oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Revista “Topics in Early Childhood Special Education”: avalia o do periódico e dos artigos  [cached]
Paulo Celso Pereira,Karyne de Souza Augusto Rios
Revista Educa??o Especial , 2008, DOI: 10.5902/1984686x104
Abstract: Os periódicos têm por finalidade a divulga o e a comunica o do conhecimento científico. Por ser veículo de dissemina o das produ es científicas, se faz necessária a avalia o dos periódicos para aferir a qualidade das pesquisas: rigor, confiabilidade e seriedade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o periódico Topics in Early Childhood Special Education, considerando para análise a revista como um todo e os aspectos formais e de conteúdo dos artigos. A análise revelou que o periódico preenche satisfatoriamente os critérios de normaliza o, instru es aos autores e avalia o dos artigos. Contudo, identificou-se a necessidade de maior rigor na legenda bibliográfica que deve aparecer em todas as páginas dos artigos. Com rela o à análise dos artigos observou-se ausência de palavras-chave e grande variedade nas informa es dos resumos, que por vezes n o se referiam aos aspectos centrais da pesquisa. Todos os autores e institui es s o norte-americanos e o tipo de pesquisa mais publicado é de relato de pesquisa. A caracteriza o dos participantes indicou que a revista aborda diferentes tipos de necessidades especiais, mas concentra maior número de publica es sobre autismo. Os dados confirmam os objetivos da revista em prover informa es relevantes e atuais sobre todos os aspectos da educa o precoce para crian as com necessidades especiais, incluindo suas famílias. Pontua-se a necessidade de maior abrangência da revista além do continente norte-americano, incluindo a participa o de pesquisadores de outros países. Adicionalmente o modelo de avalia o utilizado mostrou-se eficaz em prover dados de qualidade, confiabilidade e rigor do periódico e das pesquisas nele publicadas. Palavras-chave: Educa o Especial. Avalia o. Periódicos. Ciência da Informa o.
METODOLOGIA CIENTíFICA: ANáLISE E REFLEX O SOBRE A EFICáCIA DOS RESUMOS DE ARTIGOS ACADêMICOS
Claudia Abramczuk,Marcel Dilly,Ricardo Engelbert,Alexandre Reis Graeml
Perspectivas em Gest?o & Conhecimento , 2012,
Abstract: Este artigo analisa a eficácia dos resumos dos artigos acadêmicos em comunicar os aspectos essenciais do estudo de forma aut noma do texto principal. Para isso utilizou-se como objeto de análise 173 artigos publicados nos anais da área de Administra o da Informa o (ADI) do Enanpad, ao longo de um período de três anos. Todos os resumos foram analisados classificando-se cada fragmento de texto com rela o ao tipo de informa o contida: contextualiza o, objetivo do trabalho, justificativa, metodologia adotada, resultados alcan ados ou outros. Os resultados obtidos foram analisados quantitativamente, inclusive por meio de técnicas de análise multivariada, sendo contrastados com as recomenda es fornecidas pela literatura, assim como nas orienta es dos comitês científicos de congressos acadêmicos e editoriais de revistas da área de Administra o. Constatou-se que uma parte significativa dos resumos n o cumpre seu objetivo, deixando de fornecer informa es importantes para que o leitor seja capaz de saber o que foi feito, como foi feito e a que resultados se chegou.
O Que se Produz de Conhecimento Sobre Inova o? Uma Breve Análise das Características dos Artigos de Inova o Publicados nos Anais do EnANPAD (1997-2009)
Giancarlo Gomes,Denise Del Pra Machado,Olivo Tiago Giotto
Revista de Ciências da Administra??o : RCA , 2009,
Abstract: Este estudo analisa a produ o científica na área de inova o dos Encontros da Associa o Nacional de Pós-Gradua o e Pesquisa em Administra o (EnANPAD). Em rela o ao plano de pesquisa, este trabalho se caracteriza como exploratório, longitudinal, tendo como forma de pesquisa a bibliográfica. A pesquisa é do tipo desk research de 1997 até 2009. Em síntese, é possível perceber que FEA/USP e Universidade Federal do Rio de Janeiro se destacam na produ o de artigos escritos em sua maioria por dois autores. Sendo um autor da COPPEAD/UFRJ, com maior número de produ es. A área com maior incidência de artigos é de Ciência, Tecnologia e Inova o. Dentre os artigos que fazem referência à metodologia empregada, predominam os artigos de natureza descritiva. O tipo de inova o em destaque é a tecnológica. A sugest o acerca da análise das metodologias pode direcionar estudos futuros, além da extens o da presente pesquisa, utilizando os mesmos critérios em outros eventos reconhecidos pela CAPES.
ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIóDICOS INTERNACIONAIS SOBRE CORE INFLATION NO PERíODO DE 2000 A 2010  [cached]
Ilse Maria Beuren,Cosmo Rogério de Oliveira
Revista Evidencia??o Contábil & Finan?as , 2013,
Abstract: O estudo objetiva ampliar o conhecimento sobre os artigos publicados em periódicos internacio-nais relativos ao tema core inflation. O interesse pelo tema decorre do fato dele ter atraído a aten- o de pesquisadores e sido foco de debates acadêmicos. Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, foi realizada em artigos de periódicos internacionais do Portal CAPES. Com base nos critérios de busca definidos, identificaram-se 108 artigos no período de 2000-2010. Desses, 72 foram desprezados na análise por terem sido publicados em periódicos sem avalia o do fa-tor de impacto. Outros 4 artigos foram descartados por constarem em 2 periódicos com fator de impacto inferior a 0,5. Os resultados da pesquisa mostram que o ano de 2004 teve a maior quan-tidade de publica es, com 7 artigos. A maioria dos artigos foi desenvolvida por um ou dois au-tores. A estratégia de pesquisa mais utilizada nos artigos para identificar e avaliar o core inflation foi a modelagem. O artigo de Gordon (2000) apresenta o maior número de cita es na literatura sobre o tema, com 1.406 cita es, intitulado Does the 'New Economy' measure up to the great In-ventions of the Past?. Ratifica-se assim a importancia do autor, tido como o precursor da discus-s o científica sobre core inflation.
Três artigos sobre a Acadie  [cached]
Dilma Castelo Branco Diniz
Caligrama : Revista de Estudos Romanicos , 2008,
Abstract: Resumo: Este trabalho trata de três artigos do historiador francês, émile Lauvrière, sobre a Acadie, a mais antiga col nia francesa da América do Norte, publicados na Revue de l’Amérique Latine, em 1924. Nos dois primeiros textos, o autor conta a história da col nia, desde sua cria o até a expuls o definitiva dos acadianos pelos ingleses e sua dispers o em várias regi es da América. No último artigo, Lauvrière revela a existência de diversos grupos acadianos atuantes no Canadá e nos Estados Unidos e comenta sobre a situa o do Canadá – país dividido entre anglófonos e francófonos – propondo uma maior integra o entre os países da América Latina. De 1924 até hoje, houve grandes mudan as: os habitantes do Québec têm as mesmas oportunidades e o mesmo nível de vida que os canadenses das outras províncias, e o povo acadiano cultiva e mantém viva sua heran a cultural. Palavras-chave: Acadie; émile Lauvrière; Canadá; Estados Unidos. Résumé: Ce travail porte sur trois articles de l’historien fran ais, émile Lauvrière, ayant pour sujet l’Acadie, la plus ancienne colonie fran aise de l’Amérique du Nord, publiés dans la Revue de l’Amérique Latine, en 1924. Dans les deux premiers textes, l’auteur raconte l’histoire de la colonie, depuis sa création jusqu’à l’expulsion définitive des Acadiens par les Anglais et leur dispersion dans plusieurs régions de l’Amérique. Dans le dernier article, Lauvrière révèle l’existence de divers groupes d’Acadiens actifs au Canada et aux états-Unis. Il fait également des remarques sur la situation du Canada – pays divisé entre les anglophones et les francophones – et il propose une plus grande intégration entre les pays de l’Amérique latine. De 1924 jusqu’à nos jours, de grands changements se sont opérés: les Québécois jouissent aujourd’hui des mêmes conditions de vie que les Canadiens des autres provinces et le peuple acadien cultive et garde vivant son héritage culturel. Mots-clés: Acadie; émile Lauvrière; Canada; états-Unis. Keywords: Acadie; émile Lauvrière; Canada; United States.
