oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Narraciones corporativas.
MANUCCI, Marcelo
Técnica Administrativa , 2005,
Abstract: Las narraciones corporativas definen la trama que sostiene el propósito y los vínculos de la organización, conformando el modelo de organización; mientras que la dinámica de las narraciones corporativas, permite definir a las posibilidades del espacio de competencia en las organizaciones. Las narraciones corporativas definen la trama que sostiene el propósito y los vínculos de la organización, conformando el modelo de organización; mientras que la dinámica de las narraciones corporativas, permite definir a las posibilidades del espacio de competencia en las organizaciones. Las narraciones corporativas definen la trama que sostiene el propósito y los vínculos de la organización, conformando el modelo de organización; mientras que la dinámica de las narraciones corporativas, permite definir a las posibilidades del espacio de competencia en las organizaciones
Em contato com as doen as genéticas: a norma e a raz o como tradi es culturais presentes no discurso de profissionais médicos do Instituto Fernandes Figueira, Funda o Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil  [cached]
Martins Antília Januária,Cardoso Maria Helena Cabral de Almeida,Llerena Jr. Juan Clinton
Cadernos de Saúde Pública , 2004,
Abstract: O estudo buscou captar a influência de tradi es culturais arraigadas na constru o do discurso que médicos do Instituto Fernandes Figueira/Funda o Oswaldo Cruz produzem acerca das crian as com doen as genéticas associadas a malforma es congênitas e ao retardo mental, assim como, as reflex es que o atendimento/convívio profissional com tais doen as ensejaram. Os dados foram coletados através de entrevistas orais do tipo narrativa conversada e do material analisado semioticamente. Os resultados apontaram para quatro tradi es culturais muito presentes no discurso médico: a norma, a raz o, a família e a religiosidade judaico-crist . Este artigo, contudo, atém-se as duas primeiras, grifando como as dismorfias e as malforma es congênitas associadas às doen as genéticas, cujo prognóstico é sempre encarado como ruim, desafiam as normas arraigadas de perfei o, beleza e produtividade, despertando sentimentos de estranheza, impotência e frustra o, e como a raz o, uma das principais tradi es culturais organizadoras do pensamento moderno, modula o discurso médico sobre as síndromes genéticas associadas ao retardo mental.
O perfil das universidades corporativas no Brasil.
Alesandra Rosa Branco
Revista de Administra??o Mackenzie , 2006,
Abstract: Nos últimos anos, o termo “universidade corporativa” tem se tornado comum entre as organiza es como uma maneira de dar à área de treinamento e desenvolvimento uma dimens o estratégica. Este artigo identificou algumas características dessas universidades em empresas brasileiras. A partir de um levantamento das empresas com universidades corporativas no Brasil, foi analisado seu perfil e identificadas suas principais características. Isso se deu em duas etapas: na primeira, foi realizada a pesquisa bibliográfica; na segunda etapa do estudo, realizou-se uma pesquisa de campo em sete empresas que implantaram suas universidades corporativas. Com base nesses dados empíricos, foi apontado o perfil das universidades corporativas existentes no Brasil.
Ambivalências da funda??o
Miranda Filho, Mário;
Tempo Social , 2000, DOI: 10.1590/S0103-20702000000100012
Abstract: this text is a review of o tirano e a cidade by newton bignotto (s?o paulo, discurso editorial, 1998).
NOVOS CAMINHOS FERROVIáRIOS
Frederico Bussinger
Transportes , 2010,
Abstract: Procura analisar os novos caminhos que o transporte ferroviário brasileiro irá percorrer, nas últimas décadas ele vêm passando por um processo de degrada o e perda de importancia relativa na matriz de transportes, com algumas exce es localizadas, como é o caso dos metr s.
Caminhos da ecoviolência  [cached]
Luis Soczka
Análise Social , 2008,
Abstract: O objectivo deste trabalho é estudar as condi es ecológicas da violência que subjaz a conflitos entre grupos étnicos ou políticos, cujo pano de fundo é o acesso e o controlo de recursos escassos. O artigo pretende também tra ar os caminhos da luta por esses recursos escassos mas vitais, luta essa que catalisa de forma determinada as formas de violência colectiva. O conceito de ecoviolência , desenvolvido por Thomas Homer-Dixon, é aqui usado quer no sentido da violência gerada pela busca de controlo desses recursos naturais valiosos, quer das respostas violentas daí consequentes. The objective of this research project is to study the ecological context of the violence which underlies conflicts between political or ethnic groups where the background involves access to and control over scarce resources. The article also seeks to outline the pathways in the struggle for those scarce but vital resources, a struggle which is the crucial catalyst for forms of collective violence. The concept of ecoviolence , developed by Thomas Homer-Dixon, is used here both in the sense of the violence generated by the search for control over those valuable natural resources, and in the sense of the corresponding violent responses to it.
Universidades corporativas: educa o ou doutrina o?
