oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Representa es Fonológicas: contribui es da oralidade e da escrita  [PDF]
CristófaroSilva, Tha?s,Greco, Amana
Letras de Hoje , 2010,
Abstract: Este artigo pretende discutir aspectos relacionados com a representa o fonológica levando em considera o aspectos da oralidade e da escrita. Inicialmente discute-se a formula o do conceito de fonema na tradi o fonológica. Discute-se, em seguida, rela es entre a oralidade e a escrita observando que há interferência da oralidade na escrita e da escrita na oralidade em uma rela o simbiótica e retroalimentadora. Discute-se o trabalho de Greco (2009) oferecendo evidências do português brasileiro para a retroalimenta o da escrita sobre a fala. Sugere-se que para expressar tal rela o entre oralidade e escrita faz-se necessário formular a multiplicidade de representa es da sonoridade, sendo que estas sejam gerenciadas por aspectos sociais, estruturais e pragmáticos. Unidades discretas como fonemas tem papel importante na descri o dos fatos, mas n o expressam o conhecimento linguístico. Finalmente, apontam-se caminhos para investiga es futuras.
A representa o poética da escrita em O cavaleiro inexistente , de Italo Calvino  [cached]
Maria Elisa Rodrigues Moreira
Caligrama : Revista de Estudos Romanicos , 2006,
Abstract: Resumo: Este artigo aborda a representa o da escrita no livro O cavaleiro inexistente de Italo Calvino, procurando evidenciar como o autor articula determinados elementos da narrativa – como espa o, tempo, personagens e narra o – no sentido de construir uma obra metaficcional na qual se discute a escrita e quest es a ela pertinentes. Palavras-chave: Italo Calvino; O cavaleiro inexistente; escrita; metafic o. Abstract: Questo studio propone una riflessione sulla rappresentazione poetica della scrittura nell’opera Il cavaliere inesistente di Italo Calvino. Vuole mettere in evidenza il modo in cui l’autore articola determinati elementi della narrativa – quali spazio, tempo, personaggi e narrazione – con l’ intuito di produrre un testo di metafinzione che ripensi l’atto dello scrivere. Parole chiave: Italo Calvino; Il cavaliere inesistente; scrittura; metafinzione.Keywords: Italo Calvino; Il cavaliere inesistente; writing; metafiction.
MEMóRIA E REPRESENTA O DO JORNALISMO BRASILEIRO: o caso do selo postal  [cached]
Diego Andres Salcedo,Adriana Maria Andrade de Santana
Brazilian Journalism Research , 2010,
Abstract: Este trabalho analisa a forma com a qual o selo postal contribui para a constru o da representa o da atividade jornalística brasileira. Leva-se em conta, para isso, a concep o deste artefato tanto como mídia, quanto texto semiótico, e sua estreita rela o com a imprensa. O corpus identificado e analisado é composto por selos postais regulares e comemorativos emitidos pelos Correios do Brasil durante o século XX. O trabalho possibilitou correlacionar uma recorrência temática com o contexto histórico brasileiro, no que diz respeito às práticas jornalísticas. Como conclus o da investiga o foi considerada que a visibilidade da atividade jornalística construída pelos selos postais remete n o apenas a personalidades consagradas da práxis jornalística, como também faz clara associa o com o ideário de jornalismo combativo e voltado a grandes causas sociais.
O templo das sagradas escrituras: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a escrita da história do Brasil (1889-1912)
Hugo Hruby
História da Historiografia , 2009,
Abstract: A possibi l idade de observar as r icas e cont radi tór ias discuss es sobre a institucionaliza o e disciplinariza o dos estudos históricos é obscurecida quando partimos de um assentado caráter científico no século XIX. Nestes debates, fé, leis e raz o buscavam subsidiar a História enquanto campo do conhecimento. O limiar da República, no Brasil, é um período profícuo para estes estudos pelochoque entre espa os de experiências e horizontes de expectativas de atores diversos, como a Igreja Católica, os governos republicanos, os burocratas monarquistas e os homens de letras. O objetivo deste artigo é o de analisar as propostas de escrita da História do Brasil dos sócios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na cidade do Rio de Janeiro, diante da proclama o do novo regime político em 15 de novembro de 1889.
Favelas e favelados: a representa o da marginalidade urbana no cinema brasileiro
Rossini, Miriam de Souza
Sess?es do Imaginário , 2003,
Abstract: A proposta deste texto é compreender o modo pelo qual é representado no cinema brasileiro o mundo da favela e a marginalidade urbana a ela associada, para com isso se entender os discursos que vêm sendo construídos sobre este espa o, tanto do ponto de vista estético quanto de abordagem do tema.
