oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
O Papel Do Diretor Na Constru o De Uma Escola De Sucesso: Um Estudo de Caso  [cached]
Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti
Nuances : Estudos sobre Educa??o , 2009,
Abstract: O Papel Do Diretor Na Constru o De Uma Escola De Sucesso: Um Estudo de Caso
Para uma interpreta o condicional de constru es temporais do português: contextos de uso  [cached]
Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale
Alfa : Revista de Linguística , 2008,
Abstract: Neste trabalho, apresenta-se uma análise de constru es temporais no português escrito do Brasil que podem, a depender de determinados fatores pragmáticos, semanticos e sintáticos, receber uma interpreta o condicional. Além disso, é possível dizer que em certos contextos discursivos uma leitura condicional das constru es temporais é favorecida. Nesses contextos, as constru es temporais expressam habitualidade, e s o usadas para argumentar, especificar ou restringir o significado da ora o-apódose, ou ainda para mostrar o foco do falante em rela o a um tempo de avalia o.
Custo energético de constru o de uma instala o para armazenagem de feno  [cached]
Campos Alessandro Torres,Saglietti José Roberto Corrêa,Campos Aloísio Torres de,Bueno Osmar de Carvalho
Ciência Rural , 2003,
Abstract: O trabalho teve como objetivo obter uma estimativa da energia empregada na constru o de uma estrutura utilizada para armazenamento de fardos de feno, em um sistema de produ o animal. Para tanto utilizaram-se os coeficientes energéticos levantados pela Funda o Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC). O valor obtido foi de 587,09 MJ.m-2, o qual foi amplamente diferente daqueles observados na literatura. Da energia total empregada na constru o da instala o os itens fechamentos, estrutura de cobertura, piso e funda es representaram 50,35, 27,71, 18,72 e 3,22%, respectivamente. Considerando o sistema de produ o de feno de alfafa e "coast-cross" como um todo, a instala o contribuiu com somente 0,14 e 0,16% da composi o do custo energético anual destas culturas, respectivamente.
Otimiza o na aloca o de professores na constru o de uma grade horária escolar  [cached]
Eliana Gomes da Silva Kotsko,Artur Lourival da Fonseca Machado,Elaine Maria dos Santos
Ambiência , 2005,
Abstract: O presente trabalho trata da constru o otimizada de horário escolar de turmas em escolas de ensino fundamental e médio, utilizando técnicas da Pesquisa operacional. Trata-se de problema complexo, envolvendo inúmeras variáveis, que ocorre a cada início de ano ou por mudan a de turmas e professores, aposentadorias e licen as. Na constru o do modelo s o utilizadas restri es correspondentes a exigências administrativas como: máximo de duas aulas diárias por professor em uma mesma turma, aulas vagas dos professores preferencialmente as primeiras e/ou últimas, disponibilidades dos professores quanto a dias da semana; preferências de três professores por atuarem em três dias quaisquer dos cinco dias da semana e restri es para assegurar uma aula por turma e uma aula por professor em um mesmo horário. Para atender as exigências de aulas vagas no início e/ou final do turno, foram estabelecidos pesos adequados para interferência nas regras lexicográficas do simplex, for ando defini es de horários que melhoram o valor da fun o objetivo. A defini o das variáveis de decis o (binárias) foi realizada a partir de conjuntos de turmas e de dias da semana de cada professor, proporcionando uma redu o de 6300 variáveis de decis o possíveis para 2510 utilizadas, devido à estrutura de esparsidade, pois nem todos os professores têm aulas em todas as turmas. S o utilizadas também 15 variáveis binárias auxiliares às quais s o impostas restri es que resultam na designa o de aulas em três de cinco dias disponíveis. O problema foi implementado no LINGO vers o 6.0 educacional, cuja solu o apresenta 300 variáveis de decis o n o nulas (horários designados).
A constru o de uma agenda para a saúde bucal coletiva  [cached]
Cordón Jorge
Cadernos de Saúde Pública , 1997,
Abstract: Após visitar 14 cidades do Brasil, onde se realizam esfor os importantes para implementar o SUS, o pesquisador utiliza os principais achados para propor a constru o participante de uma agenda de saúde bucal coletiva, que se integra à nova dimens o da saúde coletiva em nível municipal. Anota o papel fundamental de media o que os trabalhadores da saúde podem realizar no projeto histórico da sociedade brasileira.
