oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Democracia e segrega o urbana: reflex es sobre a rela o entre cidade e cidadania na sociedade brasileira  [cached]
Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro,Orlando Alves dos Santos Junior
EURE (Santiago) , 2003,
Abstract: Tradicionalmente, a cidade tem sido pensada como o lugar da modernidade e da democracia; n o obstante, o debate contemporaneo sobre os impactos nas grandes cidades das transforma es econ micas é marcado pela hipótese da emergência de uma nova ordem socioespacial na qual a cidade cumpre um papel exatamente inverso, com o surgimento de uma estrutura social dualizada e uma organiza o espacial fragmentada. Examinamos neste artigo alguns aspectos desta hipótese, à luz dos nossos resultados de pesquisa sobre as mudan as e continuidades da ordem socioespacial e institucional da metrópole brasileira. Utilizando um quadro teórico que articula a democracia com as suas condi es sociais e institucionais, empreendemos a discuss o dos possíveis impactos das transforma es na ordem socioespacial das cidades brasileiras sobre a efetiva o dos direitos de cidadania e da dinamica democrática. Traditionally, cities have been thought like places of modernity and democracy; nevertheless, contemporary debate about urban impacts of economic transformations is marked by the hypothesis of the emergency of a new socio-spatial order, in the which cities fulfill an exactly inverse paper, with the sprouting of a dualized social structure and a fragmented spatial organization. In this article we examine some aspects of this hypothesis, according to our findings of changes and continuities of socio-spatial and institucional nature in Brazilian metropolis. Using a theoretical frame that articulates democracy with its social conditions and institutions, we finally discuss the effects that socio-spatial transformations in Brazilian cities may have over the effectiveness of citizenship rights and democratic dynamics
Algumas reflex es a respeito do espa o da educa o na sociedade da informa o e da comunica o
Derocina Alves Campos Sosa,Alessandra Rodrigues Lobo
BIBLOS : Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informa??o , 2010,
Abstract: Nosso objetivo com este artigo é fazer uma análise acerca do novo paradigma educacional. Além disso, tentaremos identificar o papel do professor neste modelo atual de educa o e, com isso, verificar de que forma o professor pode atuar nesta sociedade emergente que chamamos de Sociedade da Informa o e da Comunica o.
Consumo, comunica o e cidadania  [cached]
Renata Maldonado da Silva Lyra
Ciberlegenda , 2011,
Abstract: Este artigo discute a importancia do consumo, enquanto permeador do conjunto de cren as e desejos existentes na sociedade urbana brasileira, no que se refere aos aspectos comunicacionais do direito à cidadania. Percebeu-se que a importancia das práticas de consumo nas rela es comunicacionais vem se acentuando nas últimas décadas. Constatou-se que as mídias, principalmente através do discurso publicitário, foram responsáveis pela relativa unifica o do campo simbólico do consumo no Brasil.
Cidadania e justi a no fórum "índio Pataxó": a comunica o via Internet como fonte de pesquisa  [cached]
Marcos César Alvarez
Alfa : Revista de Linguística , 2001,
Abstract: Como parte do projeto "A comunica o via Internet como material de pesquisa: a constru o dos dados para uma abordagem transdisciplinar", este trabalho visa discutir, a partir da análise de um fórum de discuss o recentemente veiculado na Internet - o do índio Pataxó - , como se constituem diferentes discursos acerca da cidadania e da justi a na sociedade brasileira.
Jornalismo, Democracia e Educa??o: algumas reflex?es sobre o Jornalismo Cívico
Lima, Marcus Ant?nio Assis;Cardoso Filho, Jorge;
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunica??o , 2012, DOI: 10.1590/S1809-58442012000200003
Abstract: the article discusses aspects of the movement known as civic journalism from the perspective of the historical changes through which passes journalistic practices. it emphasizes the relations between democracy and journalistic practices in order to demonstrate the roles assumed by journalism in democratic societies, and the propositions articulated by john dewey about education and public life, so that journalists not only write about democratic practices, but also practice in their workplace and educate their readers for citizenship. it concludes by presenting two proposals for further investigations into civic journalism: the adoption of new primary definers and development frames in line with the public agenda.
