oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Avalia o e interven o da disortografia baseada na semiologia dos erros: revis o da literatura Evaluation and intervention of dysortographia based on error semiology: literature review  [cached]
Amparo Ygual Fernández,José Francisco Cervera Mérida,Vera Lúcia Orlandi Cunha,Andrea Oliveira Batista
Revista CEFAC , 2010,
Abstract: TEMA: avalia o e interven o na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua defini o, etiologia, classifica o da semiologia dos erros, quadro clínico, avalia o e interven o. CONCLUS O: a avalia o e a interven o fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classifica o semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orienta es aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na crian a. BACKGROUND: evaluation and intervention in dysortographia. PURPOSE: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. CONCLUSION: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. This is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children.
Medidas de intensidade luminosa: polariza o  [cached]
Costa Eden V.
Revista Brasileira de Ensino de Física , 2002,
Abstract: Neste artigo vamos determinar os estados de polariza o da luz por meio de medidas da intensidade luminosa. O aparato experimental utilizado é simples, possível de ser realizado em laboratório didático. Os resultados mostram ser viável a utiliza o deste experimento nos cursos de óptica básica, na demonstra o experimental de alguns tópicos vistos teoricamente em classe e no aprofundamento dos conceitos de polariza o
O processo de polariza o em ceramicas de PZT  [cached]
Lente M. H.,Póvoa J. M.,Eiras J. A.
Ceramica , 2000,
Abstract: Neste trabalho o processo de reorienta o dos domínios durante a polariza o foi investigado em ceramicas de PZT "puras" e dopadas com Nb2O5 ou Fe2O3 a partir de medidas do transiente de corrente elétrica e histerese ferroelétrica. Os resultados experimentais possibilitaram identificar os mecanismos responsáveis para a polariza o e suas contribui es para a polariza o total. A relaxa o da polariza o após a remo o do campo elétrico c.c. foi calculada e comparada com os resultados de envelhecimento destas ceramicas. O processo de reorienta o dos domínios mostrou ser altamente influenciado pela presen a de impurezas.
Identifica o de erros de topologia via multiplicadores de Lagrange normalizados e testes de hipóteses
Louren?o Elizete Maria,Costa Antonio Sim?es
Sba: Controle & Automa??o Sociedade Brasileira de Automatica , 2003,
Abstract: Este artigo desenvolve uma metodologia baseada em testes de hipóteses a ser associada à técnica de identifica o de erros topológicos via multiplicadores de Lagrange normalizados recentemente proposta na literatura. O principal objetivo é eliminar a necessidade de re-estima o de estados a cada nova configura o a ser testada, requerida pelo método citado. As hipóteses s o definidas pelos status dos disjuntores suspeitos de terem sido erroneamente modelados. Os testes de hipóteses propostos aplicam o teorema de Bayes de modo a obter como resultado probabilidades condicionais para as hipóteses. A partir destas, é possível identificar a correta configura o da rede.
Erros de medica o: quem foi?  [cached]
Rosa Mário Borges,Perini Edson
Revista da Associa??o Médica Brasileira , 2003,
Abstract: Novas tecnologias diagnósticas e terapêuticas s o cada vez mais utilizadas, melhorando a qualidade assistencial e aumentando a expectativa de vida; entretanto, a aten o à saúde vem se tornando mais cara e complexa. Os eventos adversos relacionados à assistência, especialmente os erros, s o cada vez mais conhecidos, discutidos e julgados em tribunais. Os profissionais de saúde, devido à sua forma o, n o est o preparados para lidar com os erros, pois estes est o associados à vergonha, ao medo e às puni es. A abordagem dos erros no sistema de saúde é, geralmente, feita de forma individualista, considerando os erros como atos inseguros cometidos por pessoas desatentas, desmotivadas e com treinamento deficiente. Quando o erro ocorre, a tendência é escondê-lo, perdendo-se oportunidade importante de aprendizado. Existe outro modo de lidar com erros, a vis o sistêmica, que na sua aplica o apresenta bons resultados em setores como avia o, anestesia e sistemas de distribui o de medicamentos por dose unitária. Os sistemas possuem graus variados de seguran a e devem levar em conta, na sua constru o e funcionamento, as limita es humanas. Em rela o ao uso dos medicamentos, uma mudan a de paradigma é necessária, pois n o basta um medicamento ter qualidade garantida, mas o seu processo de utiliza o também deve ser seguro. Os erros de medica o, que s o por defini o evitáveis, s o atualmente um sério problema de saúde pública, levando a perdas de vidas e desperdício importante de recursos financeiros. A abordagem sistêmica dos erros de medica o poderá revelar as falhas do processo, sendo possível implementar melhorias, diminuindo, assim, a ocorrência desses eventos.