Cita o de artigos nacionais: a (des)valoriza o dos periódicos brasileiros Citing of national articles: the (de)valuation of brazilian journals  [cached]
Renan Kleber Costa Teixeira,Tiago Santos Silveira,Nara Macedo Botelho,Andy Petroianu
Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgi?es , 2012, DOI: 10.1590/s0100-69912012000500015
Abstract: OBJETIVO: Avaliar se há preferência pela cita o de periódicos estrangeiros em detrimento dos brasileiros, em três revistas brasileiras de cirurgia, em dois períodos distintos. MéTODOS: Foram avaliadas todas as referências dos artigos publicados nos anos de 2011 e 2007, pelas revistas Acta Cirúrgica Brasileira, Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva e Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgi es, verificando a quantidade de artigos provenientes de revistas brasileiras e estrangeiras. RESULTADOS: Foram analisadas 7343 referências dispostas em 348 artigos nas três revistas analisadas, desse total, 856 (11,65%) eram de periódicos brasileiros. N o houve diferen a entre as três revistas analisadas, nem entre os dois períodos analisados. Cento e onze (31,9%) artigos n o citaram artigo de periódico brasileiro e 36 (10,34%), citaram mais os de brasileiros do que os de estrangeiros. CONCLUS O: há necessidade de o pesquisador brasileiro valorizar mais os periódicos brasileiros aumentando a cita o do Brasil, sem uma xenofobia científica. OBJECTIVE: To evaluate whether there is a preference for foreign periodicals over Brazilian one. METHODS: We evaluated all references of articles published in the years 2011 and 2007 in the journals Acta Cirúrgica Brasileira, Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva and the Journal of the Brazilian College of Surgeons, verifying the quantity of papers from Brazilian and foreign publications. RESULTS: We analyzed a total of 7,343 references arranged in 348 articles in those three journals; of these, 856 (11.65%) were from Brazilian journals. There was no difference between the three magazines, nor between the two periods. One hundred and eleven (31.9%) articles did not cite any Brazilian journal article and 36 (10.34%) cited Brazilian articles more than foreign ones. CONCLUSION: There is need for the Brazilian researcher to appreciate more the Brazilian journals, increasing citation from Brazil, without a scientific xenophobia.
Jóvenes de otros mundos: Tribus urbanas? Culturas juveniles? Aportaciones desde contextos no occidentales Jovens de outros mundos: Tribos urbanas? Culturas jovens? Contribui es dos contextos no occidentais Young people of other worlds: Urban tribes? Youth cultures? Contributions from nonwestern contexts  [cached]
José Sánchez García
Cuadernos de Antropología Social , 2010,
Abstract: A partir de una experiencia de campo en cuatro barrios de la ciudad de El Cairo, el autor traza una reflexión y hace un replanteamiento de las metodologías tradicionales instituidas para la investigación entre grupos generacionales en contextos occidentales. Aunque se defiende el carácter básicamente urbano de estas asociaciones, se discute la pertinencia de la aplicación de los conceptos de "tribu urbana" y "cultura juvenil" en escenarios culturales como los representados en sociedades que han sufrido una transición rápida a una modernidad impuesta por las redes transnacionales. En este sentido, el objetivo es la afinación de esas herramientas conceptuales ofreciendo una nueva perspectiva de las mismas que tenga en cuenta las peculiaridades históricas y sociales de la construcción de la categoría social "joven" en otros lugares. Por último, el texto intenta reivindicar a la antropología como una disciplina empírica y no apriorística. De uma experiência de campo em quatro distritos da cidade do Cairo, o autor levanta uma reflex o e um repensar das metodologias tradicionais instituídas para a investiga o entre grupos geracionais em contextos ocidentais. Embora o caráter basicamente urbano destas associa es seja defendido, discute à relevancia da aplica o dos conceitos "da tribo urbana" e "de cultura jovem" em cenas culturais como representadas nas sociedades que se submeteram, em uma transi o rápida, a uma modernidade imposta pelas redes transnacionais. Neste sentido, o objetivo é a afina o daquelas ferramentas conceptuais oferecendo uma perspectiva nova que considera as peculiaridades históricas e sociais da constru o de "jovens" como categoria social em outros lugares. Finalmente, o texto tenta reivindicar a antropologia como uma disciplina empírica e n o apriorística. From an experience of field in four districts of the city of Cairo, the author raises a reflection and a reframing of the instituted traditional methodologies for the investigation between generational groups in western contexts. Although the basically urban character of these associations is defended, it discusses to the relevance of the application of the concepts of "urban tribe" and "youth culture" in cultural scenes like the represented ones in societies that have undergone a fast transition to a modernity imposed by the transnational networks. In this sense, the objective is the refining of those conceptual tools offering a new perspective of which it considers the historical and social peculiarities of the construction of "young" the social category in other places. Finally,
