oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
As medidas protetivas na perspectiva de famílias em situa o de violência sexual  [PDF]
Santos, Viviane Amaral dos,Costa, Liana Fortunato,Silva, Aline Xavier da
Psico , 2011,
Abstract: Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com cinco famílias que vivenciaram situa o de violência sexual contra crian as e adolescentes, decorrido um ano ou mais de terem recebido aplica o de medidas protetivas provenientes do Estatuto da Crian a e do Adolescente. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada com seis mulheres, familiares das vítimas. Os resultados revelaram que decorrido um ano da aplica o das medidas protetivas, quatro das cinco famílias ainda n o haviam recebido qualquer interven o e uma delas vinha sendo exposta a repetidas avalia es por várias institui es da rede de prote o. As famílias expressaram sofrimento emocional pela falta de apoio, desconhecimento e aliena o em rela o ao processo, e decep o em rela o às institui es legais e de atendimento. Também evidenciaram que sua expectativa em rela o ao sistema de prote o envolve a forma o de vínculo que possibilite o devido acolhimento de sua dor e a sua express o como sujeitos aut nomos.
As leis dietéticas judaicas: um prato cheio para a antropologia
Topel Marta F.
Horizontes Antropológicos , 2003,
Abstract: O objetivo deste texto é compreender as características principais do complexo sistema judaico relativo às leis alimentares. Nesse af , ser o discutidas: 1) a sua fun o social perante a incorpora o de novos membros à ortodoxia judaica, com a decorrente reformula o das fronteiras do grupo; e 2) a sua fun o simbólica no sistema religioso judaico, que dá ênfase à prática ritual em lugar de cren as ou atos de fé. Ambas quest es ser o ilustradas a partir de dados obtidos no trabalho de campo desenvolvido com os novos judeus ortodoxos de S o Paulo de 1999 a 2001.
O acolhimento à família na Unidade de Terapia Intensiva: conhecimento de uma equipe multiprofissional  [cached]
Josiane de Jesus Martins,Eliane Regina Pereira do Nascimento,Cláudia Koch Geremias,Dulcineia Ghizoni Schneider
Revista Eletr?nica de Enfermagem , 2008,
Abstract: Estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, que objetivou investigar o conhecimento dos profissionais de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sobre o acolhimento à família. Foi realizado entre os meses de setembro a novembro de 2007 em uma UTI localizada na regi o Sul do país, com a participa o de profissionais de enfermagem, médicos, assistente social e auxiliar administrativo. Os dados foram coletados através de entrevista e, para a análise, adotou-se o referencial metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), sendo identificados como temas centrais: significado da família; cuidado à família; dificuldades para cuidar da família; significado de acolhimento. Evidenciou-se que a percep o dos participantes a respeito da família vai além de la os de consangüinidade, que o cuidado à família se dá através de informa es e orienta es; que as dificuldades para o cuidado à família est o relacionadas ao medo do envolvimento e ao despreparo; que o acolhimento é entendido como proximidade, cuidar o outro como a si próprio, e ser receptivo. Os resultados apontam para a valoriza o do acolhimento à família como uma tecnologia de cuidado relevante para a prática em UTI, porém existe a necessidade de capacita o dos profissionais.
