oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
A “HISTóRIA GERAL DA NATUREZA E TEORIA DO CéU” DE IMMANUEL KANT: SUA IMAGEM DE COSMOS E SEU CLAMOR POR UMA GEOGRAFIA FíSICA  [cached]
Antonio Carlos Vitte,Alexandre Domingues Ribas
Revista Tamoios , 2013,
Abstract: Em mar o de 1755, vinha a público, simultaneamente em Leipzig e em K nigsberg (e sob a edi o de Johann Friedrich Petersen), a “História Geral da Natureza e Teoria do Céu”; opúsculo de Immanuel Kant (1724-1804) – conspícuo e inexcedível filósofo alem o – que exibe a sistematiza o maior de sua denominada cosmologia pré-crítica. Poucos meses depois, mais designadamente no semestre de ver o de 1756, o mesmo Kant come a a lecionar um curso de geografia física. Parece-nos ser inconcusso que há uma abastada consangüinidade entre o nascedouro das perquiri es geográficas em Kant e essas medita es cosmológicas (e cosmog nicas) de 1755 – devotadas a alcan ar uma representa o concreta do universo em sua totalidade e, outrossim, um fundamento metafísico de explica o da natureza.
A CONCEP O CLáSSICA DA GEOGRAFIA POLíTICA  [cached]
Armando Corrêa da Silva
Revista do Departamento de Geografia , 1984, DOI: 10.7154/rdg.v0i3.279
Abstract: A CONCEP O CLáSSICA DA GEOGRAFIA POLíTICA
Geografia, História e História da Geografia  [cached]
Antonio Carlos Robert Moraes
Terra Brasilis : Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica , 2001,
Abstract: Vale iniciar colocando a necessidade de bem caracterizar os dois campos disciplinares - história e geografia - e de bem equacionar suas rela es e articula es. Em outros termos, cabe delimitar o universo de investiga o enfocado e explicitar as motiva es teóricas de seu estudo, evitando o fascínio do empirismo historiográfico, postura com possibilidade de ampla difus o num campo ainda pouco explorado em termos de levantamentos empíricos como o da história da geografia no Brasil. De imediato...
História da Geografia e Geografia Histórica: à procura dos híbridos
David Palacios,Marcelo Wener da Silva
Terra Brasilis : Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica , 2012,
Abstract: Este primeiro número da Nova Série da Terra Brasilis – Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica apresenta as potencialidades da nossa área de trabalho e a amplitude e versatilidade do leque das nossas preocupa es hibridas. Os artigos que apresentamos à continua o misturam em formas diferentes história do pensamento geográfico, história da cartografia, historia do ensino da geografia, história das institui es geográficas, geografia histórica, história urbana...
Cosmologia, crise e paradoxo: da imagem de homens e mulheres brancos na tradi o Xamanica Kuna  [cached]
Severi Carlo
Mana , 2000,
Abstract: Tomando como foco uma análise da iconografia ritual kuna, este artigo procura delinear uma teoria da memória social baseando-se tanto em imagens quanto em narrativas. A emergência do Espírito do Branco na iconografia xamanica kuna refere-se à longa série de conflitos violentos entre índios e brancos que marcam a história desse povo. Todavia, uma vez inseridas na tradi o ritual, essas histórias do passado se fundem e condensam em imagens complexas. Dois processos parecem operantes na elabora o dessas imagens: um tende a obliterar o fato externo para inseri-lo em um quadro conceitual indígena (a cosmologia do mundo sobrenatural); o outro emprega as ambigüidades da cosmologia para representar um aspecto saliente dos recém-chegados. O resultado é um elaborado (e ritualmente poderoso) "engrama" da tradi o ritual, que passa a constituir uma parte significativa da memória social.
ORIGENS E SISTEMATIZA O DA GEOGRAFIA  [cached]
Lázaro Manh?es Sim?es
Vértices , 2010,
Abstract: Este artigo pretende demonstrar, de forma breve, as origens, a organiza o e a sistematiza o da atividade geográfica a partir da exposi o das idéias dos principais representantes da geografia clássica alem : Alexander von Humboldt, Karl Ritter, Friedrich Ratzel e Alfred Hettner.