Análise dos perfis dos artigos com estrato qualis CAPES sobre teoria dos ajustamentos contábeis do lucro = Analysis of the profiles of the articles on the theory of accounting adjustments of profit managed by CAPES  [cached]
Josélia Maria Rodrigues de Andrade,Giovanna Tonetto Segantini,José Dionísio Gomes da Silva
Enfoque : Reflex?o Contábil , 2011,
Abstract: Este artigo é uma pesquisa sobre as publica es a respeito da Teoria dos Ajustamentos Contábeis do Lucro (TACL), publicados nos principais periódicos da área contábil, que est o disponíveis no banco de dados da CAPES, tendo em vista que o conhecimento gerado pelas produ es científicas acrescenta um inigualável valor a diferentes áreas. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa descritiva, pois visa identificar e analisar os trabalhos do tema citado, sem fazer inferências. Com rela o aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica, por se tratar de estudos já publicados. Nos resultados, percebeu-se que todos os artigos defendem, de uma forma geral, a ideia de que as informa es contábeis baseadas somente no custo histórico n o revelam a real situa o dos patrim nios das empresas, indicando ainda que a interpreta o das demonstra es contábeis, desconsiderando os efeitos da varia o no nível dos pre os, pode causar limita es de comunica o que implicar o uma redu o em sua utilidade. This article is a research of the publications on the theory of accounting adjustments of net income, published in mains accounting journals, which are available in the database of CAPES, given that the knowledge generated by scientific productions adds a unique value to different areas. As to the method, it is a descriptive, because its aims to identify and analyze the work of the theme above, without making inferences. Based on the procedures, the research is bibliographic, because it was used published studies as sources. The results suggest that in general, all the articles advocate, the idea that accounting information based only on historical cost does not reveal the real situation of the assets of the companies, also indicates that the interpretation of financial statements, excluding the effects of variation in the level of prices, may cause limitations of communication that will mean a reduction in their utility.
Tuberculose: implanta o do dots em algumas regi es do brasil. Histórico e peculiaridades regionais
Hamilton Leandro Pinto de Andrade; Rejane Marie Barbosa Davim
Revista de Enfermagem UFPE On Line , 2009,
Abstract: Trata-se da resenha do livro Tuberculose: implanta o do DOTS em algumas regi es do Brasil. Histórico e peculiaridades regionais, organizado por Ant nio Ruffino-Netto e Tereza Scatena Villa. é composto por 8 capítulos, nos quais reúne artigos especialmente elaborados para o livro, bem como disserta es de mestrado e teses de doutorado.
QUANTIFICA O DE TECNOLOGIAS EM GASEIFICA O ATRAVéS DA ANáLISE DOS PEDIDOS DE PATENTES E ARTIGOS LITERáRIOS  [cached]
SANTANNA, M. C. S.,CASTRO, G. A.,ARAUJO, L. H. N.,SILVA, G. F.
Revista GEINTEC : Gest?o, Inova??o e Tecnologias , 2013,
Abstract: A gaseifica o é o processo termoquímico que converte insumos sólidos, líquidos ou gasosos emgases com características basicamente combustíveis, através de sua oxida o parcial atemperaturas intermediárias. Para este processo diversos tipos de metodologias e equipamentosforam desenvolvidos nos últimos anos, tendo em vista o destaque que as energias alternativasganharam para as próximas décadas, em substitui o aos combustíveis fósseis.Para a realiza oda busca de patentes utilizou-se a base da WorldIntellectualPropertyOrganization (WIPO), doBanco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e do European PatentOffice (Espacenet). Para o monitoramento de publica es literárias utilizou-se as cole esindexadas do portal dos periódicos da CAPES e as bases indexadas do Scopus e Scielo. Comoresultados, a base de patentes que apresentoumaiores percentuais de registros foi Espacenet,seguido por WIPO e por último INPI. O maior quantitativo de publica es literárias encontram-senos periódicos doScopus, seguida das bases CAPES e Scielo.As patentes foram apresentadas porano de depósito, classifica o internacional e país de depósito. Os artigos foram classificados pelonúmero de publica es por base indexadas, idiomas de publica o, principais países e periódicos.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.