oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Adrenergic system participation on LH secretion in pre-pubertal Nelore heifers Participa o do sistema adrenérgico na secre o de LH, em novilhas nelores  [cached]
Daniel Cardoso,Guilherme Paula Nogueira
Revista Brasileira de Saúde e Produ??o Animal , 2008,
Abstract: The aim of this study was to evaluate the response of clonidine administration (alfa-adrenoceptor agonist, 10g/kg body weight, i.v. and blood collected every 15 min for 4 h thereafter) on luteinizing hormone (LH) secretion in B. indicus pre-pubertal heifers at 8, 12 e 15 months of age). LH was quantified by RIA, sensitivity (0.05 ng/mL) and coefficient of variation (20.39%). Alfa-adrenoceptor action (clonidine) reduced (P<0,05) basal LH and time to greatest peak occurrence at 15 months-old and increased (P>0,05) peak total area and area of highest peak of LH secretion to 8 months-old. The results suggest reduced hypothalamic sensibility by gonadal steroid in pre-pubertal Nelore heifer maturation sexual and clonidine neurotransmitter participation, either stimulating or inhibiting LH secretion. Objetivou-se com este trabalho investigar a varia o na secre o do horm nio luteinizante (LH) em resposta ao tratamento com clonidina (agonista alfa-adrenérgico, 10μg/kg, i.v., amostras 15 min por 4h), em novilhas da ra a Nelore pré-púberes aos 8, 12 e 15 meses de idade. A concentra o de LH foi quantificada por radioimunoensaio, sensibilidade de 0,05 ng/mL e coeficiente de varia o de 20,39%. A ativa o de receptores alfa-adrenérgicos por intermédio da clonidina diminuiu (P<0,05) a concentra o de LH e o tempo necessário para o aparecimento do maior pico de LH aos 15 meses de idade e aumentou (P>0,05) a área total e área do maior pico de secre o de LH aos 8 meses de idade. Os resultados indicam diminui o da sensibilidade do hipotálamo aos esteróides gonadais durante o processo de matura o sexual nas novilhas da ra a Nelore e a participa o da clonidina como neurotransmissora.
TAXA DE PRENHEZ EM NOVILHAS INSEMINADAS COM SêMEN DE TOUROS DA RA A NELORE SEXADOS POR CITOMETRIA DE FLUXO PREGNANCY RATES IN HEIFERS INSEMINATED WITH SEMEN OF NELORE BULLS SEXED BY FLOW CYTOMETRY  [cached]
Adriana Mendes Duarte,Elmo Gomes Diniz,Mara Regina Bueno Mattos Nascimento,Marcelo Tavares
Ciência Animal Brasileira , 2007,
Abstract: A citometria de fluxo é considerada a técnica de sexagem de sêmen mais promissora, em virtude de a acui-dade de separa o estar em torno de 90%. Dessa forma, o presente estudo objetivou determinar o efeito da IA com sêmen de touros Nelores sexados por citometria de fluxo sobre a taxa de prenhez, bem como sua acurácia. Foram inseminadas 427 novilhas da ra a Nelore utilizando uma única dose de sêmen por animal, sendo que em 241 novi-lhas utilizou-se o sêmen sexado por citometria de fluxo com concentra es de 3 x 106 espermatozóides portado-res do cromossomo X/dose e em 186 utilizou-se o sêmen n o sexado com concentra es mínimas de 10 x 106 es-permatozóides viáveis/dose. As insemina es ocorreram depois da detec o de cio natural ou após tratamento para sincroniza o. Os resultados dos índices de prenhez n o indicaram diferen as entre o sêmen sexado e o n o-sexado e a acurácia na determina o do sexo apresentou níveis elevados de confiabilidade (92,4%). PALAVRAS-CHAVES: Bovino, espermatozóide, Nelore, sexagem. The flow-sorting sperm technology is considered as the most promising technique for sexing semen, due to the separation accuracy of around 90%. Thus, the objec-tive of this study was to determinate the effect of Articial Insemination (AI) with semen of Nelore bulls sexed by flow cytometry on the pregnancy rate and its accuracy. Throughout the study, 427 Nelore heifers were inseminated with only one dose of semen as follows: 241 heifers were treated with flow-sexed sperm (3 x 106 total flow-sorting X-chromosome bearing sperm/dose) and 181 were treated with unsexed sperm (10 x 106 total sperm/dose). The heifers were inseminated after detection of natural heat or after syn-chronization treatment. The results obtained for pregnancy rates did not indicate differences between flow-sexed and unsexed sperm and the accuracy in the sex determination presented high levels and reliability (92.4%). KEY-WORDS: Bovine, Nelore, spermatozoa, sexing.