"Geografia da Fome": da lógica regional à universalidade  [cached]
Arruda Bertoldo Kruse Grande de
Cadernos de Saúde Pública , 1997,
Abstract: Geografia da Fome revela a associa o harmoniosa da capacidade de argumentar com a seguran a científica, um novo modo de pensar e de agir frente à realidade alimentar e nutricional e também uma abordagem pioneira no dimensionamento da fome coletiva como um fen meno geograficamente universal. Admitiu, com base nas especificidades regionais, que as contribui es parciais poderiam compor um mapeamento caracterizador da universalidade do problema, permitindo construir uma imagem diferente do Brasil e do mundo, possibilitando a estrutura o de um plano universal de combate à fome, abrindo novos caminhos para aqueles que buscam a corre o de desequilíbrios regionais e a elimina o do subdesenvolvimento. Nesse livro-manifesto, Josué de Castro reinterpretou o papel da geografia clássica, incorporando uma das dimens es explicativas mais importantes, que é a da análise política, para desvendar a significa o e conseqüências do desenvolvimento espacial desigual. A releitura de Geografia da Fome mostra que seus delineamentos conceituais e propositivos continuam vivos e constituem instrumentos indispensáveis para repensar criticamente a realidade brasileira e, em particular, a nordestina. Geografia da Fome, no seu cinqüentenário, torna-se um livro atual pela sua mensagem estimuladora e perturbadora.
Os estudantes e a transformac o da geografia brasileira
Charlles da Fran?a Antunes
Geografares , 2001,
Abstract: O movimento de renova o da Geografia brasileirae as mudan as na estrutura o da Associa o dosGeógrafos Brasileiros, que se deram no final dos anos70, têm no Movimento Estudantil um agente fundamental para a efetiva o dessas transforma es.O presente trabalho tem como objetivo central apresentar uma discuss o/análise sobre a importancia dosestudantes e do Movimento Estudantil de Geografiano processo recente de constru o da Geografia Brasileira.
Rela es da sociologia com a geografia  [cached]
Paul Vidal de la Blache
Confins , 2010, DOI: 10.4000/confins.6302
Abstract: Há um campo comum onde as ciências sociológicas se encontram com a geografia já que, no estudo que faz da terra, esta n o saberia se desinteressar do homem. Nas li es proferidas nesta Escola, muitas vezes nos dedicamos a manifestar o que há de geográfico em certos fatos sociais . Inúmeros s o os exemplos que nos mostram causas geográficas agindo através de outras causas, e pode-se mesmo dizer que, em nossas sociedades avan adas, é raro que os fen menos se apresentem de outro modo sen o em es...
Geografia social da AIDS no Brasil  [cached]
Bastos Francisco Inácio,Barcellos Christovam
Revista de Saúde Pública , 1995,
Abstract: S o divulgados os primeiros resultados da avalia o da dinamica da epidemia da AIDS no Brasil através de técnicas de análise da distribui o espacial. S o revisadas quest es metodológicas, apontando as dificuldades de estabelecer regi es geográficas homogêneas no Brasil. Descrevem-se tendências recentes da dinamica da epidemia da AIDS no Brasil - pauperiza o, interioriza o e altera o na participa o proporcional das categorias de exposi o. Avalia-se a distribui o de casos de AIDS por Unidades da Federa o (UFs), confeccionando-se mapas relativos à dissemina o da epidemia no período 1987-1993 nas diversas UFs, estabelecendo-se os Centros Gravimétricos (CGs) relativos a esses anos. A análise do posicionamento e deslocamento pluri-anual desses CGs indica a for a atrativa do Estado de S o Paulo como pólo de difus o da epidemia e uma expans o simultanea da epidemia em dire o às fronteiras de ocupa o. Essas tendências colocam dificuldades adicionais às atividades de preven o ao acrescentarem novos segmentos populacionais e regi es geográficas ao quadro observado inicialmente nas principais regi es metropolitanas e segmentos mais afetados.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.