Sylvia Constant Vergara,Marcus Brauer,Ana Paula Cortat Zambrotti Gomes
Revista de Administra??o Mackenzie , 2005,
Abstract: A presente pesquisa foi motivada pela dissemina o de iniciativas voltadas para a gest o do conhecimento no ambiente empresarial, como as chamadas Universidades Corporativas (UC), consideradas uma evolu o da tradicional área de Treinamento & Desenvolvimento. Questiona-se, contudo, se tais universidades oferecem aos seus participantes subsídios para refletir, criticar, criar, agir em todas as a es inseridas no escopo da educa o, ou se, ao contrário, optam pela doutrina o. Foi este questionamento crítico que desencadeou o estudo aqui apresentado, suportado por pesquisa bibliográfica e de campo. Esta última foi realizada em uma UC brasileira. Contou com a participa o de 103 funcionários da empresa. Os dados foram coletados por meio de um questionário fechado, elaborado com base nas teorias de doutrina o de Ivan Snook e Olivier Reboul. Os resultados desta pesquisa revelaram que a UC pesquisada tem poucas características doutrinárias. Essa circunstancia, de certa forma, fere a suposi o inicial do estudo, porém suscita outras, ao seu final: a) nesta UC n o predomina a doutrina o e o fato de abrir-se para a pesquisa já o afirma; b) por ser uma UC do setor público, a doutrina o n o se faz presente, tanto quanto se faz em uma empresa privada; c) a UC pesquisada tem caráter doutrinário, porém na era do conhecimento em que vivemos, as formas de doutrina o s o sutis; n o raro os doutrinados n o as percebem. Uma nova agenda de pesquisa poderá ajudar a confirmar ou n o essas suposi es.
Compras corporativas estatales: el regalo guardado en el armario  [cached]
Sandro Hernández Diez
Derecho PUCP , 2011,
Abstract: Las compras corporativas son una modalidad de selección incorporada en el TUO del Reglamente de la Ley de Contratacione, aprobada mediente el decret supremo 084-2004-PCM, y que tiene como antecedente la ley de Presupuesto del a o 2003. Tiene entre una de sus principalescaracterísticas a la demanda agregada, un acto mediante el que se recoge la decisión de efctuarla. Se trata de un proceso único, a cargo de una sola entidad. Son ventajas de las compras corporativas obtener menores precios en los bienes o servicios que se desean adquirir o contratar, pues permiten una adecuanda racionalización de los recursos, facilitan la supervisión de los procesos y le dan un mayor valor agregado al dinero del Estado, ya que se podrá adquirir-por el mismo precio-una mayor cantidad de bienes en mejores condiciones para la entidad.
ANáLISIS DE PáGINAS WEB CORPORATIVAS COMO DESCRIPTOR ESTRATéGICO  [PDF]
Llopis Taverner, J.,González Ramírez, M.R.,Gascó Gascó, J.L
Investigaciones Europeas de Direccion y Economia de la Empresa , 2009,
Abstract: Este trabajo se basa en analizar cómo las páginas web corporativas pueden ser una herramienta esencial para detectar tendencias por empresas o sectores, e incluso una fuente primaria de benchmarking. Gracias a esta técnica hemos podido averiguar los puntos clave en la dirección estratégica de las empresas espa olas del Ibex35. Concretamente, hemos pretendido conseguir dos objetivos. El primero consiste en demostrar cómo las web corporativas permiten obtener información directa de las variables estratégicas que pueden definir a las empresas. En cuanto al segundo objetivo, hemos descrito, a través de la metodología propuesta, el perfil corporativo de estas grandes empresas espa olas.
Universidades corporativas como vantagem competitiva na era do conhecimento
Mercya Rozzana Carvalho Santos,Carlos Eduardo Silva
Revista Brasileira de Administra??o Científica , 2011, DOI: 10.6008/ess2179-684x.2011.001.0002
Abstract: A iniciativa das empresas em adotarem as universidades corporativas buscam a otimiza o dos processos, através de um contexto onde o conhecimento assim como as competências humanas atua como fonte inesgotável de estratégias, elas ganharam for a e a aten o das organiza es à medida que demonstravam a capacidade de despertar as potencialidades intelectuais que estavam adormecidas ou desperdi adas. Certamente uma das miss es da universidade corporativa é o combate à rápida obsolescência do conhecimento, à acelera o do fluxo nas organiza es, hoje imperativo na sociedade globalizada. A implanta o das universidades corporativas volta-se para a possibilidade da constru o de parcerias empresa – escola numa rela o benéfica de aprendizagem contínua, quando o conhecimento é visto como vantagem competitiva na era que leva seu nome. A proposta dessa pesquisa consiste em identificar e esclarecer defini es e características das universidades corporativas como também sua funcionalidade e relevancia para aquisi o de vantagem competitiva num contexto que abrange desde seu surgimento até a dissemina o na atualidade. O método utilizado para obten o de informa es foi através de pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses, para que, de um modo geral, fossem apresentados conceitos do tema e funcionassem como suporte para discuss o. Como conclus o dessa pesquisa verifica-se o cenário empresarial voltado para perspectivas de aprendizagem e gest o do conhecimento como vantagem competitiva aliada às estratégias definidas para a organiza o, onde o desenvolvimento do pessoal está adaptado à realidade de cada empresa, de acordo com o comprometimento e importancia dedicada pelas organiza es.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.