oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Impactos ambientais decorrentes da ocupa o de áreas reguladoras do aporte de areia: a planície Costeira da Caponga, município de Cascavel, litoral leste cearense.  [cached]
Antonio Jeovah de Andrade Meireles
Confins , 2008, DOI: 10.4000/confins.2423
Abstract: Pour définir les impacts environnementaux associés à l'occupation humaine dans des secteurs caractérisés par l'apport de sédiments (bypass) sur la plage, via des champ de dunes et l’estuaire, ont été réalisées des études géo-environnementales dans la plaine c tière du Caponga, en y incluant un promontoire, une bande littorale et l’embouchure du canal estuarien de même nom. Les résultats ont été représentés dans des modèles évolutifs, intégrés à partir de la définition des flux de matière et d'énergie qui transitent dans la zone c tière. Les conséquences de l'expansion urbaine sur le promontoire, les dunes, la plage et le canal estuarien ont été caractérisées afin de définir des mesures adaptées de planification et de gestion. Environmental impacts caused by the occupation of areas regulating the sand input to the coast line in the coastal plain of Caponga, Cascavel town, East Coast of Ceará. To determine the environmental impacts related to human occupation in areas characterized by the input of sediments (bypass) to the coastal line, through dunes and estuary, we carried out geoenvironmental studies in the coastal plain of Caponga. They included sections represented by a headland, coastal line and river mouth of the estuarine channel of Caponga. The results were represented in integrated evolutionary models based on the definition of flows of matter and energy that occur in the coastal area. The effects of urban expansion on the headland, dunes, shore and estuarine channel were characterized so as to define adequate measures of planning and management. Para definir os impactos ambientais associados à ocupa o humana em áreas caracterizadas pelo aporte de sedimentos (bypass) para a faixa de praia, via campo de dunas e estuário, foram realizados estudos geoambientais na planície costeira da Caponga, abrangendo setores representados por um promontório, faixa litoranea e desembocadura do canal estuarino de mesmo nome. Os resultados foram representados em modelos evolutivos, integrados a partir da defini o dos fluxos de matéria e energia que transitam na zona costeira. As conseqüências da expans o urbana sobre o promontório, dunas, praia e canal estuarino foram caracterizadas de modo a definir medias adequadas de planejamento e gest o.
Impactos ambientais causados pela minera o e beneficiamento de caulim
Silva Alessandro Costa da,Vidal Mariangela,Pereira Madson Godoi
Rem: Revista Escola de Minas , 2001,
Abstract: Caulim é um tipo de argila constituída principalmente por caulinita, sendo empregada na fabrica o de vários produtos, tais como papel, porcelana, adubos, cosméticos, etc. Apesar de sua elevada importancia sócio-econ mica para o país, sua extra o e beneficiamento provocam impactos ambientais. Para mitigar esses impactos existem leis, que atualmente exigem a elabora o de EIAs/RIMAs (Estudos de Impactos Ambientais/Relatórios de Impactos Ambientais), nos quais é imprescindível a inclus o de PRADs (Plano de Recupera o de áreas Degradadas). é preciso que as empresas que atuam nessa área se conscientizem da necessidade da preserva o ambiental e da necessidade de um desenvolvimento sustentável, a fim de poderem usufruir das ISOs 9000 e 14000, tendo o privilégio de possuir um "Selo Verde" de Qualidade Ambiental, o que favorecerá a comercializa o de seus produtos em nível nacional e internacional.
Impactos ambientais culturais e estéticos no Parque Estadual do Pico do Jabre, Maturéia (PB)  [cached]
Angela Maria Cavalcanti Ramalho,Camila Carol Albuquerque Oliveira,Pollyana Soares de Abreu Morais,Suely Oliveira Pinheiro Costa
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2009,
Abstract: O impacto ambiental geralmente resultante de atividades antrópicas, podem afetar direta ou indiretamente o ecossistema, a popula o, as atividades socioecon micas, as condi es estéticas e culturais como também a qualidade de vida e dos recursos ambientais. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise dos impactos culturais e estéticos no Parque Estadual do Pico do Jabre, na cidade de Maturéia (PB), resultante principalmente da implanta o de torres de comunica o. Foi feito um levantamento de dados e uma visita de campo para analisar os impactos culturais e estéticos existentes naquela Unidade de Conserva o. A área analisada é vista como de grande potencial para a prática do Ecoturismo, porém n o há condi es favoráveis a este tipo de atividade devido à ausência de investimentos e valoriza o da mesma; tornando o ambiente facilmente degradado pelos visitantes. A comunidade tradicional do entorno do Parque, que poderia ser beneficiada com a atividade turística, teve sua cultura modificada. Essa mudan a está relacionada à apropria o daquele espa o por empresas de telecomunica es, as quais provocaram além de impactos ambientais, problemas atípicos no cotidiano da regi o. Neste contexto o trabalho mostra a situa o de uma das unidades de conserva o de maior relevancia do Estado da Paraíba, um cenário digno de respeito, mas que se encontra degradado e esquecido.
