oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
O trabalho do Servi o Social nos CAPSs  [PDF]
Machado, Graziela Scheffer
Textos & Contextos (Porto Alegre) , 2009,
Abstract: O artigo é fruto da disserta o de mestrado embasada em uma pesquisa qualitativa realizada com os assistentes sociais que trabalham em Centros de Aten o Psicossocial (CAPSs) nas cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Neste trabalho destacamos a análise da percep o dos assistentes sociais sobre sua inser o no processo de trabalho em saúde mental nas equipes dos CAPSs. Nosso objetivo é apresentar o estudo sobre o processo de trabalho no CAPS e a interface com o Servi o Social nesta nova modalidade de aten o em saúde mental.
A reprodu o social da saúde: referências ao processo de trabalho em servi o social em uma residência integrada em saúde = The Social reproduction of health: references to the work process in Social Work in an integrated residence in health  [PDF]
Camargo, Marisa
Educa??o , 2007,
Abstract: O presente artigo tem o objetivo de discutir as quest es relacionadas à saúde e à pobreza, utilizando dados da pesquisa de natureza quantitativa e interdisciplinar, envolvendo profissionais das áreas de Servi o Social e Nutri o. Foi realizada durante a forma o em servi o social, na Residência em Aten o Básica em Saúde Coletiva, na condi o de Residente de Servi o Social do Centro de Saúde-Escola Murialdo – pelo Programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública/RS. The present article has the objective to argue on questions related to the health and the poverty, using given of the research of quantitative nature and to interdisciplinar, involving professional of the areas of Social Work and Nutrition, carried through during the formation in service in the Residence in Primary Care in Collective Health, in the condition of Resident of Social Work of the Center of Murialdo Health-School for the Program of Residence Integrated in Health of the School of Public/RS Health.
Trabalho em saúde: desafios contemporaneos para o servi o social = Health care: current challenges for social work  [PDF]
Castro, Marina Monteiro de Castro e,Oliveira, Lêda Maria Leal de
Textos & Contextos (Porto Alegre) , 2011,
Abstract: O artigo discute as especificidades do trabalho do assistente social na área da saúde, a partir de pesquisa realizada com profissionais inseridos na aten o primária à saúde em Juiz de Fora/MG. O estudo foi construído a partir da compreens o de que o assistente social se insere no trabalho em saúde atuando sobre os determinantes sociais que envolvem o processo saúde-doen a com a perspectiva de atender as necessidades dos usuários. Porém, os desafios postos pela conjuntura neoliberal, faz com que o assistente social seja desafiado a buscar alternativas competentes e criativas, para fortalecer o caráter democrático dos servi os públicos de saúde.
SERVI O SOCIAL E TRABALHO (SOCIAL SERVICE AND WORK)  [cached]
Karina Dala Póla,Evaristo Colmán
Revista Emancipa??o , 2007,
Abstract: Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar alguns pressupostos do atual debate entre os que afirmam ser o servi o social uma forma do trabalho, e o professor Sérgio Lessa, que nega a essa profiss o a condi o de ser trabalho. Por isso, analisamos o núcleo argumentativo da posi o defendida por esse autor no referido debate. Abstract: This work analyses some assumptions of the present debate between scholars who assert that the Social Service is a form of work, on the one side, and Professor Sergio Lessa, on the other, who denies to this profession the condition of being a form of work. To this end, we analyse the core of Lessa’s reasoning.
Trabalho, práxis e Servi o Social Work, praxis and Social Work  [cached]
Renata Gomes da Costa,Maria Zelma de Araújo Madeira
Revista Katálysis , 2013,
Abstract: O presente artigo tem como objetivo discutir a práxis do Servi o Social a partir de uma reflex o ontológica sobre a categoria trabalho, diferenciando-a das outras práxis. Em seguida, aborda a fun o social do Servi o Social e, por fim, discute sobre a práxis do Servi o Social na contemporaneidade, enfocando suas rela es e condi es de trabalho. The purpose of this article is to discuss the praxis of Social Work, based on an ontological reflection about the category of work, distinguishing it from other forms of praxis. It then addresses the social function of Social Work and finally discusses praxis of Social Work today, focusing on its labor relations and conditions.