Predi o da taxa de gesta o de novilhas da ra a Nelore acasaladas com um ano de idade
Machado P.F.A.,Bergmann J.A.G.,Pereira J.C.C.,Silva M.A.
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , 2001,
Abstract: Os objetivos deste trabalho foram quantificar o relacionamento entre variáveis observadas antes da esta o de monta e a fertilidade de 321 novilhas e usar tais variáveis no desenvolvimento de equa es para predizer a fertilidade das novilhas usando-se metodologia de regress o logística. As variáveis foram: pesos ao nascer, à desmama e a um ano de idade, ganhos de peso diários na pré e pós-desmama e no total, taxas de crescimento relativo (TCR) na pré e pós-desmama e no total, idade da novilha no início da esta o de monta (IDCOB) e idade da vaca ao parto. As novilhas que conceberam eram 18 dias mais velhas do que as que n o conceberam na esta o. As novilhas que ficaram gestantes eram 1,1kg mais leves ao nascer do que as que falharam em conceber. As que tiveram diagnóstico de gesta o positivo apresentaram, em média, 0,01% a mais nas taxas de crescimento relativo pré-desmama e total do que as que falharam em conceber. Novilhas que ficaram gestantes eram filhas de vacas mais jovens ao parto e o modelo completo explicou 26,6% da varia o na fertilidade delas. A combina o dos efeitos lineares da IDCOB e da TCR total foi o melhor modelo para predizer a fertilidade das novilhas.
Termina o em Confinamento de Vacas e Novilhas sob Dietas com ou sem Monensina Sódica  [cached]
Restle Jo?o,Neumann Mikael,Alves Filho Dari Celestino,Pascoal Leonir Luiz
Revista Brasileira de Zootecnia , 2001,
Abstract: Foram estudados os parametros relativos ao desempenho, em confinamento, de duas categorias de fêmeas de descarte, vacas e novilhas da ra a Charolês, alimentadas com duas dietas, com inclus o ou n o de monensina sódica. A quantidade diária de monensina fornecida foi de 150 mg/animal. A rela o volumoso:concentrado da dieta alimentar foi de 65:35. O volumoso utilizado foi a silagem de sorgo. A inclus o de monensina à dieta alimentar causou redu o significativa no consumo voluntário diário de matéria seca (CMSD), sendo mais acentuada nas vacas (9,1%) que nas novilhas (1,7%). A intera o entre categoria animal x dieta foi significativa para ganho de peso médio diário (GMD). Nas novilhas, a monensina provocou leve aumento no GMD (1,92 versus 1,86 kg), já nas vacas causou redu o no GMD (1,56 versus 1,74 kg). A convers o alimentar (CMSD/GMD) n o foi influenciada pela monensina. As vacas apresentaram maior CMSD que as novilhas. No entanto, quando o CMSD foi expresso por 100 kg de peso vivo e por unidade de tamanho metabólico, a diferen a deixou de existir. As novilhas foram mais eficientes que as vacas na transforma o da matéria seca consumida em ganho de peso (6,40 versus 8,28 kg de MS/kg de ganho de peso). O custo dos alimentos por kg de peso vivo foi R$ 0,66 e 0,69 nas novilhas e 0,84 e 0,74 nas vacas para as dietas que incluíram ou n o monensina, respectivamente.
