿润度以-0.03/10a的趋势减小,其中2001~2010年比1981~1990年下降了0.11,下降十分明显;与此同时,年平均气温以0.41℃/10a的趋势上升,降水量以-13.5mm/10a的趋势减少,虽然若尔盖湿地仍属于湿润区,但出现了明显的暖干化趋势.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.