Memórias do Cárcere - O Livro e o Filme: Representa es do Autoritarismo Brasileiro no Século XX  [cached]
Tania Nunes Davi
OPSIS : Revista do Departamento de História e Ciências Sociais , 2002,
Abstract: Este artigo discute algumas das representa es sobre os governos autoritários de Getúlio Vargas e dos Militares Pós-64 tecidas por Nelson Pereira dos Santos, no filme Memórias do Cárcere (1984), adaptado da obra-prima de Graciliano Ramos. O cineasta construiu uma metáfora da sociedade brasileira, que encarcera mas n o suprime o desejo de liberdade e da denúncia dos por es do arbítrio.
As representa es do ofício: o professor de história no discurso historiográfico brasileiro
Renilson Rosa Ribeiro,Antonio Anastácio da Cruz,Aparecido Donisete Alves,Sérgio Ferreira do Amaral,Daniel Moutinho Pacata,Pedro Goergen,Sonia Regina Casselhas Vosgrau,Antonieta A. Cruz Santos,Elizabeth Maria A. Prado Pazini,Josidelma F. de Souza,et al.,Stela M. Meneghel
ETD : Educa??o Temática Digital , 2003,
Abstract: O presente ensaio analisa os principais debates historiográficos correntes sobre o papel do professor de História no Brasil nas últimas duas décadas (1980 e 1990). O estudo do ofício deste profissional da História, de maneira geral, insere-se nos debates sobre a reforma do ensino desta disciplina iniciada no final dos anos 1970 e come o dos 1980 no Brasil. The present essay analyses the major historiographic debates about the History teachers’ role in Brazil during the previous decades (1980’s and 1990’s). The studies about History professional (teachers) have been related with the discussion about the changes of the teaching of this discipline since the ending of 1970’s and beginning of 1980’s in Brazil. Keywords História --- Ensino --- Professor --- Discurso --- Historiografia --- History --- Teaching --- Teacher --- Discourse --- Historiography
A REPRESENTA O DO JUDEU NO DISCURSO EUGêNICO BRASILEIRO NO INíCIO DO SéCULO XX (1920-40).
Helena Ragusa
Revista de História Regional , 2007,
Abstract: The article proposes the study of the jews, as the representation of a discourse established in Brazil at the beginning of the 1920 is more specifically among the Brazilian intelectuals, thus have a direct influence on the life and the coming of the foreigners to the country. O artigo prop e estudar o judeu enquanto representa o de um discurso que se instaura no Brasil a partir dos anos 20, mais especificamente na intelectualidade brasileira, e que influenciou diretamente na vida e na vinda de estrangeiros ao país.
Escrita do gênero relatório de estágio supervisionado na forma o inicial do professor brasileiro The writing of the genre supervised internship report in Brazilian teacher education
Wagner Rodrigues Silva
Revista Brasileira de Linguística Aplicada , 2013,
Abstract: Neste artigo, a escrita de professores em forma o nas licenciaturas em Geografia, História e Matemática é apresentada como objeto de investiga o na Linguística Aplicada (LA). A descri o do gênero relatório de estágio supervisionado, produzido pelos professores em forma o inicial mencionados, é o principal objetivo desta pesquisa. A metodologia de investiga o científica é informada pela abordagem transdisciplinar da LA. Alguns estudos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e do Letramento do Professor s o os principais referenciais utilizados. Os resultados da pesquisa revelam uma n o sistematiza o do trabalho pedagógico com a escrita dos relatórios nas licenciaturas focalizadas, o que pode resultar em restri es para o fortalecimento do letramento crítico, idealizado para o futuro professor no local de trabalho. Alguns encaminhamentos teórico-metodológicos s o realizados, mais diretamente, para os estudos sobre gêneros desenvolvidos na LSF. In this paper, the writing produced by pre-service teachers in Geography, History and Mathematics undergraduation courses is presented as object of research in the Applied Linguistics (AL). The description of the genre supervised internship report, produced by the pre-service teachers mentioned, is the main aim of this research. The methodology of scientific research is informed by the transdisciplinary approach of AL. Some studies developed in the fields of Systemic Functional Linguistics (SFL) and Teacher Literacy are the main references used in this investigation. The research results show a non-systematized pedagogical work with the writing of reports in the courses studied, what may result in restrictions to the empowerment of the critical literacy idealized for the future teacher in his/her workplace. Some theoretical and methodological contributions are pointed out, more directly, for the studies of genres developed in the SFL.
REPRESENTA ES DO ESPA O GEOGRáFICO EM DISPUTA: O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO E AS NOVAS CARTOGRAFIAS SOCIAIS  [cached]
Lya Moret Boynard
Revista Tamoios , 2010,
Abstract: O trabalho discute o papel da cartografia como instrumento na luta anti-racismo do Movimento Negro. Há um cenário de disputa pela legitimidade hegem nica da leitura espacial e pelo protagonismo da produ o cartográfica e esse trabalho vai mostrar a partir da análise de experiências em Mapeamento Social e Participativo, como o uso de novas cartografias sociais (feitas por, para e com o Movimento Negro), pode servir para endossar lutas do Movimento Social.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.