oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
ECOTURISMO E EDUCA O AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BAIXADA FLUMINENSE: UM DIAGNóSTICO DAS ESCOLAS DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUA U (RJ)  [cached]
Marcia Luiza Figueiredo Machado,Nadja Maria Castilho Costa
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2011,
Abstract: A constru o de uma proposta pedagógica para as a es de Educa o Ambiental (EA) tem grande fonte de contribui o na ciência geográfica. Um bom exemplo dos caminhos alternativos para a sensibiliza o e mudan as de atitudes é a integra o das práticas de EA e de Ecoturismo, em Unidades de Conserva o (UCs). Tal proposta orienta os atores sociais envolvidos a definirem as práticas político-pedagógicas que melhor atendam às necessidades da sociedade sustentável. Conhecer e compreender o campo da EA justifica-se, portanto, como uma necessidade primordial para o desenvolvimento de iniciativas e interven es, de diagnostico ambiental e de gerenciamento e manejo em UC. Em consonancia com essa perspectiva, centra-se o objetivo desta pesquisa: produzir um diagnóstico que possibilite subsidiar estudos e proposi es para cinco escolas da Rede Municipal de Educa o de Nova Igua u - RJ, situadas na Unidade Regional de Governo Centro, área de influência do Parque Natural Municipal de Nova Igua u (PNMNI). A metodologia aplicada constituiu-se de: levantamento bibliográfico alicer ado nas diretrizes estabelecidas nos Parametros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Plano de Manejo do Parque, acompanhamento semestral das atividades pedagógicas e avalia o das a es de EA desenvolvidas nas escolas enquanto difusoras de conhecimentos e práticas conservacionistas do ambiente local, trabalho de campo e entrevista com o gestor do Parque, aplica o de questionários para a equipe pedagógica e para os professores, visitas e participa o nos cursos de forma o oferecidos pela Secretaria de Educa o. Os resultados obtidos revelaram que os PCNs n o s o referenciais em muitas escolas, o que pode representar um entrave para as práticas de EA. Além disso, identificamos a falta de suporte material adequado para a realiza o de atividades de campo. E ainda, as comunidades locais pertencentes às escolas do entorno do PNMNI muitas vezes n o tem nesta área protegida o referencial ambiental local para as práticas de EA e ecoturismo. Já sobre o PNMNI, identificamos que o Plano de Manejo, documento basilar na gest o do Parque, é pouco conhecido, como, também, os objetivos dos subprogramas de ecoturismo e educa o ambiental. Nesta perspectiva, o diagnóstico realizado através de avalia es investigativas revelou informa es importantes que subsidiar o um novo referencial para o tema transversal Meio Ambiente, além de levantar o caráter emergencial da qualifica o específica do gestor do Parque, da capacita o do educador e, por conseguinte, da forma o do educando, habilitando-o a interagir com o
Apontamentos sobre o personalismo político paranaense  [cached]
Evandir Codato
Diálogos , 2010, DOI: 10.4025/dialogos.v3i1.299
Abstract: O artigo faz apontamentos sobre a natureza do discurso do governador Moisés Lupion, presente na Mensagem à Assembléia Legislativa, de 1949. Este discurso apresenta características que refor am uma imagem personalista, vertente da denominada nova cultura política brasileira. Utiliza-se a análise do discurso como instrumento para destacar o juízo ético de valor, como componente importante da personifica o criada pelo governador, de promotor do progresso paranaense.
Um novo paradigma para uma nova antropologia  [PDF]
Susin, Luiz Carlos,Souza, Rodrigo Schüler de
Teocomunica??o , 2007,
Abstract: Este artigo recolhe relativas à identidade humana no contexto das pesquisas científicas e das transforma es ocorridas nos últimos tempos, especialmente no século XX. A nova fisica, com um novo desenho do universo, uma nova cosmologia, radicaliza, por um lado, as quest es em torno do humano, e, por outro lado, abre novas possibilidades. Um novo paradigma , mais holístico, incluindo a dimens o ecológica, ou ao menos com cenários mais adequados, pode ser vislumbrado, embora ainda n o descrito, por estarmos numa "era de transi o". Na parte que nos toca no universo - a terra - o futuro da vida depende, em grande parte, de decis es éticas que somente o ser humano é convocado a assumir. This article deals with questions related with the human identity in a time of scientific inquiries occurred recently. In the countless changes are included new paradigms comprising the man and ecology. We live in a transition era. The future of mankind depends upon ethical decisions.
Os apontamentos do Dr. Escobar: um discurso, uma crítica  [cached]
Cristiane Debus Pistoia
OPSIS : Revista do Departamento de História e Ciências Sociais , 2009,
Abstract: In the lines that follow, we intend todiscuss the criticism of the republican traditionheld by Wenceslaus Escobar through thepublication of the book “Apontamentos para aHistória da Revolu o Rio-grandense de 1893”.Therefore, it runs the way proposed by CarloGinzburg, deciphering clues and signs that helpdiscover the inflections of a time when the stateRio Grande do Sul rulers were highlycentralized and exclusionary.
