oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
FORMA O, GEST O, TRABALHO E CIDADANIA CONTRIBUTOS PARA UMA SOCIOLOGIA CRíTICA DA FORMA O
Estêv?o Carlos V.
Educa??o & Sociedade , 2001,
Abstract: Neste artigo é problematizada a rela o entre gest o de recursos humanos, competitividade e forma o, salientando-se ainda alguns aspectos críticos ligados à qualidade e avalia o da própria forma o. Finalmente, é analisada a articula o entre políticas de forma o e cidadania, no sentido de questionar algumas das suas agendas ocultas e contribuir, assim, para a constru o de uma sociologia crítica da forma o.
Lugares da participa o e forma o da cidadania  [PDF]
Streck, Danilo Romeu,Adams, Telmo
Civitas , 2006,
Abstract: O artigo tem como hipótese que a participa o corre o risco de ineficácia por se perder nos múltiplos canais e formas de participa o que raramente se comunicam entre si. O conhecimento e a análise dos lugares de participa o, como um complexo conjunto de rela es e estruturas, pode contribuir para 1) evidenciar os limites e as possibilidades de cada uma delas e 2) para a forma o de uma cidadania ativa. Faz-se uma breve argumenta o em torno das compreens es de participa o e controle social para em seguida apresentar um mapeamento de possibilidades de participa o através das quais se manifesta e forma a cidadania: o voto, as manifesta es públicas, os movimentos sociais, as associa es, as redes, os fóruns da sociadade civil, as conferências e a gest o participativa. O estudo dedica um espa o especial para o papel dos conselhos pelas atribui es que lhe cabem constitucionalmente em termos de participa o e controle social.
ABOUT MEN AND TECHNIQUES: THE IMPORTANCE OF THE CITIZENSHIP IN THE EDUCATION OF THE JOURNALIST IN BRAZIL SOBRE HOMENS E TéCNICAS: A IMPORT NCIA DA CIDADANIA NA FORMA O DO JORNALISTA NO BRASIL  [cached]
Enio Moraes Júnior
REMark : Revista Brasileira de Marketing , 2007, DOI: 10.5585/remark.v6i1.141
Abstract: The citizenship has an important role in the education of the journalism professional. In this study, we will discuss how that education has been currently contemplated in the courses of journalism in Brazil, detaching the implications of the new technologies and the teaching performance in the process. A cidadania desempenha um papel importante na forma o do profissional de jornalismo. Neste artigo, aborda-se a maneira pela qual essa quest o tem sido contemplada nos cursos de jornalismo do Brasil, destacando as influências das novas tecnologias e a atua o docente no processo.
Escrever na escola: forma o de cidadania e espa o para prosa de autor?
Souza, Osmar de
Educa??o , 2004,
Abstract: Este artigo aborda o processo de escrever na escola a partir de uma perspectiva educacional e lingüística, em que o texto é visto como espa o de intersubjetividades e ferramenta de express o cidad . Trata-se de uma pesquisa mais bibliográfica, mas que ancora um projeto cadastrado no CNPq, sob lideran a do proponente, ESCRITA E DEMOCRACIA. O deslocamento a que se procede vai para a palavra “autoria”. O conceito autoria parte de uma perspectiva de Michel Foucault. Também conceitos produzidos e veiculados pela Análise do Discurso da Linha Francesa atravessam as pesquisas em andamento e este artigo. Os resultados apontam para um estranhamento quanto ao sentido de autoria, em rela o aos textos porduzidos na escola.
Forma??o de professores e educa??o em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às a??es
Carvalho, José Sérgio;Sesti, Adriana Pereira;Andrade, Julia Pinheiro;Santos, Luciano da Silva;Tibério, Wellington;
Educa??o e Pesquisa , 2004, DOI: 10.1590/S1517-97022004000300004
Abstract: this article reports on the experiences of the human rights in schools project in the creation and conduction of a teacher education course aiming at the dissemination of the ideals and values of human rights, democracy and citizenship as guiding principles for each and every school practice, and not just for pedagogical discourses. it must be said that such objective constitutes a great challenge, given the historical features of the brazilian school and of the brazilian society at large. against the backdrop of that challenge, the text summarizes the principles, activities, and reflections resulting from the most significant experiences of the first three years of work of this project in schools belonging to the state and municipal networks in the cities of s?o paulo and osasco. among other things, this article presents the different forms assumed by the above-mentioned course given the difficulty in shaping activities capable of turning school's everyday practices into an object of reflection for those directly involved in the act of educating, as well as for the school institution as a whole. it also points out important features engendered by this teacher continuing education proposal in its search for answers to the challenges currently faced by the brazilian school in fulfilling its public role.