Trabalho Docente E Compromisso Político  [cached]
Alberto Albuquerque Gomes
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: O enfoque principal deste estudo é a rela o entre competência técnica e compromisso político como determinantes do desempenho do professor de 2o grau. O caminho escolhido para a realiza o deste estudo foi a investiga o sabre artigos, disserta es e teses escritas e publicadas no período de 1986 a 1989, através de uma estratégia denominada "Estado da Arte", ou seja, saber em que estado se encontra o conhecimento a respeito do assunto, identificando quem pesquisou, sobre o que pesquisou, qual a contribui o para o conhecimento do objeto estudado, qual a perspectiva de análise e o volume de trabalhos produzidos no período delimitado.
Avalia??o e interven??o da disortografia baseada na semiologia dos erros: revis?o da literatura
Fernández, Amparo Ygual;Mérida, José Francisco Cervera;Cunha, Vera Lúcia Orlandi;Batista, Andrea Oliveira;Capellini, Simone Aparecida;
Revista CEFAC , 2010, DOI: 10.1590/S1516-18462010005000056
Abstract: background: evaluation and intervention in dysortographia. purpose: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. conclusion: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. this is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children.
Psiquiatria baseada em evidências
Lima Maurício S de,Soares Bernardo GO,Bacaltchuk Josué
Revista Brasileira de Psiquiatria , 2000,
Abstract: Em psiquiatria, observa-se grande variabilidade de práticas clínicas, muitas vezes desnecessária. Essas varia es podem estar relacionadas à ausência de evidência científica confiável ou ao desconhecimento das evidências de boa qualidade disponíveis. A medicina baseada em evidências (MBE) é uma combina o de estratégias que busca assegurar que o cuidado individual do paciente seja baseado na melhor informa o disponível, a qual deve ser incorporada à prática clínica. Neste artigo, conceitos de MBE s o discutidos com rela o a aspectos e desafios no tratamento de pacientes com distimia, bulimia nervosa e esquizofrenia. A partir de resultados de três revis es sistemáticas recentemente publicadas, conclui-se que a prática de psiquiatria baseada em evidências acrescenta qualidade à prática psiquiátrica tradicional.
Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético  [cached]
Jo?o Praia,António Cachapuz
Revista iberoamericana de ciencia tecnolog?-a y sociedad , 2005,
Abstract: O artigo pretende fazer uma reflex o em torno do que designamos "um novo olhar sobre a Ciência", evidenciando exigências das sociedades contemporaneas que se destacam pelos seus desenvolvimentos científico-tecnológicos nas suas dimens es humana, social, cultural e económica. Procura-se romper com a separa o artificial entre ciência e tecnologia, assim como com o fosso entre estas duas culturas. Fala-se sobre a trilogia CTS como um compromisso ético, que obriga a uma interven o social, marcada por um saber que prepara para uma cidadania responsável e para a tomada de decis es. A n o termos em conta tal compromisso a Ciência pode tornar-se vítima do seu próprio desenvolvimento. Abordamos três posicionamentos historicamente dominantes sobre a Ciência/Tecnologia, incluindo a posi o da Declara o da Conferência Mundial sobre a Ciência para o séc. XXI: um novo compromisso (UNESCO). The paper aims to promote a reflection about "a new perspective about Science" emphasizing human, social, cultural and economic requirements of the scientific and technological developments of the contemporary societies. It aims to break up with the artificial division between science and technology. Efforts should be made to bridge the gap between these two cultures. The STS trilogy (Science-Technology-Society) is presented as an ethical commitment. If we don′t take seriously that commitment, science may become victim of its own development. There historically dominant positions about Science/Technology are presented including the Declaration of the World Conference on Science for the 21st century: a new commitment (UNESCO).
Componentes da variancia em caracteres agron micos de acerola  [cached]
GOMES JOSé EVERALDO,PERECIN DILERMANDO,MARTINS ANT?NIO BALDO GERALDO
Revista Brasileira de Fruticultura , 2002,
Abstract: Estimaram-se os componentes da variancia e sua participa o porcentual na variancia de caracteres de genótipos de acerola de Itápolis, Viradouro e Jaboticabal. Realizaram-se avalia es em folhas, frutos e outros caracteres das plantas, de dez/97 a jan/99. Na estima o, adotaram-se os modelos com clones, épocas e clones x épocas, quando havia duas plantas do mesmo clone e com genótipos e épocas, quando havia uma planta por genótipo. Verificaram-se diferen as significativas em clones, épocas e clones x épocas em todos os caracteres, exceto comprimento de folhas (CMFO), rendimento de polpa (RMP20FR) e dias em colheita, que apresentaram significancia em fatores específicos. A variancia ambiental interfere mais acentuadamente em largura de folha (LMFO), massa de polpa, quantidade de vitamina C (VITC), RMP20FR e crescimento de ramos. Os proporcionalmente elevados componentes de variancia genética de CMFO, LMFO, altura de planta, diametro de copa, altura de fruto, VITC e massa de fruto tornam efetiva a sele o de genótipos.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.