Pagamento por servi os ambientais aliando conserva o e Ecoturismo  [cached]
Marco Aurélio Pereira,Wildes Gomes de Campos
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2009,
Abstract: A regi o de Itacaré, no sul da Bahia possui grande parte das suas trilhas, praias, lagoas e rios situados na área de Prote o Ambiental (APA) Itacaré Serra Grande. Nessa regi o encontram-se inúmeras pequenas propriedades rurais que perderam sua voca o agrícola com a crise cacaueira nos anos de 1990 e com as restri es consequentes da institui o da APA. Tais propriedades abrigam florestas de grande biodiversidade, que precisam ser preservadas das a es de ca adores, de extra es ilegais de madeira e dos impactos negativos de um turismo predatório. O trabalho de campo desenvolvido neste estudo objetivou realizar um diagnóstico para avaliar a possibilidade da cria o de um fundo para Pagamento de Servi os Ambientais (PSA) tendo o trade turístico como potencial doador e pequenos proprietários rurais vinculados a projetos socioambientais já em desenvolvimento, como beneficiários do mecanismo de pagamento. Foram entrevistados proprietários rurais para calcular a renda agrária de cada propriedade e verificar o custo de oportunidade do uso da terra. A partir do custo de oportunidade seria possível estabelecer o valor do pagamento e o montante necessário para a composi o do fundo. Com a finalidade de identificar a disponibilidade dos empreendedores locais a contribuir com o fundo, foram aplicados questionários de Valora o Contingente aos empreendedores turísticos locais. Tais questionários continham três tipos de quest es: abertas, para ordena o (ranking) e de alternativas. Na inten o de articular a necessidade de manter a riqueza biológica, o potencial turístico da regi o e melhorar a qualidade de vida dos proprietários rurais, este trabalho analisou, também, a disponibilidade de contribui o dos turistas e do trade turístico da regi o para a implanta o do projeto de PSA. Conclui-se que, é viável a implementa o de um fundo para pagamento de servi os ambientais devido a disponibilidade para contribui o por parte dos empreendedores e turistas. No entanto, como hipótese derivada do estudo, entendese que este mecanismo n o é suficiente para garantir a sustentabilidade ambiental da regi o, necessitando de a es complementares com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor.
Impactos decorrentes da implanta o de pólos geradores de viagens na estrutura espacial das cidades
Erika Cristine Kneib,Paulo Cesar Marques da Silva,Licinio da Silva Portugal
Transportes , 2010,
Abstract: Resumo:Em meio às altera es que ocorrem nas cidades, com ênfase no uso e ocupa o do solo e nos deslocamentos, este trabalho tem por objetivo avaliar os possíveis impactos decorrentes da implanta o de Polos Geradores de Viagens (PGVs) na estrutura espacial das cidades, conformada pelo conjunto de centros e subcentros urbanos. Como conclus o, a partir do método desenvolvido, corroborase a rela o entre os PGVs e os impactos decorrentes destes na estrutura espacial da cidade objeto do estudo. Assim como, identificamse as atividades que mais contribuem para tal rela o. Abstract: Among the changes that take place in the cities, especially those related to trips and to land use and occupation, this paper aims at assessing the possible impacts caused by the implantation of trip generating developments in their spatial structure, shaped by urban centres and subcentres. In conclusion, from the method developed in the work, the relationship is confirmed between trip generating developments and their impacts on the spatial structure of the city studied, as well as the activities that most contribute to that relationship are identified.
