oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Projeto: reestrutura o produtiva e qualifica o
Leite Márcia de Paula,Rizek Cibele Saliba
Educa??o & Sociedade , 1997,
Abstract: à guisa de apresenta o do Projeto "Reestrutura o produtiva e qualifica o", este texto é um relatório parcial de um ano das diferentes pesquisas. Ele discute os primeiros achados dos vários subprojetos que comp em o projeto, analisando especialmente as segmenta es presentes no mundo do trabalho.
REFLEX ES SOBRE O SERVI O SOCIAL E O PROJETO éTICO-POLíTICO PROFISSIONAL  [cached]
Maria Lúcia Martinelli
Revista Emancipa??o , 2006,
Abstract: Trato, neste artigo, das rela es entre o Servi o Social e o seu projeto éticopolítico. Partindo de uma concep o sócio-histórica, analiso a profiss o e o projeto como constru es sociais em contextos históricos determinados. Situo os alicerces do projeto e explicito suas rela es com os projetos societários, bem como ressalto a importancia da qualifica o e empenho dos profissionais no sentido da consolida o do projeto ético-político.
O Projeto Arte e Vida
,;
Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology , 2005, DOI: 10.1590/S1676-26492005000300007
Abstract: the associa??o brasileira de epilepsia is promoting a paint project called “arte e vida” for people with epilepsy. a volunteer painter teaches once a week, in the afternoon, at the abe office which is transformed into an atelier for some hours. through it people can get together, develop friendship and improve self-steem and quality of life. also, produce nice artpieces as the ones you can see in this text.
A contribui o francesa ao ensino e à pesquisa em geofísica no Estado da Bahia
Ribeiro Filho Aurino,Vasconcelos Dionicarlos Soares de,Freire Jr. Olival
Revista Brasileira de Ensino de Física , 2003,
Abstract: O desenvolvimento de um polo de ensino pós-graduado e de pesquisa em Geofísica, no Instituto de Física da UFBA, nos anos sessenta, do século XX, teve no seu início uma forte coopera o francesa, a qual é aqui resgatada com a finalidade de narrar a sua história e discutir algumas implica es.
"O arquivo total da humanidade": utopia enciclopédica e divis o do trabalho na etnologia francesa
L?Estoile Beno?t de
Horizontes Antropológicos , 2003,
Abstract: O presente artigo mostra como, na primeira metade do século XX, os esfor os dos fundadores da antropologia francesa visavam a organizar e racionalizar o sistema de divis o do trabalho do conhecimento pela separa o e coordena o entre cientistas acadêmicos e etnógrafos voluntários. Esse sistema contrasta com a imagem romantica e mais corriqueira do antropólogo isolado, e que corresponde ao caso britanico, no qual se deu um esfor o no sentido da inser o do cientista no campo e a "profissionaliza o" foi acompanhada da exclus o dos "amadores", relegados a um estado obsoleto da atividade de investiga o. O modelo de divis o do trabalho, dominante na Fran a, exigiu o recrutamento de "multid es de colaboradores" e favoreceu o estabelecimento de uma rede que articulava disciplinarmente os profissionais da antropologia e os auxiliares coloniais.
O croqui e a imagina o criadora no projeto de Design  [cached]
Alexandre Vergínio Assun??o
Revista Thema , 2010,
Abstract: A prática do Croqui - com o incremento da Imagina o Criadora - aparentemente carrega em si a possibilidade de supera o de estereótipos, em dire o à satisfa o de novas descobertas. Estas s o alimentadas pelas interven es, da “m o obreira”, que o designer pode provocar nas representa es gráficas de um modo particularmente inovador, re-significando o objeto projetual em pauta. Neste artigo, estou propondo uma reflex o sobre um dos modos que o estudante de Design tem na sua forma o acadêmica e posterior vida profissional para abordar os problemas de projeto que lhe s o submetidos: o Croqui. Este será analisado como uma representa o gráfica manual de idéias nascentes, conjuntamente ao que lhe dá origem e sentido - a Imagina o Criadora.
