oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Instrumentos governamentais: reflex es para uma agenda de pesquisas sobre implementa o de políticas públicas no Brasil Governmental instruments: reflections for a research agenda on implementation of public policies in Brazil
Leila Giandoni Ollaik,Janann Joslin Medeiros
Revista de Administra??o Pública , 2011, DOI: 10.1590/s0034-76122011000600015
Abstract: Na administra o pública federal brasileira coexistem instrumentos tradicionais - como implementa o por gest o direta e por uso de incentivos econ micos; por gest o indireta, mediante convênios, concess es de uso - e instrumentos mais recentes. Neste artigo, reflete-se sobre o uso de instrumentos governamentais na implementa o de políticas públicas e se prop e uma agenda de pesquisas no Brasil. A reflex o se justifica pelo interesse em colocar o debate - perene, de teor geralmente ideológico, sobre a relativa superioridade ou n o da gest o direta e da gest o por instrumentos mais indiretos - em base tecnicamente fundamentada. Define-se instrumento governamental como um método identificável por meio do qual a a o coletiva é estruturada para lidar com um problema público. Após levantamento de teorias pertinentes sobre implementa o de políticas públicas e sobre instrumentos governamentais, apresenta-se uma discuss o sobre os possíveis processos de escolha e diversas tipologias existentes. Evidencia-se a necessidade de mais estudos, especialmente brasileiros, na área; sendo recomendada uma agenda com quatro linhas de pesquisa. A variety of government tools or instruments for implementation of public policy coexist at present in the Brazilian federal government, ranging from direct management by government organs to more indirect ones such as economic incentives, grants, and concessions of various sorts. In this essay, we reflect on the use of government instruments in the implementation process and propose a research agenda on the subject for Brazil. This reflection is justified in view of the interest in establishing a solid technical basis for the perennial, and frequently ideological debate about the relative superiority of direct management or management by means of more indirect instruments. Government instrument is defined as being an identifiable method for structuring collective action for dealing with a public problem. After an overview of pertinent theory with respect to public policy implementation and government instruments, a discussion is presented about possible processes for instrument choice and of the variety of existing typologies. The need for further studies, particularly in the Brazilian context, is shown; and a research agenda is recommended.
Pesquisa aplicada em linguagem: alguns desafios para o novo milênio  [cached]
Faraco Carlos Alberto
DELTA: Documenta??o de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , 2001,
Abstract: Faz-se uma leitura crítica de modos hegem nicos de conceber a linguagem verbal em lingüística como ponto de partida para uma reflex o sobre alguns desafios para o futuro das pesquisas aplicadas em linguagem.
GEST O DO CONHECIMENTO: UMA ANáLISE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS DESENVOLVIDAS NA PRIMEIRA DéCADA DO SéCULO XXI
Ewerton Alex Avelar,Eliane Apolinário Vieira,Thiago de Sousa Santos
Perspectivas em Gest?o & Conhecimento , 2011,
Abstract: Este artigo apresenta os resultados de um estudo que visou analisar as pesquisas publicadas sobre o tema “gest o do conhecimento” entre os anos de 2001 e 2010 nos principais periódicos de Administra o conforme a Coordena o de Aperfei oamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa desenvolvida pode ser classificada como exploratória e descritiva, com um caráter inerentemente quantitativo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, de análise bibliométrica e de análise sociométrica. No total, foram analisados 32 artigos. Verificou-se uma queda no número de artigos na segunda metade da década estudada, com predominancia dos estudos empíricos de natureza qualitativa sobre os demais. Verificou-se que aproximadamente 91% dos autores publicaram apenas uma vez sobre o tema, um percentual que supera significativamente o estabelecido pela Lei de Lotka (aproximadamente, 60%). Constatou-se, assim, uma produ o dispersa dos autores que trabalham com o tópico gest o do conhecimento. Tal situa o contribui para o baixo valor de densidade das redes de coopera o entre os autores: 0,0236. Destaca-se, ainda, que foram observadas correla es positivas e bastante significativas entre o número de artigos publicados pelos autores e os seus indicadores sociométricos analisados (Grau de Centralidade, Intermedia o e Proximidade). Esse resultado parece destacar evidências empíricas de que inser o de um pesquisador em uma rede de colabora o tende a aumentar a sua produtividade.