Leis, educa o e sociedade: o bem comum na Alta Idade Média  [cached]
Terezinha Oliveira
Diálogos , 2010, DOI: 10.4025/dialogos.v11i1 e 2.66
Abstract: Neste artigo pretendemos analisar a estreita rela o existente entre a elabora o de leis e a constru o de uma sociedade voltada para o bem comum. Para analisarmos essa rela o, reportamo-nos ao período histórico da Alta Idade Média. Procuramos mostrar que a identidade de uma sociedade também se constitui quando as leis s o elaboradas, respeitadas e seguidas com eqüidade. Desse modo, por meio da História, podemos verificar de que maneira os indivíduos constroem suas rela es de poder, governo e leis, elaborando seus la os sociais e suas características individuais e sociais. Em última instancia, a História, ao nos permitir conhecernos a nós mesmos, possibilita que criemos o que acreditamos serem os interesses comuns, as leis gerais e o governo para o bem comum. O contrário, ou seja, o desconhecimento de nossas leis, de nossas identidades, implica tanto no desconhecimento das condi es que criam o bem comum como, necessariamente, em sua destrui o. é exatamente esse caminho que procuraremos apontar ao analisarmos alguns costumes e leis da Alta Idade Média. En este artículo pretendemos analizar la estrecha relación existente entre la elaboración de leyes y la construcción de una sociedad orientada hacia el bien común. Para analizar esta relación nos remitimos al período histórico de la Alta Edad Media. Pretendemos mostrar que la identidad de una sociedad también se constituye cuando las leyes son elaboradas, respetadas y seguidas con equidad. De este modo, podemos verificar a través de la Historia de qué manera los individuos construyen sus relaciones de poder, gobierno y leyes, elaborando sus lazos sociales y sus características individuales y sociales. En última instancia, al permitir conocernos a nosotros mismos, la Historia nos posibilita que inventemos lo que consideramos que son los intereses comunes, las leyes generales y el gobierno para el bien común. Lo contrario a esto, o sea, el desconocimiento de nuestras leyes y de nuestras identidades implica, por un lado, el desconocimiento de las condiciones que crean el bien común, y por el otro, el camino necesario para su destrucción. Y es exactamente este camino que tratamos de identificar para analizar algunas costumbres y leyes de la Alta Edad Media. The relationship between the elaboration of laws and the construction of a society inclined towards the common good is analyzed. The analysis of such relationship urges a reference to the High Middle Ages. In fact, a society’s identity is also constituted when the laws are elaborated, respected and obeyed. The way individuals construct their relationshi
Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil  [cached]
Ramos Donatela Dourado,Lima Maria Alice Dias da Silva
Cadernos de Saúde Pública , 2003,
Abstract: Aborda-se a vis o dos usuários sobre fatores que influenciam a qualidade do atendimento em uma unidade de saúde de Porto Alegre, relativos a acesso e a acolhimento. Os dados, coletados através de entrevista semi-estruturada e observa o participante, foram tratados mediante análise temática. Os resultados mostram facilidades e dificuldades de acesso geográfico, econ mico e funcional. A organiza o do servi o e a competência profissional determinaram facilidades com rela o ao acolhimento, levando à satisfa o dos usuários. Má recep o e desempenho profissional insatisfatório foram dificuldades identificadas. Concluiu-se pela necessidade de aumento de profissionais, capacita o para o acolhimento, implanta o de modalidade complementar de atendimento odontológico, antecipa o da abertura do prédio para marca o de consultas e prioriza o de atendimento aos moradores da área de atua o.
Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extens?o universitária
Hennington, élida Azevedo;
Cadernos de Saúde Pública , 2005, DOI: 10.1590/S0102-311X2005000100028
Abstract: this article discusses the interdisciplinary health promotion and health care program at vale do rio dos sinos university in brazil. beginning with an exploratory process, the study aims to analyze and comprehend the role of this community-oriented program in the education of students from different health-related disciplines at the university, as well as the program's health care role in the city of s?o leopoldo, rio grande do sul state, brazil. the central concept is that of "acolhimento" ("refuge" or "shelter"). the program involves internship grants and services to the community and aims to enhance health-related practices in various fields such as psychology, nutrition, nursing, physical education, and collective health, besides interfaces with social service, law, and medicine.
