oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Navega o aut noma de rob s  [cached]
Sidnei Alves de Araújo,André Felipe Henriques Librantz
Exacta , 2006,
Abstract: Neste trabalho, é apresentado um sistema de navega o aut noma, baseado em mecanismos de vis o computacional que descrevem o ambiente para que um rob , construído com o kit Lego Mindstorms, possa tomar decis es. A partir das informa es recebidas sobre sua localiza o, a do alvo e a dos obstáculos, o rob deve definir o trajeto a percorrer para atingir o objetivo.
Evolution of curvature tensors under mean curvature flow Evolución de los tensores de curvatura bajo el flujo de curvatura media
VíCTOR TAPIA
Revista Colombiana de Matemáticas , 2009,
Abstract: We obtain the evolution equations for the Riemann tensor, the Ricci tensor and the scalar curvature induced by the mean curvature flow. The evolution of the scalar curvature is similar to the Ricci flow, however, negative, rather than positive, curvature is preserved. Our results are valid in any dimension. Se obtienen las ecuaciones de evolución para el tensor de Riemann, el tensor de Ricci y el escalar de curvatura inducidas por el flujo de curvatura media. La evolución de la curvatura escalar es similar al flujo de Ricci, sin embargo, la curvatura negativa, en vez de la positiva, es favorecida. Nuestros resultados son válidos en cualquier dimensión.
Navega o de rob s móveis utilizando aprendizado por refor o e lógica fuzzi
Faria Gedson,Romero Roseli A. Francelin
Sba: Controle & Automa??o Sociedade Brasileira de Automatica , 2002,
Abstract: Aprendizado por Refor o pode ser visto como uma forma de programar agentes utilizando recompensas e puni es para resolver tarefas específicas através de intera es com o ambiente. Neste trabalho é investigado o desempenho dos mais importantes algoritmos de aprendizado por refor o: Q-learning, R-learning e H-learning, no contexto de tarefas de navega o evitando colis es. Além disso, é proposto neste trabalho um método de navega o por sonares, denominado R'-learning, que incorpora lógica fuzzy ao algoritmo R-learning para navega o de rob s móveis em ambientes incertos. Foi também realizada uma aplica o de navega o utilizando o algoritmo R'-learning que consiste em ensinar rob s a encontrar pequenos objetos em um corredor. Para isto, foi proposto um mapeamento de estados do ambiente a partir do conceito de for a de repuls o. O rob mostrou ter comportamentos satisfatórios ao executar a tarefa proposta.
Uma história da navega o a vapor no Sul de Minas (1880-1960)  [cached]
Marcos Lobato Martins
Diálogos , 2000, DOI: 10.4025/dialogos.v15i2.459
Abstract: Este trabalho analisa a navega o a vapor no Sul de Minas, no contexto dos diversos projetos de moderniza o dos transportes formulados no Brasil desde o século XIX. S o abordadas as características das companhias, suas realiza es e dificuldades, ressaltando-se a subordina o do fluxo dos vapores ao movimento das ferrovias. Conclui-se que a extin o da navega o na regi o está relacionada, por um lado, com a tendência de concentra o dos investimentos numa única modalidade de transporte (ferroviário, depois rodoviário) e, por outro lado, com as consequências de projetos hidroelétricos. As fontes empregadas s o relatórios governamentais, jornais, testemunhos de moradores e textos de memorialistas.
Vis o e inteligência computacionais aplicadas a navega o aut noma de rob s  [cached]
Sidnei Alves de Araújo,André Felipe Henriques Librantz
Exacta , 2006,
Abstract: Diante da necessidade de melhorar a qualidade dos produtos e otimizar o tempo dos processos de sua fabrica o, as pesquisas relativas à automa o e robótica têm sido intensificadas. Neste trabalho, apresenta-se um sistema de navega o aut noma de rob s utilizando o kit Lego Mindstorms. O método de navega o proposto é baseado em mecanismos de vis o computacional que descrevem o ambiente para que o rob possa tomar decis es. O rob , com base nas informa es recebidas sobre seu posicionamento, posi o do alvo e dos obstáculos, deve decidir o trajeto a fazer para atingir o objetivo. Neste estudo, s o discutidos detalhes da implementa o e das técnicas utilizadas bem como os resultados experimentais.
