oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Aumento na detec o de casos de hanseníase em S o Luís, Maranh o, Brasil, de 1993 a 1998: a endemia está em expans o?  [cached]
Figueiredo Ivan Abreu,Silva Ant?nio Augusto Moura da
Cadernos de Saúde Pública , 2003,
Abstract: Foi realizado estudo epidemiológico descritivo sobre detec o de casos novos de hanseníase em S o Luís, Maranh o, Brasil, de 1993 a 1998, a partir da cria o de banco de dados com 2.796 notifica es. Foram calculados coeficientes de detec o brutos e específicos por sexo, forma clínica e faixa etária. Foi analisada sua tendência temporal por meio dos modelos de ajuste linear, exponencial, geométrico e logarítmico. Evidenciou-se tendência de aumento às custas do sexo feminino e das formas paucibacilares, principalmente da tuberculóide, e mais acentuada na popula o de 15 a 19 anos. O percentual da detec o em menores de 15 anos indicou necessidade de busca ativa da doen a nesta popula o.
Aplica o de modelo bayesiano empírico na análise espacial da ocorrência de hanseníase  [cached]
Souza Wayner Vieira,Barcellos Cristhovam Castro,Brito Ana Maria,Carvalho Marília Sá
Revista de Saúde Pública , 2001,
Abstract: OBJETIVO: Analisar a distribui o espacial da hanseníase, identificar áreas de possível sub-registro de casos ou de provável alta transmiss o (risco) e verificar a associa o dessa distribui o à existência de casos de formas multibacilares. MéTODOS: O estudo foi realizado em Recife, PE, de acordo com 94 bairros analisados. A fonte de coleta de dados foi o Sistema de Informa es sobre Agravos de Notifica o do Ministério da Saúde. Foi adotada uma abordagem ecológica com utiliza o do método bayesiano empírico para suaviza o local de taxas, a partir de informa es de bairros vizinhos por adjacência. RESULTADOS: A ocorrência média anual foi de 17,3% de casos novos em menores de 15 anos (28,3% de formas multibacilares), indicando um processo de intensa transmiss o da doen a. A análise da distribui o espacial de hanseníase apontou três áreas onde se concentram bairros com taxas de detec o elevadas e que possuem baixa condi o de vida. CONCLUS ES: O emprego do modelo bayesiano, baseado em informa es de unidades espaciais vizinhas, permitiu estimar novamente indicadores epidemiológicos. Foi possível identificar áreas prioritárias para o programa de controle de hanseníase no município, tanto pelo elevado número de ocorrências correlacionado à presen a de formas multibacilares de doen a em menores de 15 anos quanto pela existência de subnotifica o.
Coordena o e controle nos Enanpads de 1998 a 2005: em busca da pesquisa positiva
Jocelino Antonio Demuner,Vinícius Lordes Dias,Annor Da Silva Junior,Anderson Soncini Pelissari
Revista de Educa??o e Pesquisa em Contabilidade , 2008,
Abstract: A pesquisa mundial tem abordado o tema Coordena o e Controle como sendorelevante para os estudos organizacionais, especialmente quanto à Contabilidade Gerencial (Management Accounting).No Brasil, o Enanpad tem sido o fórum adequado para a discuss o deste e de outros temas da administra o. O presente artigo tem por objetivo fazer uma revis o nos anais dos Enanpads no período compreendido entre 1998 e 2005, verificando, em todos os trabalhos, aqueles que, de alguma maneira, tratam da área de Coordena o e Controle. Do total de artigos publicados pelo Enanpad neste período, retirou-se uma amostra pela aplica o de filtros de pesquisas pelo critério de palavras-chave e conectores Booleanos, utilizando-se sin nimos e/ou palavras comumente referidas à área Coordena o e Controle, para restringir a pesquisa. Ao final, obteve-se o número de 164 artigos que demonstraram características positivas. Desse grupo, por meio de análise de conteúdo, encontramos um total de 95 artigos que apenas têm e testam a hipótese, e os demais artigos n o têm e nem testam as hipóteses. Testes estatísticos permitiram n o rejeitar a hipótese de que existe rela o positiva entre a referência bibliográfica usada e o direcionamento que o autor dá à natureza final do seu trabalho, para a linha empíricopositiva, observando a literatura nacional e a literatura estrangeira.
Avalia o do programa de controle da hanseníase em municípios mato-grossenses, Brasil  [cached]
Munhoz-Jr Sidney,Fernandes Fontes Cor Jésus,Pereira Meirelles Severino Márcio
Revista de Saúde Pública , 1997,
Abstract: INTRODU O: Avaliou-se, retrospectivamente, a situa o epidemiológica e operacional do controle da hanseníase, em quatro municípios da fronteira matogrossense Brasil-Bolívia. POPULA O E MéTODOS: As informa es foram coletadas do sistema de registro/prontuário de cada paciente inscrito no Programa de Controle da Hanseníase, no período que decorreu do início da operacionaliza o dos programas até 1990. Foram estabelecidos os indicadores epidemiológicos e operacionais, definidos pela Organiza o Mundial de Saúde. RESULTADOS: Foi observado registro inadequado das informa es dos pacientes em mais da metade dos prontuários. O coeficiente de prevalência oscilou entre 15 a 48/10.000, no período estudado. O coeficiente de detec o anual de casos novos para o ano de 1990 foi de 112/100.000 habitantes. CONCLUS ES: Os resultados encontrados apontam alta prevalência da hanseníase, ineficiência na detec o de casos, tendência à expans o da endemia e uma baixa qualidade nos programas de controle à doen a.