Impactos ambientais em trilhas: agricultura X ecoturismo - um estudo de caso na Trilha do Quilombo (PEPB—RJ)  [cached]
Vivian Castilho da Costa,Beatriz Pereira Triane,Nadja Maria Castilho da Costa
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2008,
Abstract: O Ecoturismo, apesar de ter crescido o seu número de adeptos no Brasil, vem sofrendo com o pouco ordenamento da visita o em grande parte de suas Unidades de Conserva o. As suas trilhas demonstram-se como um dos maiores atrativos (contato com os ambientes naturais para lazer e prática de esportes), mas, devido a falta de planejamento e manejo mais adequado vem sofrendo com impactos ambientais. Os estudos referentes às trilhas e aos impactos dos seus diferentes usos s o importantes na medida em que uma vez estabelecidas em UCs, as trilhas possuem papel crucial no manejo do meio ambiente onde está inserida. O presente artigo parte da premissa que o uso freqüente e intensivo de trilhas como local de passagem da produ o agrícola de pequenos sitiantes que residem no interior da segunda maior Unidade de Conserva o do município do Rio de Janeiro localizada na zona oeste – o Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) – pode causar impacto erosivo no solo, estabelecendo desta forma, uma contradi o com a finalidade de sua preserva o, estabelecida pelo SNUC, (2000). Portanto, este estudo proporcionou um melhor conhecimento e diagnóstico dos impactos erosivos de uma de suas principais trilhas (próxima à sede) chamada trilha do Quilombo que foi analisada sob a ótica geográfica para o planejamento ambiental de suas atividades ecoturísticas.
BRASIL. COPA DO MUNDO 2014: ANáLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS, ECON MICOS E SOCIAIS  [cached]
Lucas Porciuncula Porto,Lucas Freier Ceron,Luiz Ernani Bonesso de Araujo
Revista Eletr?nica do Curso de Direito da UFSM , 2013, DOI: 10.5902/198136948346
Abstract: O presente artigo tem por objetivo analisar os impactos ambientais, econ micos e sociais que a constru o dos estádios sede da Copa do Mundo gerará para o Brasil, principalmente nas localidades em que ser o construídas. Pretende – se abordar neste trabalho uma vis o geral de como as obras e as infraestruturas geradas afetar o as comunidades que ser o removidas de suas casas. N o bastassem os impactos sociais têm-se como outro grave problema os impactos ambientais. é certo que o evento gerará ganhos econ micos em benefício de uma parte da popula o e, causando problemas para os setores da popula o mais fraca economicamente. Esses fatos podem ser enquadrados como um problema de justi a ambiental. Nesse sentido a análise se voltará para a rela o entre os impactos e seus efeitos para a popula o atingida. Como método de pesquisa utiliza – se o método indutivo, pois se analisará os efeitos impactantes e sua rela o com as no es de sustentabilidade e justi a ambiental.
Impactos Ambientais das Atividades Agrícolas em Roraima. = Environmental Impacts of Agriculture Activity in Roraima State.
Valdinar Ferreira Melo,Sandra Cátia Pereira Uch?a,Raphael H. S. Siqueira,Dianair F. da Silva
Agro@mbiente On-line , 2008,
Abstract: A agricultura foi a grande responsável pelo processo de coloniza o do Brasil. No entanto, estas atividades se desenvolveram ás expensas de a es negativamente impactantes ao meio ambiente. Este trabalho tem com objetivo abordar os impactos ambientais causados pela atividade agrícola no estado de Roraima, despertando o interesse da comunidade para o uso de uma agricultura fundamentada no conceito de sustentabilidade. A prática agropecuária no Brasil, inicialmente de forma empírica, sem muito conhecimento e preocupa o com seus efeitos no ambiente, causou a dizima o de grande parte das florestas e a biodiversidade, mas, também, possibilitou a ocupa o da terra e a defini o dos limites territoriais brasileiros, definindo-se como de grande importancia para a sustenta o da economia, imprimindo ao Brasil sua voca o agrícola. A atividade nos anos 60 foi concebida para a valida o de pacotes tecnológicos importados, contribuiu para a execu o de práticas socialmente excludentes e ambientalmente danosas, com reflexos positivos na produ o agrícola e comércio de insumos, à custa da implanta o de sistemas monoculturais, com motomecaniza o, irriga o e emprego intensivo de fertilizantes químicos e pesticidas. A impropriedade ambiental deste modelo originou movimentos que culminaram com a conscientiza o para estas quest es, tendo como respostas a elabora o de instrumentos técnicos e jurídicos, e formula o de propostas para avaliar e mitigar os impactos ambientais e modificar as a es humanas, tornando-as mais condizentes com novos paradigmas da sociedade. Em Roraima, esta atividade sofre uma nova mudan a, onde as técnicas primitivas de explora o agrícola come am a ser substituídas por atividades tecnificadas com o uso intensivo de tecnologias, com risco de improbidade ambiental que pode