Educa o e cidadania: a forma o humanista da juventude nos Projetos Político Pedagógicos (Education and citizenship: the humanistic education of youth in Pedagogical Political Projetcs). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p399
Roberlei Panasiewicz,Paulo Agostinho Nogueira Baptista,Alex de Souza Braga,Maria Emília Abreu Carneiro
Horizonte : Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religi?o , 2012, DOI: 10.5752/p.2175-5841.2012v10n26p399
Abstract: A sociedade contemporanea convive com situa es sociais, políticas e econ micas que suscitam o desejo de paz, de tolerancia e de justi a. A escola é uma institui o essencial na organiza o social, pois por ela passam crian as, adolescentes e jovens por um período de tempo importante de sua forma o e de constru o da sua identidade. Nesse processo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem um papel fundamental, pois gera uma a o intencional e prop e uma dire o a partir de um compromisso construído coletivamente e articulado com os interesses da educa o em ambito estadual e nacional. O objetivo desse texto é apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa feita em escolas da rede estadual de Belo Horizonte – MG – e mostrar a importancia da forma o humanista nos PPPs, pois eles oferecem elementos que ajudam as escolas a realizarem seus objetivos, a enfrentarem os desafios e a planejarem seu futuro rumo à forma o de jovens cidad os. Palavras-Chave: Juventude. Cidadania. Forma o Humanista. Projeto Político Pedagógico. Abstract: Contemporary society coexists with social, political and economic conditions that give rise to the desire for peace, tolerance and justice. The school is an essential institution in social organization, because it works with young people for a considerable period of time of its formation and construction of their identity. In this process, the political Pedagogical Project (PPP) has a key role because it generates an intentional action and proposes a direction from a commitment collectively constructed and articulated with the interests of education statewide and nationally. This paper presents the results of a qualitative research conducted in schools of the state of Belo Horizonte – MG. Political Pedagogical Project offers information to help schools achieve their goals and also to face challenges and to plan their future as young citizens trainers. Keywords: Youth. Citizenship. Humanistic. Education. Pedagogical Political Project.
CIDADANIA E EDUCA O CONSCIENTES  [cached]
Nara Suzana Stainr Pires,Rossana Braga Pires Cavichioli
Revista Eletr?nica do Curso de Direito da UFSM , 2009, DOI: 10.5902/198136947027
Abstract: O ponto chave para o desenvolvimento reflexivo e de conhecimento da busca pelo desaparecimento das desigualdades sociais através da lutas dos membros do conjunto interessado, é a educa o, demonstrando assim a forma o ajustada na busca pela importancia de todos como verdadeiros cidad os. Ocorre que ser cidad o é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade de direitos, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Enquanto cidadania pressup e também deveres. O cidad o tem de ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a na o, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribui o. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justi a em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum. Constituir-se cidad o aquele que possui consciência de que é sujeito de direitos. Direitos como à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, direitos civis, políticos e sociais. Falar em cidadania implica além dos direitos inerentes, também deveres. E a educa o funciona, sem nenhuma dúvida, como garantidora e formadora desta consciência cidad .
Cidadania, migra o e agentes políticos no séc. XXI Cidadania, migra o e agentes políticos no séc. XXI  [cached]
Giulio Mattiazzi
Confluenze. Rivista di Studi Iberoamericani , 2011,
Abstract: The paper considers the deep transformations regarding meanings of citizenship in contemporary age and political challenges derived. Special issue is represented by citizenship grant as form of swift enfranchisement of migrants in XXI century Europe. Keywords: Citizenship and Nation-State, Post-modernisms and Post- Colonialisms, Political Participation, International Migration. O artigo considera as profundas transforma es da no o de cidadania e os desafios políticos que estas mudan as comportam. Uma aten o especial é dada ao uso do dispositivo da concess o da cidadania como forma de rápida integra o dos migrantes na Europa do séc. XXI. Palavras-chave: Cidadania e Estado-Nacional, Pós-modernidades e Pós- colonialismos, Participa o Política, Migra es Internacionais. The paper considers the deep transformations regarding meanings of citizenship in contemporary age and political challenges derived. Special issue is represented by citizenship grant as form of swift enfranchisement of migrants in XXI century Europe. Keywords: Citizenship and Nation-State, Post-modernisms and Post- Colonialisms, Political Participation, International Migration. O artigo considera as profundas transforma es da no o de cidadania e os desafios políticos que estas mudan as comportam. Uma aten o especial é dada ao uso do dispositivo da concess o da cidadania como forma de rápida integra o dos migrantes na Europa do séc. XXI. Palavras-chave: Cidadania e Estado-Nacional, Pós-modernidades e Pós- colonialismos, Participa o Política, Migra es Internacionais.
Igualitarismo, internacionaliza o e cidadania
Cohen Joshua
Revista Brasileira de Ciências Sociais , 2000,
Abstract: O artigo busca argumentar que a internacionaliza o n o vai contra o igualitarismo como projeto político, mas que este só poderá sobreviver a ela se se despir de sua forma social-democrata tradicional. Após apresentar um breve quadro político geral de uma forma alternativa de igualitarismo, descreve algumas políticas promotoras de igualdade que podem ser desenvolvidas num mundo internacionalizado e, finalmente, apresenta algumas implica es deste conjunto de quest es para a cidadania. Segundo o autor, o novo igualitarismo requer a existência de uma nova esfera pública, com maior envolvimento direto dos cidad os na solu o de problemas coletivos, o que aponta para a constru o de uma democracia mais direta e mais deliberativa, com a transferência de certas responsabilidades consideradas caracteristicamente como atribui es do Estado para redes de arenas deliberativas, tornando menos rígidas as fronteiras entre público e privado. Os argumentos s o apresentados de forma abstrata mas o ponto de referência principal (às vezes implícito) do autor s o os EUA.
Educa??o, trabalho e cidadania: a educa??o brasileira e o desafio da forma??o humana no atual cenário histórico
SEVERINO, ANT?NIO J.;
S?o Paulo em Perspectiva , 2000, DOI: 10.1590/S0102-88392000000200010
Abstract: o texto desenvolve uma reflex?o filosófico-educacional sobre a condi??o da educa??o como prática mediadora da existência histórica dos homens, explicitando seus desafios e compromissos diante da sua situa??o concreta no contexto social brasileiro da atualidade.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.