Opini es de usuários de saúde sobre o acolhimento com classifica o de risco  [PDF]
Carine Lais Nonnenmacher,Teresinha Heck Weiller,Stefanie Griebeler Oliveira
Revista Eletr?nica de Enfermagem , 2012,
Abstract: Este estudo buscou conhecer as opini es dos usuários de saúde sobre o dispositivo de acolhimento com classifica o de risco. Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa realizada com usuários de saúde de um município no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista grupal, realizada com dois grupos: uma com usuários de uma unidade básica de saúde com estratégia de saúde da família e outra com usuários de unidade básica de saúde convencional.Os encontros foram gravados e, posteriormente, as falas foram transcritas e analisadas. Os usuários, dos dois grupos, relataram a ocorrência de conflitos com a implanta o do acolhimento com classifica o de risco, uma vez que as unidades básicas de saúde distribuem fichas de atendimento por ordem de chegada. O estudo revela que este dispositivo tem potencial para modifica es na aten o de saúde desde que se realizem pactos permanentes entre servi os de saúde e usuários.
O risco da técnica de remiss o das leis penais em branco no Direito Penal da Sociedade do Risco.
Pablo Alflen
Política criminal , 2007,
Abstract: O presente artigo trata sobre a problemática da técnica da lei penal em branco e o seu emprego em um Direito Penal orientado pela Sociologia do Risco. Em primeiro lugar, s o abordados aspectosespecíficos referentes às leis penais em branco, como o conceito, gênese e classifica o, bem como a justifica o para o seu emprego (1). Em segundo lugar, analisa-se o chamado Direito Penal doRisco, enquanto produto resultante da influência da moderna Sociologia do Risco sobre o Direito penal (2). Por fim, s o analisados aspectos constitucionais específicos que impedem a ades o a um Direito Penal do Risco e, por conseqüência, o emprego abusivo de leis penais em branco (3).
Acolhimento no Programa Saúde da Família: revis?o das abordagens em periódicos brasileiros
Santos,Ialane Monique Vieira dos; Santos,Adriano Maia dos;
Revista de Salud Pública , 2011, DOI: 10.1590/S0124-00642011000400015
Abstract: this literature review was aimed at identifying and examining approaches to healthcare personnel's relationships with patients (user acceptance/reciprocal understanding) regarding the family health program (fhp) in selected studies in brazilian journals. the virtual health library (biblioteca virtual em saúde - bvs) was searched, using the terms "user acceptance" (acolhimento) and "family health" (saúde da família), giving 39 papers by the end of the search and its refinements. the studies were systematized by considering "user acceptance" in the fhp. user acceptance/reciprocal understanding fell into five categories: challenges when providing healthcare, innovative practices strengthening fhp healthcare, devices for consolidating reciprocal understanding, action producing health education, adhesion to therapy and quality of life, and social inclusion, dignity and respect. health personnel's relationships with patients was manifest as a high-impact, soft technology approach for promoting healthcare by strengthening bonds. it strengthened the fhp, promoted health workers' sensitivity, requiring reflective action and the development of ethics and solidarity to listen to each other and promote dialogue, thereby generating satisfaction among healthcare service personnel and users. reciprocal understanding enables the fhp to become the preferential gateway for providing healthcare and thus contribute significantly towards constructing and consolidating the principles of brazil's national health system, the unified healthcare system (sistema único de saúde).
Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extens o universitária  [cached]
Hennington élida Azevedo
Cadernos de Saúde Pública , 2005,
Abstract: O presente artigo apresenta uma reflex o sobre o Programa Interdisciplinar de Promo o e Aten o à Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Trata-se de um processo inicial, exploratório, visando analisar e compreender o papel desse programa de extens o na forma o dos alunos de diversos cursos dessa institui o e sua inser o como um importante locus de aten o à saúde no Município de S o Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, tomando como norte o processo de acolhimento, considerado uma de suas principais diretrizes. O Programa, campo de estágios e de presta o de servi os, tem como objetivo principal desenvolver práticas em saúde e envolve atualmente as áreas de conhecimento da Psicologia, Nutri o, Enfermagem, Educa o Física, Saúde Coletiva, mantendo interface com o Servi o Social, o Direito e a Medicina.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.