O trabalho em servi os: contribui es para o debate do Servi o Social
Fernanda Schütz,Regina Célia Tamaso Mioto
Em Pauta : Teoria Social e Realidade Contemporanea , 2013,
Abstract: O presente artigo trata da temática dos servi os através de uma breve revis o de literatura, visando ampliar o debate sobre a inser o dos assistentes sociais no campo dos servi os sociais, à luz das transforma es no mundo do trabalho. Para tanto, faz-se uma pequena revis o em torno do trabalho produtivo e improdutivo, emMarx, e uma pequena exposi o sobre a produ o da sociologia dotrabalho. Na esteira deste debate s o tra adas algumas considera es acerca dos servi os, que indicam a impossibilidade da captura total deste trabalho, enquanto trabalho vivo, embora sejam cada vez mais presentes as formas de controle sobre ele. Partindo destasconsidera es, realiza-se uma reflex o acerca de alguns limites e possibilidades do trabalho profissional do assistente social. Posteriormente, s o feitas as considera es finais.
Vitima o e vitimiza o de crian as e adolescentes: express es da quest o social e objeto de trabalho do Servi o Social
Pedersen, Jaina Raqueli
Textos & Contextos (Porto Alegre) , 2009,
Abstract: A violência sexual contra crian as e adolescentes constitui-se em uma das express es da quest o social e, portanto, objeto de trabalho do Servi o Social. Para compreender esta violência, enquanto uma das formas de vitimizar a popula o infantojuvenil, tanto pelo abuso como pela explora o sexual, há que se considerar as transforma es da família no decorrer da história e as novas configura es desta na sociedade atual, levando em conta o processo de vitima o no qual a mesma está inserida, ou seja, num contexto marcado pela violência estrutural, constitutiva da sociedade burguesa. Estas transforma es que marcam a família no decorrer de sua história est o significativamente relacionadas às mudan as sociais, políticas, econ micas e culturais que ocorrem na sociedade e por isso torna-se necessário analisar o processo de vitimiza o da popula o infanto-juvenil, atrelado ao de vitima o dos mesmos e de suas famílias.
Servi o Social, Trabalho e Tecnologia da Informa o
Renato Veloso
Em Pauta : Teoria Social e Realidade Contemporanea , 2012,
Abstract: Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflex o sobre o potencial da Tecnologia da Informa o (TI) para o exercício profissional dos assistentes sociais, buscando demonstrar que sua incidência no trabalho cotidiano, no ambito das políticas sociais, pode promover altera es qualitativas no processamento das atividades profissionais e na melhoria do acesso aos direitos sociais por usuários e usuárias. Parte-se do pressuposto de que a TI pode ter um papel importante para o Servi o Social, desde que sua incorpora o ao trabalho dos profissionais se dê de forma subordinada aos princípios e valores fundamentais ao exercício profissional, presentes no Projeto ético-Político profissional construído pela categoria de assistentes sociais ao longo das últimas décadas.
Movimentos sociais e controle social em saúde do trabalhador: inflex?es, dissensos e assessoria do Servi?o Social
Freire, Lúcia M. de B.;
Servi?o Social & Sociedade , 2010, DOI: 10.1590/S0101-66282010000200006
Abstract: the article is about the relation among work, workers' health and social movements in social control jurisdiction, and social services in these relations in brazil after 1993. it presents new public policies in this field and mediations which have led to setbacks and variations in democratic social control, stimulating the authoritarian wealthy culture in their bodies and in a public health service searched. the article presents the conclusion that it is necessary participatory democratic advice among intellectuals, technicians and population, as exemplified in the practices of social services, with the presentation of their theoretical grounds and operating procedures.
A arte como matéria-prima e instrumento de trabalho para o assistente social
Prates, Jane Cruz
Textos & Contextos (Porto Alegre) , 2007,
Abstract: O presente artigo aporta reflex es sobre a arte como forma de express o da matériaprima do trabalho do assistente social, na medida em que os sujeitos utilizam diferentes maneiras para exprimir as refra es da quest o social nas suas vidas, entre as quais as produ es artísticas que caracterizam seus contextos e tempos históricos. Concomitantemente, busca dar visibilidade ao uso da arte como instrumento pedagógico, a partir do qual processos sociais reflexivos podem ser mediados, contribuindo para a es organizativas e educativas que caracterizam uma interven o social emancipatória, ou junto aos sujeitos usuários dos servi os sociais ou profissionais em forma o. Traz exemplos do uso da arte como instrumento pedagógico a partir de experiências profissionais na área da forma o de pesquisadores, ensino em Servi o Social e processos de assessoria e supervis o.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.