Forma o continuada de professores para atua o em informática na educa o: reflex es sobre uma prática  [cached]
Miguel Alfredo Orth,Patrícia Kayser Vargas Mangan,Dirleia Fanfa Sarmento
ETD : Educa??o Temática Digital , 2011,
Abstract: O presente artigo busca problematizar uma experiência de capacita o, dentro de um programa de forma o e ou capacita o continuada, de professores para atuar na Educa o a Distancia (EAD) vivida em uma institui o de ensino superior. Além disso, o trabalho tem por base uma pesquisa que se está realizando na área de capacita o professor para atuar na modalidade a distancia, bem como busca apresentar algumas reflex es decorrentes da análise de dados coletados. Para obter esses dados, se fez uso da pesquisa-a o e de depoimento dos próprios professores/alunos.
Indisciplina na escola: uma reflex o sobre a dimens o preventiva  [cached]
Joe Garcia
Revista Paranaense de Desenvolvimento , 1999,
Abstract: This article presents some considerations on school discipline problems at the elementary through high school levels. Initially it approaches the concept of discipline problems, examining their main forms of expression, as well as the current causes and characteristics. Then it explores some of the unique aspects of discipline problems that are currently being observed, emphasizing the importance of preventive practices as the most effective strategy for facing such problems. Finally, this article describes some schoolwide strategies of preventive discipline, highlighting the need for sharing attitudes on discipline problems, through a democratically constructed policy. Este artigo traz uma reflex o sobre a quest o da indisciplina escolar na educa o básica. Inicialmente discute o próprio conceito de indisciplina escolar, considerando suas principais formas de express o, explorando, a seguir, algumas das suas causas e características atuais. Destaca aspectos singulares da indisciplina escolar neste final de século e a importancia do enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema. Ao final, apresenta algumas considera es sobre encaminhamentos preventivos em nível de escola, enfatizando a necessidade de uma postura compartilhada em rela o à indisciplina, na forma de uma política definida, de bases democráticas.
A leitura no tempo e no espa o: uma reflex o sobre a cultura e a memória na mídia  [cached]
Mágda Rodrigues da Cunha
Conex?o : Comunica??o e Cultura , 2007,
Abstract: Investigar as rela es que se estabelecem em uma sociedade midiatizada é pesquisar cada vez as diferentes camadas e marcas deixadas pela história das mídias. História essa que permanece ou se modifica, de acordo com as tramas da cultura. O que este artigo prop e é a possibilidade de ler hoje, por intermédio da reinven o e reacomoda o das mídias, as marcas que vêm sendo deixadas sob influência da cultura que, por sua vez, também se reinventa a cada nova mudan a, em diálogo com os diferentes horizontes históricos. As características que atualmente se evidenciam, de uma sociedade individualista, também marcam as formas de comunicar, por intermédio de conteúdos personalizados. A solid o, que muitos atribuem aos navegadores na internet, é a mesma que, numa trama muito complexa, possibilita a existência de uma sociedade em escala global. Cultura, memória, tempo e espa o s o as categorias que este texto elege como base de reflex o, para pensar os motivos de uma comunica o individualizada e em rede simultaneamente.