Crossbreeding heifers performance in different reproductive stage / Desempenho de novilhas mesti as em diferentes estádios reprodutivos Crossbreeding heifers performance in different reproductive stage  [cached]
Jair de Araújo Marques,Ivanor Nunes do Prado,Daniele Maggioni,Luiz Paulo Rigolon
Semina : Ciências Agrárias , 2010,
Abstract: Twenty-one crossbreeding heifers ( Nelore vs Aberdeen Angus) with about 307.90 kg of live weight and eighteen months of age were used in a complete randomized design with three treatments and seven repetitions. The treatments were: control heifers, ovariectomized animals and with fifty gunshot spheres in uterine corn. The heifers were fed with 50% of corn silage and 50% concentrated. The feed intake was about 2,5% weight live in dry matter. The heifers gunshot treatments showed was bigger weight gain than the heifers ovariectomized treatments and this more weight gains what control heifers treatments. There was not difference in carcass yield and fat covering amongst treatments. The hematocrito increased in three heifers groups in the first collection (before) for the second collection (after treatments). However, the increase was superior (P < 0,05) in the control heifers group. Foram utilizadas vinte e uma novilhas mesti as Nelore vs Aberdeen Angus, com idade aproximada de dezoito meses e peso médio de 307,90 kg. Os animais foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos e sete repeti es. Os tratamentos foram compostos por: novilhas vazias, novilhas ovariectomizadas e novilhas com implante de cinqüenta esferas de chumbo esterilizadas no interior do corno uterino. As novilhas foram alimentadas com ra o composta de 50% silagem de milho (MS) e 50% concentrado (MS), fornecida na base de 2,5% (MS) do peso vivo dos animais. As novilhas com implante de chumbo apresentaram ganho médio diário superior (P < 0,05) aos das novilhas ovariectomizadas e das vazias. Ainda, as novilhas ovariectomizadas apresentam ganho superior (P < 0,05) aos das novilhas vazias. Todavia, n o houve diferen a no que se refere ao rendimento de carca a e cobertura de gordura. O valor do hematócrito aumentou nos três grupos de animais da primeira coleta (antes) para a segunda coleta (depois dos tratamentos). Todavia, este aumento foi maior (P < 0,05) nas novilhas vazias.
Fertilidade de novilhas após aborto induzido com cloprostenol
Fernandes C.A.C.,Viana J.H.M.,Ferreira A.M.,Sá W.F.
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , 2002,
Abstract: O efeito da interrup o da gesta o sobre a fertilidade foi avaliada em 50 novilhas da ra a Holandesa, gestantes de fetos do sexo masculino entre 55 e 90 dias de idade. O aborto foi induzido pela administra o de cloprostenol sódico, após o diagnóstico do sexo fetal. Os animais foram inseminados no segundo estro normal após o aborto. A interrup o da gesta o ocorreu em 86% dos animais tratados e a via de administra o, intramuscular ou intravulvar, n o afetou a taxa de aborto. Os intervalos do aborto à primeira insemina o e do aborto à concep o foram de 38,94± 4,96 e 47,32± 15,89 dias, respectivamente. N o houve diferen a no número médio de servi os por concep o pré e pós-interrup o da gesta o (1,22 vs. 1,34; P>0,05). Conclui-se que a indu o do aborto no ter o inicial da gesta o em novilhas n o compromete a fertilidade dos animais.
Freqüência de sintomas digestivos em pacientes brasileiros com Diabetes Mellitus
TRONCON L.E. DE A.,LOPES R.P.,SIM?O M.N.,IQUEGAMI M.