culminar com a degrada o do meio, caso n o haja uma perícia profunda das características ambientais sem negligenciar as técnicas e resultados de pesquisas que possibilitam o desenvolvimento sustentável do ambiente. = The agriculture was the great responsible for the colonization process of Brazil. However, these activities grew with negatively impacts to the environment. The objective of this work are to approach the environmental impacts caused by the agricultural activity in Roraima state, waking up the community's interest for the use of an agriculture based on the sustainability concept. The agricultural practice in Brazil, initially in an empiric way, without much knowledge and concern with their effects in the environment, it caused the decimation of great part of fo
APLICA O DO METODO DE ANáLISE HIERARQUICA (MAH) NA ANALISE E AVALIA O DE IMPACTOS AMBIENTAIS DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES URBANOS
Dominique Mouette,Jurandir F. R. Fernandes
Transportes , 2010,
Abstract: O estudo de impacto ambiental envolve uma grande quantidade de critérios e parametros, sendo necessário o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar. A complexidade dos impactos decorrentes dos sistemas de transporte urbanos que possuem características e magnitudes muito diferentes, somada a n o obrigatoriedade do estudo, fizeram com que poucos estudos fossem efetuados e tornou evidente a necessidade de metodologias de avalia o dos mesmos. Este estudo aborda a utiliza o do Método de Analise Hierárquica, um procedimento multicriterial na analise e avalia o dos impactos ambientais dos sistemas de transportes urbanos. ABSTRACT The study of environmental impacts involves a large amount of criteria and parameters being necessary to work with a multisciplinary team. The impacts due to urban transportation are very complex having different characteristics and magnitude, besides that, in Brazil, these studies are not obliged by law. These facts leads to few studies of the environmental impacts and evidences the necessity of developing methodologies which makes possible the impact's evaluation. This study refers to the utilization of the Analytical Hierarchy Process, a multicriteria procedure in the evaluation and analysis of environmental impacts in urban transportation.
Conserva o de recursos naturais e práticas turísticas sustentáveis em Vargem (SP)  [cached]
S?nia Regina da Cal Seixas,Cristiane Ferraz e Silva Suarez,Giovana Dominicci Silva,Almerinda Antonia Barbosa Fadini
Revista Brasileira de Ecoturismo , 2010,
Abstract: O crescimento acelerado do turismo em áreas protegidas tem gerado debates quanto às dificuldades de integrar a es sustentáveis no planejamento turistico-ambiental dos municípios. Neste contexto, este artigo busca discutir a conserva o dos recursos naturais através de práticas turísticas - ambientais sustentáveis no município de Vargem/SP – pertencente à área de Prote o Ambiental do Sistema Cantareira, Regi o Bragantina, utilizando o diagnóstico ambiental e a identifica o dos atrativos naturais reais e potenciais como instrumento de planejamento local. Além de fortalecer a educa o ambiental aliada a práticas sustentáveis, sempre envolvendo os turistas nesses processos, visando proporcionar a sustentabilidade dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Esta APA possui várias nascentes e pontos de capta o de importancia regional e remanescentes significativos de Mata Atlantica, apresentando uma problemática ambiental centrada na conserva o de recursos hídricos gerados, principalmente, a partir das altera es decorrentes da constru o do Sistema Cantareira e da duplica o da Rodovia Fern o Dias. Ambos foram determinantes nos processos de expans o industrial e urbana e de incremento turístico na regi o. Assim, o município de Vargem vem passando por transforma es socioambientais e de urbaniza o, prejudicando a qualidade dos recursos naturais locais. Mesmo possuindo alguns remanescentes vegetais e uma variada fauna, as consequências dos usos e ocupa o do solo, a es predatórias e antrópicas vêm dificultando a conserva o da biodiversidade e dos recursos hídricos. Esta realidade tem exigido a elabora o e implanta o de estudos, projetos e planos de a o, que visem minimizar os impactos negativos gerados a partir da atividade turística e maximizar os positivos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e na conserva o dos recursos naturais da regi o. Este artigo é fruto da pesquisa Qualidade de vida, turismo e sustentabilidade na APA do Sistema Cantareira: um estudo de caso em Vargem / SP (conta com apoio financeiro da FAPESP - Processo 2007/59833-0), que e é parte integrante da tese de doutorado da pesquisadora Cristiane Ferraz e Silva Suarez no Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Pesquisas Ambientais – NEPAM da Universidade Estadual de Campinas - SP/ Brasil.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.