A inclus o da família na aten o psicossocial: uma reflex o  [PDF]
Fernanda Barreto Mielke,Eglê Kohlrausch,Agnes Olschowsky,Jacó Fernando Schneider
Revista Eletr?nica de Enfermagem , 2010,
Abstract: O presente artigo reflete sobre a inclus o da família na aten o psicossocial, novo modelo proposto na área de saúde mental, que tem como objeto de cuidado a unidade familiar em toda sua complexidade, a partir de seu território social. A família é entendida como parceira no cuidado ao indivíduo que sofre psiquicamente, mas também necessita receber o suporte adequado para superar situa es de desgaste físico, emocional, mental e psicológico, devendo encontrar junto aos servi os substitutivos em saúde mental o acolhimento de suas necessidades e apoio para sua reestrutura o. Entendemos que as tecnologias relacionais, especialmente o acolhimento e a escuta, s o estratégias fundamentais para efetivar a inclus o das famílias nos servi os substitutivos em saúde mental. Essas tecnologias fortalecem a produ o de saúde, proporcionam a cria o de vínculos que possibilitam ao núcleo familiar o alcance de uma nova organiza o, facilitando o processo de reabilita o psicossocial e a desinstitucionaliza o, pressupostos da Reforma Psiquiátrica.
Orienta o familiar como estratégia facilitadora do desenvolvimento e inclus o de pessoas com necessidades especiais  [cached]
Rosana Glat,Márcia Denise Pletsch
Revista Educa??o Especial , 2004,
Abstract: Cresce o número de estudos voltados para as mudan as causadas na dinamica familiar em raz o do nascimento de filhos com necessidades especiais. Abordando esse tema, o presente trabalho prop e uma reflex o sobre as transforma es e adapta es que uma família passa com a chegada de um filho com necessidades especiais. O texto apresenta pesquisas sobre o tema, destacando a importancia do trabalho de orienta o, fortalecimento e flexibiliza o das rela es familiares para o desenvolvimento e a inclus o de pessoas com necessidades especiais. Palavras-chave: necessidades especiais. orienta o familiar. dinamica familiar. inclus o.
Controle no trabalho: uma reflex o sobre antigas e novas formas de controle e suas conseqüências sobre os trabalhadores Control of work: old and new approaches and effects on workers  [cached]
Magali Costa Guimar?es
Rege : Revista de Gest?o , 2006,
Abstract: O controle no trabalho tem se constituído em tema de estudo e foco de preocupa o por parte de pesquisadores ligados a diferentes áreas do conhecimento (administra o, ergonomia, engenharia, psicologia, medicina, etc.). Trata-se de um assunto nuclear, principalmente quando se pensa na centralidade do trabalho nos dias atuais e na sua importancia para a constru o da identidade. As transforma es ocorridas no mundo do trabalho apontam para novas formas de controle, que afetam os indivíduos em seu bem-estar físico, cognitivo e afetivo. é com base nesses pressupostos que este artigo tem como objetivo realizar uma reflex o sobre as diferentes formas de controle presentes no contexto organizacional, por meio de uma análise histórica, buscando compreender o surgimento e evolu o do controle no processo de produ o, bem como de uma revis o de pesquisas que apontam as conseqüências da perda ou ausência de controle no trabalho. Parte-se, assim, de uma revis o teórico-conceitual para, num segundo momento, apresentar os resultados desses estudos. Control of work has been the subject of study and concern by researchers in areas such as administration, ergonomics, engineering, psychology and medicine. It is a core issue especially in view of the central importance of work today and it's role in building identity. Transformations in the working world point to new forms of control affecting the individual and his physical, cognitive and affective well being. Different forms of control present in the organizational context were analyzed historically. An understanding of the appearance and evolution of control in the production process was sought as well as evidence of the consequences of a loss or absence of control of work. These results were presented after an initial theoretical and conceptual review.
Psicologia e as práticas institucionais: a pesquisa-interven o em movimento  [PDF]
Rocha, Marisa Lopes da
Psico , 2006,
Abstract: Este trabalho tem como proposta discutir, no primeiro momento, os pressupostos das pesquisas participativas, em especial, os da pesquisa-interven o que traz como referencial teórico-metodológico a análise institucional. No segundo momento, será apresentado o processo de desenvolvimento e as conclus es parciais de uma pesquisa realizada em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Colocar em análise as rela es entre Psicologia e Educa o e suas implica es com as condi es do trabalho docente e a saúde na escola é um objetivo atravessado nas presentes reflex es.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.