Revista da Associa??o Médica Brasileira , 2001,
Abstract: Sintomas sugestivos do comprometimento do tubo digestivo s o comuns em pacientes diabéticos, mas estudos comparando as freqüências destes sintomas com as da popula o geral s o escassos e n o existem trabalhos dessa natureza com diabéticos brasileiros. OBJETIVO: Determinar as freqüências de diferentes sintomas digestivos em amostra n o selecionada de pacientes diabéticos, em compara o às encontradas em pessoas da comunidade. MéTODOS: A ocorrência de 13 diferentes sintomas digestivos foi investigada por meio da aplica o de um questionário padronizado, especificamente estruturado, em 153 diabéticos dos tipos 1 e 2 e em 50 pessoas aparentemente sadias, tomadas como controles. RESULTADOS: A freqüência de diabéticos com pelo menos um sintoma digestivo foi significativamente superior à verificada no grupo controle (70% vs 36%, p = 0,01). Freqüências elevadas de plenitude gástrica (30% vs 36%), pirose (30% vs 34%) e de constipa o (17% vs 12%), foram observadas tanto entre os diabéticos como nos controles. No entanto, somente a freqüência de um único sintoma, a disfagia, foi significativamente maior entre os diabéticos, em rela o ao grupo controle (13% vs 2%, p = 0,02). CONCLUS O: Estes resultados indicam que a freqüência de sintomas digestivos em diabéticos, apesar de elevada, n o difere da verificada na popula o geral, exceto para a disfagia. As freqüências dos diferentes sintomas estiveram próximas das faixas relatadas em estudos do hemisfério Norte, o que n o apóia a hipótese de que fatores inerentes ao meio afetam a ocorrência de queixas digestivas em diabéticos.
LUTEINIZING HORMONE SECRETION IN NELLORE HEIFER’S AFTER WEANING TO FIRST OVULATION CONCENTRA O DE LH EM NOVILHAS DA RA A NELORE DA DESMAMA à PRIMEIRA OVULA O  [cached]
Daniel Cardoso,Guerra Fábio Ferreira,Guilherme Paula Nogueira
Ciência Animal Brasileira , 2009,
Abstract: The aim was to evaluate the LH secretion in B. indicus heifers, on the presence or absence of gonadal steroid, generating information about the mechanisms evolved on sexual maturation in Nellore heifers. LH and progesterone concentration were quantified by RIA. First ovulation was determined by plasma progesterone concentration (>1 ng/ml). Greater mean LH concentrations was observed in ovariectomized (OVX; P?0.05) compared to intact heifers (INT). Mean LH concentration increased (P?0.05) during the sexual maturation, in both intact and ovariectomized heifers. The number of peaks was higher (P?0.05) in ovariectomized heifer. The results suggest decrease in estradiol hypothalamus negative feedback during Nellore heifer’s sexual maturation. It was possible to conclude that in pre-pubertal Nellore heifers the increase on positive gonadal steroids feedback was necessary to increase LH secretion before first ovulation. KEY WORDS: Cattle, endocrinology, hypothalamus, puberty, steroids. O presente trabalho teve por objetivo investigar a varia o na secre o de LH na presen a ou n o de esteroides gonadais e, dessa forma, gerar informa es sobre os mecanismos envolvidos na matura o sexual de novilhas da ra a Nelore. Quantificou-se a concentra o de LH e progesterona por radioimunoensaio. A primeira ovula o foi determinada pela concentra o plasmática de progesterona (>1 ng/ml). As novilhas ovariectomizadas (OVX) apresentaram maior concentra o basal de LH (P?0,05) que as novilhas inteiras (INT). Houve uma concentra o de LH durante a matura o sexual, tanto nas novilhas INT quanto nas OVX. O número de picos de secre o de LH foi maior (P?0,05) nas novilhas OVX. Os resultados indicam uma diminui o da sensibilidade do hipotálamo aos esteroides gonadais durante o processo de matura o sexual nas novilhas da ra a Nelore. Conclui-se que, em novilhas pré-púberes da ra a Nelore, o desenvolvimento da retroalimenta o positiva aos esteroides gonadais no hipotálamo foi importante para aumentar a secre o de LH antes da primeira ovula o. PALAVRAS-CHAVES: Bovinos, endocrinologia, esteroides, hipotálamo, puberdade.