INTERNET, DEMOCRACIA E MEDIA O: A UNIVERSIDADE COMO LUGAR PRIVILEGIADO PARA O AVAN O DE ESPA OS COMUNICATIVOS MEDIADORES DA REPRESENTA O POLíTICA NO BRASIL  [cached]
ITUASSU, Arthur
Contemporanea : Revista de Comunica??o e Cultura , 2012,
Abstract: No campo da comunica o e política, o objetivo deste trabalho é debater as potencialidades da comunica o via internet para o incremento da representa o política no regime democrático brasileiro. Para tanto, este artigo, em primeiro lugar, desenvolve uma reflex o sobre o contexto de crise da democracia, da representa o política e da comunica o política mediada pelos tradicionais meios de massa, apontado de forma generalizada pela literatura especializada. Em seguida, faz uma discuss o sobre o potencial vulnerável que a comunica o via internet parece demonstrar de modo a cobrir os déficits de democracia e de comunica o política apresentados. Para, ao fim, apresentar uma sugest o inicial, ainda a ser desenvolvida plenamente: a de que a universidade pode ser pensada como um lugar com potencial privilegiado para o avan o, via internet, de espa os comunicativos mediadores da representa o política no Brasil.
Cidadania
Joel Pimentel de Ulh?a
Philósophos : Revista de Filosofia , 2007, DOI: 10.5216/phi.v5i2.11338
Abstract: As profundas mudan as do mundo exigem amplia o do conceito de cidadania produzido pela ascen o da burguesia,que teve seu ápice na Revolu o Francesa.Definido,basicamente pela declara o dos direitos do homem e do cidad o, de 1789,que foi reiterada,em 1948,pela ONU, a cidadania n o ′pode desprezar os deveres sociais e éticos que todos nós temos,com vistas a uma sociedade mais justa,que resgate o ser humano no cidad o.
Educa o Popular e novas tecnologias =Popular Education and new technologies  [PDF]
Adams, Telmo,Streck, Danilo Romeu
Educa??o , 2010,
Abstract: O artigo aborda as mudan as da Educa o Popular no que se refere à sua contribui o para a forma o da cidadania, com aten o especial aos meios de comunica o digital. A base conceitual é fornecida pelas reflex es sobre Educa o Popular e sobre as novas tecnologias no campo da educa o. Argumenta-se que cabe à Educa o Popular o papel de vigilancia crítica no uso das novas tecnologias que, sob o manto da neutralidade, se colocam como promotoras das novas utopias sociais. S o identificados algumas tendências e desafios em rela o à intera o da Educa o Popular com as tecnologias digitais e os impactos destas últimas na educa o em geral.
DEMOCRACIA, CIDADANIA E PARTICIPA O SOCIAL: UMA ESTREITA RELA O (DEMOCRACY, CITIZENSHIP AND SOCIAL PARTICIPATION: A CLOSE RELATION)  [cached]
Aline Néri Nobre
Revista Emancipa??o , 2007,
Abstract: Resumo: O presente texto trata-se de uma breve revis o bibliográfica que tem como objetivo central abordar a crise da democracia representativa. Essa discuss o está articulada com o debate contemporaneo em torno da valoriza o dos mecanismos de participa o. Busca-se também situar a concep o de cidadania advinda desse processo. Abstract: The present text is about a brief bibliographical revision that has as central objective to approach the crisis of the representative democracy. This discussion is articulated with the contemporary debate around the valuation of the participation mechanisms. It searchs also to situate the conception of citizenship originated of this process.
Igualitarismo, internacionaliza o e cidadania
Cohen Joshua
Revista Brasileira de Ciências Sociais , 2000,
Abstract: O artigo busca argumentar que a internacionaliza o n o vai contra o igualitarismo como projeto político, mas que este só poderá sobreviver a ela se se despir de sua forma social-democrata tradicional. Após apresentar um breve quadro político geral de uma forma alternativa de igualitarismo, descreve algumas políticas promotoras de igualdade que podem ser desenvolvidas num mundo internacionalizado e, finalmente, apresenta algumas implica es deste conjunto de quest es para a cidadania. Segundo o autor, o novo igualitarismo requer a existência de uma nova esfera pública, com maior envolvimento direto dos cidad os na solu o de problemas coletivos, o que aponta para a constru o de uma democracia mais direta e mais deliberativa, com a transferência de certas responsabilidades consideradas caracteristicamente como atribui es do Estado para redes de arenas deliberativas, tornando menos rígidas as fronteiras entre público e privado. Os argumentos s o apresentados de forma abstrata mas o ponto de referência principal (às vezes implícito) do autor s o os EUA.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.