Memória em movimento: A constru o do projeto de uma escola do campo  [cached]
Carolina de Cássia Ribeiro de Abreu,Silvia Alicia Martinez
Vértices , 2010,
Abstract: O presente trabalho sistematiza uma experiência de participa o compromissada, vivenciada no período de 1999 a 2003 por um grupo de trabalhadores do assentamento Zumbi dos Palmares no Município de Campos dos Goytacazes junto a outras entidades: Comiss o Pastoral da Terra (CPT), à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Tal iniciativa objetiva contribuir para a implanta o de uma Escola do Campo contextualizada em um projeto popular de desenvolvimento do campo. A experiência foi permeada por uma metodologia participativa concretizada em reuni es, seminários e mobiliza es, representando momentos significativos de constru o coletiva de conhecimento, visando à edifica o efetiva de uma educa o que valoriza a cultura e a identidade do campo. Dois anos depois, esse artigo constitui um registro histórico que poderá facilitar a constru o de outras estratégias para concretiza o do projeto.
As fotografias aéreas verticais como uma possibilidade na constru o de conceitos no ensino de geografia  [cached]
Cazetta Valéria
Cadernos CEDES , 2003,
Abstract: Esta investiga o trata da aprendizagem do conceito de uso do território por meio da elabora o de croquis a partir de fotografias aéreas verticais. Em pesquisa realizada com alunos de uma classe da 6a série do ensino fundamental de uma escola pública de Rio Claro (SP), observamos que a elabora o de croquis e posterior discuss o em grupo favorece a constru o do conceito de uso do território, ao mesmo tempo que fundamenta o conceito de mapa. Em avalia o realizada das fichas de trabalho, incluindo os croquis, baseamo-nos em Delval (1998), que afirma que construímos o conhecimento por meio de esquemas-padr o que orientam nosso comportamento e nos permitem atingir os objetivos propostos. Esta investiga o permitiu utilizar um instrumental técnico para construir conceitos geográficos em contexto escolar.
Empregabilidade: constru??o de uma escala
Campos, Keli Cristina de Lara;Freitas, Fernanda Andrade de;
Psico-USF , 2008, DOI: 10.1590/S1413-82712008000200006
Abstract: the expression employability refers to competences, skills/abilities and general attitudes that a person is expected to have in order to gain and keep an employment. this study had the purpose of constructing and validating an employability scale designed to evaluate factors related to a positive result in the search of an employment. the sample comprised 628 university students, both male and female, attending administrative, engineering and psychology courses in public and private institutions from s?o paulo state. the instrument had initially 88 items referring to 11 factors/variables, applied collectively in likert scale of four-point, in which the descriptors were "surely yes", "i believe so", "i believe not" and "surely not". the statistical analyses allowed the redefinition of the scale obtaining 57 items arranged in four factors/variables: efficacy of search; difficulty of search; optimism; responsibility and decision. the statistical coefficients were sufficient to confirm the trustworthiness of the scale and to recommend it for future researches.
Política pública de economia solidária: uma política em constru o/Public policy of sympathetic economy...
Adauto Fernandes Marcosini
ETD : Educa??o Temática Digital , 2008,
Abstract: MARCOSIN. A. F. Política pública de economia solidária: uma política em constru o. 295fl. 2008.Tese (Doutorado em Educa o) – Faculdade de Educa o, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2008.
DESIGN DE UMA FERRAMENTA PARA CONSTRU O COLETIVA DE CONTEúDOS EDUCACIONAIS
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras,Ricardo Luís Lachi
Revista Brasileira de Informática na Educa??o , 2009,
Abstract: Este trabalho apresenta e discute a realiza o de uma atividade ocorrida no contexto de uma disciplina regular e presencial de um curso de Ciência da Computa o. Essa atividade foi proposta para engajar os alunos no processo de aprendizagem por meio da constru o coletiva de conteúdos por todos os participantes, de maneira que eles pudessem também desenvolver autonomia, formar novas rela es sociais e se tornarem alunos ativos e também responsáveis pelo curso. A discuss o da atividade revela que, mesmo em se tratando de educa o presencial, existe a necessidade de tecnologias que viabilizem a colabora o fora da sala de aula tradicional e aponta as dificuldades encontradas durante a sua realiza o com suporte do ambiente TelEduc. Por fim, este trabalho apresenta o protótipo de uma ferramenta que reúne os requisitos necessários para possibilitar a colabora o online entre todos os participantes.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.