oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
O papel dos antipsicóticos atípicos no tratamento do transtorno bipolar: revis o da literatura
Lacerda Acioly LT,Soares Jair C,Tohen Mauricio
Revista Brasileira de Psiquiatria , 2002,
Abstract: Estudos recentes têm demonstrado que a eficácia do lítio é significativamente inferior à descrita pelos primeiros trabalhos, embora ainda seja a medica o de referência no tratamento do transtorno afetivo bipolar. Apesar de um perfil de seguran a desfavorável, os antipsicóticos clássicos sempre apresentaram um papel importante no tratamento desse transtorno psiquiátrico, especialmente como coadjuvante em sua fase maníaca aguda. Os autores, utilizando informa o obtida no Medline, fizeram uma revis o acerca do papel dos antipsicóticos atípicos no tratamento dos pacientes bipolares. Baseado nos dados da literatura, a olanzapina mostrou-se bastante eficaz no manejo da mania aguda, quando uma média de 63,5% dos pacientes apresentaram melhora significativa em estudos duplo-cego controlados, apresentando ganho de peso como único efeito colateral relevante. A clozapina e, mais ainda, a risperidona apresentaram dados menos consistentes, grande parte em fun o de deficiências metodológicas dos poucos estudos conduzidos até o presente estudo. Os dados preliminares relativos à eficácia desse grupo farmacológico nos quadros refratários e nos sintomas depressivos s o promissores, mas ainda n o definitivos. Em rela o a seus efeitos potenciais como estabilizadores do humor, n o existem evidências conclusivas oriundas de estudos controlados, mas há interesse considerável para realiza o de investiga es em pacientes bipolares tratados com antipsicóticos atípicos por períodos de tempo mais prolongados. Pesquisas futuras poder o tornar mais claras essas possíveis características terapêuticas.
Programa de abordagem interdisciplinar no tratamento do transtorno de personalidade borderline: relato da experiência no ambulatório Melanie Klein do Hospital Psiquiátrico S o Pedro  [cached]
Dal'Pizol Adriana,Lima Liliane Dias de,Ferreira Leticia Medeiros,Martins Milene Calderaro
Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul , 2003,
Abstract: INTRODU O: Os transtornos de personalidade s o uma classe diagnóstica em Psiquiatria cujo tratamento n o está ainda claramente definido. Devido ao grande número de altera es que o transtorno de personalidade borderline ocasiona na vida de seus portadores, propomos um atendimento interdisciplinar integrado. Esta proposta organiza-se em quatro eixos: psicoterapia individual de orienta o analítica, grupoterapia de orienta o analítica, psicofarmacoterapia e interven es sociais. METODOLOGIA: Este estudo baseia-se na descri o da experiência obtida pelos autores na implanta o de um Programa de Abordagem Interdisciplinar no Tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline, utilizando como exemplo dois relatos de caso sucintos, a respeito de duas pacientes com transtorno de personalidade borderline. Foram avaliados critérios qualitativos para descrever a melhora obtida pelas pacientes através do Programa (relacionamento interpessoal, interesses e atividades ocupacionais e de lazer, autonomia) e quantitativos (número de interna es, tentativas de suicídio, procura por servi os de emergência). RESULTADOS E DISCUSS O: As interven es sociais mostraram-se eficazes ao incrementar as terapêuticas já tradicionalmente colocadas. Houve melhoras relacionadas aos critérios acima colocados. CONCLUS O: Os resultados encontrados alertam-nos para a necessidade de observarmos os pacientes em seus diversos contextos, de forma a apresentar interven es que dêem conta dessas múltiplas dimens es.