Guiana francesa, um território europeu e caribenho em via de “sul-americaniza o” ?  [cached]
Stéphane Ganger
Confins , 2008, DOI: 10.4000/confins.5003
Abstract: Um dos efeitos do fen meno de globaliza o que afeta atualmente o mundo é ele que pode condenar, a curto ou longo prazo, os países isolados e afastados dos grandes eixos de intercambios econ micos, provocando assim recomposi es territoriais como as integra es continentais, do tipo ALCAN, Uni o Européia ou Mercosul.Um caso interessante é o da Guiana francesa, território francês – e portanto parte da Uni o européia- encravado na América do sul, entre países com os quais sempre teve poucos la ...
O “Projeto Educa o e Cidadania” e a inclus o escolar do adolescente em liberdade assistida  [cached]
Ivani Ruela de Oliveira Silva,Leila Maria Ferreira Salles
Educa??o : Revista do Centro de Educa??o UFSM , 2012, DOI: 10.5902/198464443636
Abstract: http://dx.doi.org/10.5902/198464443636 Este estudo teve por objetivo investigar uma política pública destinada à escolariza o dos adolescentes autores de ato infracional privados de liberdade na Unidade de Interna o Provisória - UIP da Funda o Centro de Atendimento Sócioeducativo ao Adolescente - Funda o CASA, instalada no Núcleo de Atendimento Integrado de Americana - NAIA. Procurou-se analisar e investigar as contribui es do “Projeto Educa o e Cidadania” para a inclus o na escola do aluno autor de ato infracional. Para tanto foram entrevistados todos os adolescentes que participaram do projeto, que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida e que haviam voltado a estudar. Também foram entrevistados seus professores, colegas, funcionários e gestores das escolas. Os resultados indicaram que os alunos, após a participa o no projeto, se diziam mais preparados para o exercício da cidadania. Porem, tanto eles como os educadores mostraram ter dúvidas em rela o à eficácia do projeto no que se refere a sua contribui o para a inclus o escolar. A avalia o feita sobre o projeto n o permitiu apontar claramente se ele de fato contribuiu para a permanência daqueles alunos na escola.
Projeto e estudo de caso da implementa o de um sistema de controle nebuloso
Coelho Leandro dos Santos,Almeida Otacílio da M.,Coelho Antonio Augusto R.
Sba: Controle & Automa??o Sociedade Brasileira de Automatica , 2003,
Abstract: Este artigo apresenta o projeto de um sistema de controle nebuloso aplicado a um processo n o-linear multivariável e o panorama do estado da arte da aplica o de sistemas de controle na indústria. O artigo está dividido em duas partes. Inicialmente é apresentado o projeto de um sistema de controle nebuloso aplicado ao processo balan o horizontal, um protótipo em escala de laboratório com dois ventiladores acionados por dois motores DC. A seguir, uma vis o geral de aspectos de projeto e características de aplica es industriais de controladores nebulosos s o apresentadas.
O futebol na Belle époque francesa: entre a resistência, a apropria o e a mundializa o  [cached]
Cristian Cláudio Quinteiro Macedo
Revista Letrando , 2013,
Abstract: Na segunda metade do século XIX, o futebol era praticado por britanicos, em vários países onde guardavam interesses comerciais. Todavia, o processo de regramento e mundializa o do esporte foi efetivamente realizado por iniciativa de franceses que acreditavam em seu papel civilizador. Após sofrer resistência, na Fran a, por alguns setores conservadores, o futebol foi apropriado, chegando-se a defender uma possível origem normanda do jogo. No entanto, a vis o que se consolida é a que acredita no esporte como algo próprio do humano, logo universal. Assim, na Bélle Epoque francesa, institui es francófonas s o criadas para regular e mundializar o esporte, iniciando uma nova etapa do que Norbert Elias tratou, principalmente em ambito inglês, como processo civilizador.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.