Conhecimento em HIV/AIDS de 1998 a 2005: estudos publicados em períodicos de Enfermagem
Araújo, Maria Alix Leite;Araújo, Thelma Leite de;Damasceno, Marta Maria Coelho;
Escola Anna Nery , 2006, DOI: 10.1590/S1414-81452006000100017
Abstract: the research in nursing contributes for the profession strengthening and for the elaboration of specialized, specific and updated knowledge body, turning it to social relevance. it must be analyzed to ponder about knowledge in a way to make it more suitable. the goal was to analyze researches published in six nursing periodicals - qualis international - from 1998 to 2005. 40 studies were found, mainly accomplished in the southeastern region, originated from tests and essays by teachers' authorship. the privileged set of themes was life experience and company of hiv/aids carriers. it was decided for the necessity of the researches scope expansion, in order to assist the area demands.
Atención de la enfermedades cardiovasculares en la Caja Costarricense de Seguro Social:: 1998 -2005
Castillo Rivas,Jacqueline;
Revistas de Ciencias Administrativas y Financieras de la Seguridad Social , 2006,
Abstract: en este artículo se presentan las principales características de la morbilidad por enfermedades cardiovasculares y el costo en que incurre la caja costarricense de seguro social en la atención de las mismas.
Comportamento e práticas sexuais de homens e mulheres, Brasil 1998 e 2005
Barbosa,Regina Maria; Koyama,Mitti Ayako Hara; ,;
Revista de Saúde Pública , 2008, DOI: 10.1590/S0034-89102008000800005
Abstract: objective: to compare basic findings from two studies on sexual behavior and practices among women and men and their associations with sociodemographic characteristics of this population. methods: data analyzed were obtained by a questionnaire applied to a probabilistic sample comprised of 3,423 people in 1998, and 5,040 people in 2005, all aged between 16 and 65 years, and living in urban areas of brazil. comparative analyses were performed by sex and year of research, and according to sociodemographic variables, using pearson's chi-square test. results: the number of sexual partners in the year that preceded the interview decreased from 29.5% to 23.1% among men. variability in sexual behavior and practices according to age, level of education, marital status, religion and place of residence, in addition to specific characteristics based on sex, was observed. there was also an increase in the proportion of women who began their sexual life in the 16-to-19-year age group and had completed up to elementary school, or lived in southern brazil. moreover, it was observed an increase of sexual activity reported by women in the last year, and a decrease among men over 55 years of age, protestant/pentecostal, or separated/widowed. the proportion of men with more than one sexual partner in the last year decreased among those aged between 25 and 44 years or who have completed up to high-school. there was an increase in oral sex practice reported by women who are over 35 years of age or live in northern/northeastern brazil. conclusions: comparative analysis from 1998 to 2005 suggested a tendency towards differences between women and men decreasing. this probably results from a pattern of change characterized by an increase in the frequency of female behavior investigated and a decrease in the frequency of male behavior.
Cancer pediátrico: análise de um registro hospitalar  [cached]
Silva Denise Bousfield da,Pires Maria Marlene de Souza,Nassar Silvia Modesto
Jornal de Pediatria , 2002,
Abstract: Objetivo: analisar um registro hospitalar de cancer pediátrico, descrevendo a ocorrência de casos novos; verificar a rela o com sexo, idade, ra a e extens o clínica da doen a; relatar a mortalidade das crian as com cancer; explorar a associa o de casos novos com as variáveis demográficas propostas, extens o clínica da doen a e status vital. Métodos: estudo observacional, descritivo, longitudinal em crian as até a idade de 14 anos completos, procedentes de Santa Catarina. As 371 crian as portadoras de casos novos de cancer foram atendidas no ambulatório de referência regional entre 1994 e 1998, e registradas segundo a Classifica o Internacional do Cancer na Infancia. Foi aplicada a análise de correspondência múltipla para avaliar as variáveis categóricas. Resultados: foram registrados 371 casos novos de cancer, com distribui o constante por ano, no período estudado. O cancer ocorreu no pré-escolar em 41,5%, e no sexo masculino em 55,8%. A leucemia foi observada em 36,6%. O estádio n o localizado da doen a na ocasi o do diagnóstico ocorreu em 55,7%. Foram a óbito 55,7% dos casos com doen a n o localizada, e 16,3% com doen a localizada. No término do estudo, 58,8% das crian as estavam vivas. Conclus o: observa-se predomínio do cancer no pré-escolar e no sexo masculino. A leucemia é o cancer mais freqüente. A doen a n o localizada predomina na ocasi o do diagnóstico. A freqüência de óbito é mais elevada no grupo com doen a n o localizada. Há associa o direta com doen a localizada, status vital vivo, escolar, adolescente e sexo feminino; e para doen a n o localizada, com óbito, lactente, pré-escolar e sexo masculino.