Desempenho Comparativo de Seis Grupos de Cruzamento Holandês/Guzerá. 11. Peso e Altura de Vacas e Novilhas1  [cached]
Madureira Ana Paula,Madalena Fernando Enrique,Teodoro Roberto Luiz
Revista Brasileira de Zootecnia , 2002,
Abstract: Foram estudadas as características peso corporal, altura à cernelha e raz o peso/altura (um indicador da condi o corporal) de, respectivamente, 263, 232 e 232 vacas e 171, 135 e 135 novilhas, de seis diferentes composi es genéticas Holandês Vermelho e Branco (HVB) x Guzerá (Guz): , , 5/8, , 7/8 e > ou = 31/32 HVB. Para as vacas o modelo [1] incluiu os efeitos fixos de estado reprodutivo, estádio da lacta o, esta o de pesagem, classe de fazenda, idade e grupo genético, intera es duplas e o efeito aleatório de vaca e para as novilhas, os efeitos fixos de esta o de pesagem, classe de fazenda, idade e grupo genético, a intera o de esta o x idade e o efeito aleatório de novilha. O modelo [2] foi igual ao modelo [1], exceto para o efeito de grupo genético, que foi substituído por regress es sobre a fra o de HVB e a heterozigose racial, para estimar a diferen a aditiva entre as ra as (gI, HVB-Guz) e a heterose (hI). A altura de vacas e novilhas n o apresentou heterose, mas diminuiu linearmente com a fra o de HVB (vacas, gI = -9,75+2,42 cm, novilhas, -10,38+2,72 cm). A estimativa de gI n o foi significativamente diferente de zero para peso corporal de vacas ou novilhas, mas a heterose foi muito importante (vacas, hI = 51,42+13,40 kg, novilhas, hI = 109,77+ 32,97 kg). Para peso/altura as estimativas em vacas e novilhas foram, respectivamente, gI = 0,27+0,10 e 0,41+0,24 kg/cm e hI = 0,36+0,08 e 0,65+0,24 kg/cm. Testes de F da varia o no modelo [1] ajustado após o modelo [2] n o foram significativos, indicando que a epistasia ou outro efeito genético n o incluído no modelo [2] n o foram importantes nestas características, em nenhuma das duas categorias. O grupo genético mais pesado e com maior rela o peso/altura foi o HVB (F1).
Perfil hormonal de Progesterona durante o ciclo Estral em novilhas Nelore confinadas com Diferentes Ondas de Crescimento Folicular  [cached]
Santiago Luciene Lomas,Torres Ciro Alexandre Alves,Uribe-Velásquez Luiz Fernando,Cecon Paulo Roberto
Revista Brasileira de Zootecnia , 2001,
Abstract: Efetuaram-se coletas diárias de sangue, de 16 novilhas Nelore confinadas, para análise de progesterona plasmática pelo método de radioimunoensaio (RIA). Os dias analisados para progesterona foram o dia zero (estro) e a cada três dias até o dia -1 e o dia zero. Os animais foram divididos em dois grupos: 1) com ciclo estral de 21 dias aproximadamente (novilhas que apresentaram duas e três ondas de crescimento folicular) e 2) com ciclo estral superior a 25 dias (novilhas com quatro ondas de crescimento folicular). As concentra es médias de progesterona plasmática dos animais durante o ciclo estral diferiram entre os dois grupos, sendo superiores (4,27 ng/mL) para os ciclos de maior dura o. A concentra o média de progesterona no ciclo de aproximadamente 21 dias foi de 2,54 ng/mL. Os resultados sugerem que as novilhas que apresentam maior dura o do ciclo estral necessitam de tempo adicional para que seus folículos cheguem ao estádio pré-ovulatório, havendo, dessa maneira, prolongamento e aumento da secre o de progesterona.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.