A abordagem evolucionista do transtorno de personalidade anti-social  [cached]
Vasconcellos Silvio José Lemos,Gauer Gabriel José Chittó
Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul , 2004,
Abstract: O principal objetivo do presente artigo é discutir a abordagem evolucionista do Transtorno de Personalidade Anti-Social (TPAS). S o abordados os principais argumentos desenvolvidos no ambito da Psicologia Evolucionista que tentam evidenciar o caráter adaptativo deste transtorno num ambiente primitivo de intera o social. Ao longo do artigo, s o enfocados os principais pressupostos vinculados ao paradigma evolucionista e suas implica es na compreens o filogenética de um dos transtornos que mais amplamente demanda análises e investiga o na esfera da Psiquiatria. S o também discutidas algumas adequa es e inadequa es do citado modelo e seu valor explanatório para a compreens o da atual prevalência do TPAS.
Um caso de transtorno de personalidade borderline atendido em psicoterapia dinamica breve  [cached]
Cunha Paulo Jannuzzi,Azevedo Maria Alice Salvador B. de
Psicologia: Teoria e Pesquisa , 2001,
Abstract: Trata-se de um caso de Transtorno de Personalidade Borderline, encaminhado para a área de Psicoterapia Dinamica Breve (PDB) do Centro de Psicologia Aplicada da UNESP - Bauru/SP. O foco delimitado consistiu em trabalhar as características depressivas do paciente, buscando ajudá-lo a elaborar o luto pela perda de sua m e. A análise deste caso veio corroborar a hipótese de que pacientes com transtorno de personalidade borderline também podem ser beneficiados com a PDB. A peculiaridade desta modalidade de atendimento está relacionada ao estabelecimento de objetivos terapêuticos (foco) condizentes com as reais possibilidades e limites de cada paciente.
Tratamento farmacológico do transtorno de estresse pós-traumático  [cached]
Bernik Márcio,Laranjeiras Marcionilo,Corregiari Fábio
Revista Brasileira de Psiquiatria , 2003,
Abstract: Os autores apresentam uma revis o de literatura sobre a farmacoterapia do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Poucos ensaios clínicos controlados já foram feitos nesta área, mas o interesse no transtorno é crescente. Os antidepressivos, especialmente aqueles com atividade serotonérgica, parecem ser tratamentos farmacológicos eficazes no TEPT, seja como tratamento primário ou em associa o com a psicoterapia.
PRODU O CINEMATOGRáFICA COMO FONTE DE ESTUDO SOBRE TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ESQUIZOTíPICA  [cached]
Amecélia Guerra Sangiovann,Nadja Cristiane Lappann Bott
Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria , 2011,
Abstract: Objetivo: caracterizar o transtorno da personalidade a partir do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate de acordo com a psiquiatria dinamica e os critérios diagnósticos definidos pelo DSM-IV. Metodologia: Utilizado o método do estudo de caso do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate por considerar melhor fonte para a coleta de dados devido à complexidade do objeto de estudo. Resultados: No filme A Fantástica Fábrica de Chocolate identifica-se no personagem principal, Willy Wonka, o transtorno da personalidade esquizotípica com a presen a dos nove critérios diagnósticos. Em rela o à vivência familiar verifica-se a importancia do padr o relacional paterno na constru o da personalidade esquizotípica do personagem Willy Wonka. Conclus o: Entende-se que este estudo de caso pode colaborar para o ensino dos transtornos da personalidade de forma criativa e interessante, pontos importantes para a capacita o dos profissionais da Enfermagem para uma interven o eficaz na área da Saúde Mental.