Efeito das limas pré-curvadas e retas no angulo de curvatura de canais radiculares  [cached]
LAMAR?O Suely Maria Santos,SANTOS Marcelo dos,ANTONIAZZI Jo?o Humberto
Revista de Odontologia da Universidade de S?o Paulo , 1998,
Abstract: Buscou-se avaliar, após o preparo químico-cirúrgico, a modifica o do angulo de curvatura de canais radiculares simulados, confeccionados em blocos de resina epóxica com curvaturas de 35 graus, instrumentados acorde técnica seriada de Paiva & Antoniazzi, usando-se limas tipo K e Flexofile pré-curvadas e retas e limas Nitiflex. Os resultados mostraram que a menor altera o da curvatura foi provocada pela lima Flexofile pré-curvada, seguida da lima Nitiflex e da lima tipo K pré-curvada. Os canais instrumentados com lima tipo K e Flexofile retas mostraram as maiores deforma es angulares. A pré-curvatura influencia na deforma o dos canais, uma vez que houve diferen as estatísticas significantes entre os valores obtidos pelas limas Flexofile e tipo K pré-curvada ou n o.
Navega o de rob s móveis em ambientes desconhecidos utilizando sonares de ultra-som
Ottoni Guilherme de Lima,Lages Walter Fetter
Sba: Controle & Automa??o Sociedade Brasileira de Automatica , 2003,
Abstract: Este artigo apresenta um sistema de navega o para rob s móveis operando em ambientes desconhecidos. O método proposto é baseado na decomposi o do ambiente em células aproximadas. As únicas informa es necessárias a priori para o rob s o a sua posi o e orienta o inicial e final. Informa es sobre obstáculos inicialmente conhecidos também podem ser fornecidas. Os demais dados para o planejamento s o obtidos pelo próprio rob através de um sonar de ultra-som. S o discutidos detalhes sobre a implementa o em tempo real do método e do rob utilizado para testes. Resultados de simula o e experimentais validam a abordagem utilizada.
Ondas PP y Curvatura Distribucional  [cached]
N. Pantoja,F. Ramírez
Revista mexicana de física , 2006,
Abstract: Realizamos el análisis distribucional de la geometría de un espacio-tiempo asociado a ondas gravitacionales que se propagan en un universo magnético, obteniendo su distribución tensorial de curvatura siguiendo dos procedimientos distintos. Esta curvatura resulta tener partes singulares proporcionales a la distribución S de Dirac.
Compensación De Curvatura De Frente De Onda En Microscopia Holográfica Digital En Configuración De Transmisión  [cached]
Oscar Laiton,Yaneth M. Torres,Freddy A. Monroy
Bistua : Revista de la Facultad de Ciencias Básicas , 2010,
Abstract: Como requisito para una correcta interpretación de la información de fase que se obtiene a partir de la microscopía holográfica digital (MHD), se hace necesario corregir las alteraciones de fase impuestas por la presencia de los sistemas ópticos de magnificación, específicamente la curvatura debida al objetivo del microscopio que magnifica el frente de onda portador de la información del objeto. En este trabajo se presentan los resultados de la compensación de curvatura del frente de onda por un método experimental utilizando un montaje óptico tipo Mach-Zender configurado para un microscopio holográfico digital de transmisión, así como también la implementación de una solución numérica a este problema.
Sistema de navega o aut noma de rob s: uma proposta de uso como instrumento pedagógico multidisciplinar no curso de Ciência da Computa o  [cached]
André Felipe Henriques Librantz,Sidnei Alves de Araújo,Cristina Koyama
Exacta , 2006,
Abstract: Este trabalho apresenta um sistema de navega o aut noma de rob s construídos com kits Lego Mindstorms, para cálculo de trajetórias. Esse sistema pode ser utilizado como instrumento pedagógico multidisciplinar no curso de Ciência da Computa o, uma vez que, para o seu desenvolvimento s o necessários conhecimentos de algoritmos, linguagem de programa o, lógica computacional, estrutura de dados, inteligência artificial (IA), redes de computadores, computa o gráfica e robótica.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.