Revis o de esfrega os cervicais negativos em pacientes com les es intra-epiteliais de alto grau
Pittoli Janaína Erika,Mello Evandro Sobroza de,Pereira Sonia Maria Miranda,Maeda Marina Yoshiê Sakamoto
Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial , 2003,
Abstract: Entre as estratégias de controle de qualidade, a revis o de exames negativos anteriores em pacientes com exame atual positivo é considerada uma das mais eficientes para detec o de falsos negativos. No presente estudo foram revistos os esfrega os prévios negativos de pacientes com NIC 2 ou NIC 3 nos anos de 1998 e 1999. Durante este período o Instituto Adolfo Lutz realizou 113.619 exames colpocitológicos, sendo 233 casos diagnosticados como NIC 2 ou NIC 3. Entre estes casos apenas 36 tinham exames prévios no Instituto Adolfo Lutz no período de 36 meses antes do diagnóstico original. Obtivemos 22 casos de NIC (12 NIC 1, sete NIC 2 e três NIC 3) e 14 casos com diagnóstico negativo (normal ou inflamatório), os quais pertenciam a 12 pacientes. Após revis o destes esfrega os obtivemos os seguintes resultados: insatisfatório (dois casos), inflamatório (cinco casos), NIC 1 (três casos), NIC 2 (um caso). Concluindo, a revis o dos exames anteriores negativos é uma estratégia altamente eficiente para detectar os resultados falsos negativos. Sua prática pode ser útil para orientar diversas medidas de educa o continuada.
Endarterectomía carotídea en pacientes sintomáticos y asintomáticos: resultados de morbi-mortalidad desde 1998 hasta 2005 Carotid endarterectomy in symptomatic and asymptomatic patients: morbid-mortality results from 1998 to 2005
Juan G Barrera,Ligia C Mateus,Marisol Carre?o,Jorge E Bayter
Revista Colombiana de Cardiología , 2007,
Abstract: Antecedentes: el accidente cerebrovascular es la tercera causa de muerte y probablemente la causa más importante de discapacidad a largo plazo. La tasa de mortalidad está entre 15% y 35% con el primer ataque y se eleva a 65% para los accidentes cerebrovasculares subsiguientes. Los resultados a largo y mediano plazo avalan esta técnica quirúrgica para el tratamiento de la enfermedad carotídea, al demostrar altos perfiles de seguridad. Objetivo: determinar los resultados de morbilidad y mortalidad quirúrgica y a 3, 6 y 12 meses de seguimiento, en los pacientes sometidos a endarterectomía carotídea desde 1998 hasta septiembre de 2005. Dise o-método: se evaluaron las historias clínicas de los pacientes sometidos a endarterectomía carotídea, desde 1998 hasta septiembre de 2005. Resultados: se realizaron 42 procedimientos desde 1998 hasta septiembre de 2005; el 57% de los pacientes eran hombres, con edad promedio de 68,8 ± 9,9 a os. Los antecedentes de importancia fueron: hipertensión arterial (82%), tabaquismo (61%) y dislipidemia (50%). El 82% de los pacientes mostraban síntomas de enfermedad carotídea. Once pacientes tuvieron lesión de carótida derecha, 16 de carótida izquierda y 15 lesión bilateral, con un promedio de obstrucción de 85 ± 11,4%. La mortalidad fue de 4,7% y no estaba relacionada con el procedimiento quirúrgico. A septiembre de 2005 el 57% de los pacientes egresados estaban libres de síntomas. Conclusiones: la mortalidad para este grupo de pacientes es comparable con los resultados publicados en todo el mundo. La seguridad del procedimiento avala esta técnica quirúrgica como la primera opción en el manejo de la patología carotídea. Antecedents: cerebrovascular disease is the third cause of death and probably the most common cause of significant long term disability. Mortality rate with first stroke is between 15% and 35% and goes up to 65% with subsequent strokes. Results at long and middle term endorse carotid endarterectomy for carotid artery disease treatment by demonstrating high safety profiles. Objective: to determine the surgical morbidity and mortality results at 3, 6 and 12 months of follow-up in patients submitted to carotid endarterectomy from 1998 to 2005. Design-Method: clinical histories of patients submitted to carotid endarterectomy from 1998 to September 2005 were evaluated. Results: 42 procedures were realized since 1998 until September 2005. 57% of the patients were men with mean age 68.8 ± 9.9 years. Important antecedents were arterial hypertension (82%), cigarette smoking (61) and dyslipidemia (50%). 82% showed symptoms
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.