Síndrome de La Tourette: Revis o de literatura  [cached]
Teixeira, Larissa Lane Cardoso,Pantoja Júnior, José Mariano Soriano,Palheta Neto, Francisco Xavier,Targino, Mauricio Neres
Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia , 2011,
Abstract: Introdu o: A Síndrome de La Tourette (ST) foi descrita pela primeira vez em 1825 e se trata de uma patologia neuropsiquátrica de início geralmente na infancia, que acomete mais o sexo masculino, caracterizada por notável comprometimento psicológico e social, causando impacto na vida dos portadores e familiares. Até pouco tempo, essa patologia era considerada uma condi o rara, porém, estudos atuais demonstram que a taxa de prevalência pode variar de 1% a 2,9% em alguns grupos. Objetivo: Realizar uma revis o de literatura sobre os principais aspectos relacionados à Síndrome de La Tourette. Síntese dos dados: A ST é um distúrbio genético, associado a altera es neurofisiológicas e neuroanat micas, caracterizado por fen menos compulsivos, cuja etiologia ainda é desconhecida. O quadro clínico é composto, principalmente, por tiques motores e vocais que se subdividem em simples e complexos. A sua associa o com Transtorno Obsessivo Compulsivo e Transtorno do Déficit de Aten o e Hiperatividade é relativamente comum. O diagnóstico é eminentemente clínico e n o existe, até o momento, nenhum teste laboratorial específico que confirme esta patologia. O tratamento é fundamentado, principalmente, na terapia psicológica. Porém, quando há necessidade do emprego de fármacos, os mais utilizados s o os antagonistas dos receptores de dopamina. Conclus o: A ST causa diversos prejuízos psicossociais e educacionais para o indivíduo e familiares. Porém, o diagnóstico e tratamento precoces s o capazes de minimizar ou anular estes danos. Desta forma, conhecer os aspectos gerais que norteiam a ST é de fundamental importancia para preservar a qualidade de vida dos portadores da doen a.
Personalidade e conduta violenta  [PDF]
Gauer, Gabriel José Chittó
Civitas , 2001,
Abstract: O artigo apresenta uma breve revis o bibliográfica tendo como foco a rela o entre a personalidade e a conduta violenta. S o abordados de forma especial os recentes avan os na área da psiquiatria biológica, como a rela o causual entre a baixa concentra o de serotonina no SNC e o comportamento agressivo. Como o indivíduo é um ser bio-psico-social levantamos algumas quest es que auxiliam o entendimento da conduta violenta de uma forma mais abrangente. Concluímos que os estudos nesta área s o escassos e que muito ainda necessita ser pesquisado para que possa intervir de forma mais consistente no tratamento e preven o do comportamento violento.
Avalia??o psicológica da personalidade de condutores: uma revis?o de literatura
Silva, Fábio Henrique Vieira de Cristo e;Alchieri, Jo?o Carlos;
Psico-USF , 2007, DOI: 10.1590/S1413-82712007000200007
Abstract: every year millions of brazilians are psychologically assessed in order to drive vehicles, according to the current legislation. the object of this work was review the brazilian empirical studies on the psychological assessment of the personality characteristics used in the evaluation processes of drivers. the publications on this subject in the country were identified, as well as their main themes and methods used; and their procedures and results obtained were listed. it is concluded that the researches on the personality of drivers are scarce and restricted in their results, based on generalizations and without offering conclusive results which justify the need to evaluate this psychological construct in order to drive vehicles.
Avan os no diagnóstico do transtorno do humor bipolar  [cached]
Alcantara Igor,Schmitt Ricardo,Schwarzthaupt Alexandre Willi,Chachamovich Eduardo
Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul , 2003,
Abstract: Atualmente, vemos transforma es no diagnóstico do Transtorno de Humor Bipolar (THB). A prática clínica exige conhecimento mais detalhado da correla o THB - outras doen as psiquiátricas. Nessa revis o n o-sistemática, foram abordados aspectos diagnósticos do THB: a) histórico, b) Espectro Bipolar, c) Depress o Atípica (DeA) e Disforia Histeróide, d) Estados Mistos, e) rela o THB-Transtornos de Ansiedade, f) rela o com o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), g) contraponto ao conceito de espectro bipolar. A doen a é conhecida desde a Grécia Antiga. Os estudos baseados nas publica es de Hagop Akiskal expandem o diagnóstico para além dos critérios usualmente utilizados, criando o conceito de espectro bipolar. A alta prevalência de comorbidade entre THB e Transtornos de Ansiedade corroboram que ambos compartilham o mesmo substrato neurobiológico. O debate demonstra que n o há consenso, expondo a fragilidade dos nossos métodos diagnósticos. Entretanto, a revis o mostra a utilidade de sempre considerar o THB como diagnóstico diferencial.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.