Estima o da fun o de sensibilidade baseada em experimento com relé em malha fechada
Arruda Gustavo H. M. de,Barros Péricles R.
Sba: Controle & Automa??o Sociedade Brasileira de Automatica , 2003,
Abstract: Uma nova técnica de estima o usando o relé em malha fechada é apresentada. Dado um sistema em malha fechada e uma fun o de transferência associada, um experimento com relé é utilizado para obter a freqüência na qual a fun o de transferência escolhida possui uma magnitude desejada. Neste artigo, será considerada a Fun o de Sensibilidade. Esta informa o pode ser usada para se avaliar as propriedades do sistema em malha fechada e/ou reprojetar o controlador.
A nova LDB e as necessidades educativas especiais  [cached]
Ferreira Júlio Romero
Cadernos CEDES , 1998,
Abstract: S o analisados os dispositivos referentes à educa o especial na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educa o, que apontam uma a o mais ligada aos sistemas e programas do ensino regular. Indicam-se algumas implica es e perspectivas para a área, no contexto das reformas educacionais em curso.
A DOCêNCIA SOB UMA NOVA óTICA  [cached]
Juliana Marques Antunes
Revista de Direito dos Monitores da Universidade Federal Fluminense , 2008,
Abstract: A DOCêNCIA SOB UMA NOVA óTICA
A SENSIBILIDADE E A éTICA COMO MEDIADORAS NA PRáTICA PEDAGóGICA DE UM EDUCADOR MUSICAL
Maria Helena Jayme Borges
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2013,
Abstract: O objetivo central desta pesquisa - feita em uma abordagem qualitativa, focalizando um estudo de caso – é propor que os educadores musicais realizem um trabalho que melhor possibilite ao aluno refletir, desenvolver sua sensibilidade, pensar sobre a sua conduta, a dos outros, construir seu próprio caminho social, moral e intelectual. A hipótese levantada foi a de que isso se torna possível quando o professor, guiado por princípios éticos, procura oferecer ao aluno um ambiente propício ao desenvolvimento de sua sensibilidade e autonomia cuja aquisi o se apresenta, ao mesmo tempo, como condi o e produto do ensino do piano, da forma como é proposto neste trabalho. A fundamenta o teórica foi buscada nos trabalhos de Piaget e dos autores que estudaram o desenvolvimento da autonomia na crian a e no adolescente considerando, em especial, a metodologia ativa e o ambiente escolar enquanto responsáveis pela cria o de condi es favoráveis ao desenvolvimento da autonomia e da consciência estética do aluno. O trabalho visa também, como objetivo derivado e complementar, oferecer sugest es para uma metodologia, estratégias e técnicas direcionadas ao ensino do piano, levando em conta o desenvolvimento da autonomia. A análise e discuss o dos resultados permitiram n o apenas confirmar a hipótese levantada como, também, oferecer as sugest es metodológicas propostas.
Apontamentos teóricos para subsídio à análise das práticas de controle social no ambito dos conselhos de administra o das organiza es sociais.
Leonor Moreira Camara
Revista de Administra??o Mackenzie , 2003,
Abstract: Os apontamentos teóricos elaborados neste artigo subsidiam uma pesquisa empírica baseada em estudo de caso, por meio do qual se pretende qualificar, demonstrar e analisar o desempenho dos conselhos de administra o previstos na implementa o da política pública explicitada pelo Projeto Organiza es Sociais e o impacto de suas decis es na administra o estratégica das organiza es-objeto. A importancia da pesquisa advém do fato de que até o presente n o existem estudos empíricos sobre o tema. A perspectiva teórica que embasa a análise situa-se no campo dos pressupostos teóricos da Nova Administra o Pública e das teorias sociais que discutem participa o, em específico no que tange às quest es afetas à participa o nos processos decisórios e relacionadas à governan a tanto no ambito da a o do Estado como das organiza es-objeto.
A nova concep o contratual com base no código de defesa do consumidor e a aliena o fiduciária
Danieli Borin Menezes
Revista Eletr?nica do Curso de Direito da UFSM , 2007, DOI: 10.5902/198136946788
Abstract: Aborda uma vis o geral da nova concep o contratual a partir do Código de Defesa do Consumidor, através de uma análise histórica e do resgate de alguns valores importantes como a boa-fé e como s o tratados os contratos de ades o nesse contexto. Além disso, traz observa es sobre o instituto da aliena o fiduciária, as regulamenta es e a sua conex o com a nova concep o contratual.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.