oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Nuvens escuras austrais. I - Contagem de estrelas e extin es visuais Nuvens escuras austrais  [cached]
Gilberto Carlos Sanzovo,Maria Alcina Braz
Semina : Ciências Sociais e Humanas , 1986, DOI: 10.5433/
Abstract: Star counts of 3 southern dark clouds were performed using the techniques developed by Dickman (1976) in order to determine the visual extinction, AV, Using the ESO (B), SRC-J and ESO (R) plates, counts were made in the cloud and comparison fields, the latter being presumably free of obscurity. Various globules were identified in the clouds and parameters as dimension and visual extinction were estimated. Neste trabalho, o método de contagem de estrelas desenvolvido por Dickman (1976) foi aplicado a 3 nuvens escuras do Hemisfério Celeste Sul, com o objetivo de determinar a sua extin o visual, A y As nuvens foram selecionadas a partir dos Atlas ESO (B), SRC-J e ESO (R) e as contagens feitas em 2 campos distintos: o campo da nuvem escura e o campo de compara o, livre de obscurecimento. A partir dos valores determinados de A y, vários glóbulos escuros foram reconhecidos e suai dimens es estimadas.>
Análise de conglomerados em curvas de aprendizado para forma o de agrupamentos homogêneos de trabalhadores Cluster analysis of learning curves for grouping workers with homogeneous learning profiles  [cached]
Renato Eduardo Stroieke,Flavio Sanson Fogliatto,Michel Jose Anzanello
Produ??o , 2012, DOI: 10.1590/s0103-65132012005000084
Abstract: Em diversos setores da indústria é desejado que trabalhadores reunidos em uma esta o de trabalho apresentem perfil de aprendizado similar. O presente artigo apresenta um método de agrupamento de trabalhadores utilizando modelagem por curva de aprendizado e técnicas de clusteriza o. O método modela dados de desempenho de trabalhadores por intermédio de diversos modelos de curvas de aprendizado; os parametros de aprendizado dos modelos testados permitem predizer o desempenho dos trabalhadores em intervalos de tempo pré-determinados. Os valores preditos s o agrupados através de ferramentas de clusteriza o. O maior índice de ajuste (IA), gerado a partir do Silhouette Index e do coeficiente de determina o, indica o modelo de curva mais consistente em termos de aderência aos dados e qualidade de agrupamento de perfis de aprendizado. Ao ser aplicado em dados de uma indústria de cal ados, o método gerou agrupamentos consistentes de trabalhadores com base nos distintos perfis de aprendizado. In many industrial segments, it is desirable to allocate workers with similar learning profiles in the same workstation. This paper presents a method that groups workers based on learning curve modeling and clustering techniques. Workers' performance data are modeled through several learning curve models; learning parameters allow for workers' performance prediction at intervals of predetermined time. The predicted values are then grouped by clustering techniques. The largest Adjustment Index (AI), derived from the Silhouette Index and Coefficient of Determination, indicates the model yielding superior adherence to data and better clustering of learning profiles. When applied to a shoe manufacturing process, the method generated consistent groups of workers based on their learning profiles.
Abordagens ao aprendizado político  [PDF]
Krischke, Paulo J.
Civitas , 2002,
Abstract: Há um reconhecimento crescente entre os cientistas políticos de que uma fonte principal para a conquista e o aperfei oamento da democracia é o aprendizado político por parte dos atores sociais e políticos. Contudo, a bibliografia especializada n o considera satisfatoriamente como o aprendizado político reorienta os comportamentos e atitudes em apoio à democracia olítica e seu aperfei oamento. A presente proposta acata esse desafio, nuamrevis o teórica inicial das abordagens existentes ao aprendizado político no contexto da globaliza o. Num primeiro momento, considera as limita es da abordagem ao estudo das elites nos processos de democratiza o. Em segundo lugar salienta as dificuldades da teoria da moderniza o para enfrentar o tema, nos estudos sobre os públicos massivos. Mais adiante sugere as contribui es que uma abordagem inspirada nos trabalhos de Jürgen Habermas pode proporcionar ao estudo do aprendizado político. E conclui indicando certas interfaces temáticas a serem examinadas na bibliografia no contexto da globaliza o, à luz de resultados de uma pesquisa atualmente em sua fase final.
Aerossóis, nuvens e clima: resultados do experimento LBA para o estudo de aerossóis e microfísica de nuvens
Costa, Alexandre Araújo;Pauliquevis, Theotonio;
Revista Brasileira de Meteorologia , 2009, DOI: 10.1590/S0102-77862009000200010
Abstract: atmospheric aerosols account for some of the largest uncertainties regarding climate change scenarios. the uncertainties associated to the estimates of the aerosol contributions in the global energy budget is still very high, particularly concerning the so-called "indirect effect". hence, although the level of scientific understanding on the role of aerosols in climate have advanced significantly in the last few years, it is still very low in comparison to the well established knowledge concerning the effect of greenhouse gases. particularly in brazil, the measurements taken during the lba-smocc-emfin! (large-scale biosphere-atmosphere experiment inamazonia - smokeaerosols, clouds, rainfall and climate - experimento de microfísica de nuvens) provided a comprehensive data base on aerosols and cloud microphysics. in this work, we review some of the major results related to such data base, via both analysis of experimental data and numerical modeling. we conclude that significant changes in precipitation development may occur in association with the large amount of aerosols launched into the atmosphere by forest fires but that several questions, especially those ones concerning giant cloud condensation nuclei and ice nuclei, have to be clarified.
Nuvens invisíveis. A poética da latência e da nuance no conto “Nenhum, Nenhuma” de Jo o Guimar es Rosa
Marília Librandi-Rocha
Ellipsis , 2011,
Abstract: Este texto prop e os conceitos “latência” e “nuance” para descrever o efeito de suspens o criado pela fic o de Jo o Guimar es Rosa. No primeiro momento, definem-se os termos “latência” e “nuance” em rela o à imagem das nuvens. Como matéria em suspenso sempre mutável, é impossível inscrever o movimento das nuvens em uma forma fixa, a n o ser que se crie uma escrita latente, apta a captar a nuance das formas em morfose. Em seguida, analisa-se o conto “Nenhum, Nenhuma”, de Primeiras Estórias (1962), como uma pequena obra-prima da latência, mostrando que passado, presente e futuro se materializam simultaneamente na imagem enigmática que se busca entender: “nuvens s o para n o serem vistas;” imagem que parece delinear o inconsciente de uma sensibilidade estética pós-1945.
A ansiedade e o aprendizado de língua estrangeira  [PDF]
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Letras de Hoje , 2009,
Abstract: Este artigo tem por objetivo apresentar diferentes perspectivas sobre a ansiedade no aprendizado de língua estrangeira. S o apresentados estudos envolvendo essa variável em rela o à produ o oral e escrita e à consciência linguística. Os instrumentos existentes para medir a ansiedade em diversos contextos s o analisados e sua eficiência, discutida.
O uso de simuladores no aprendizado para cirurgia otológica  [cached]
Sousa, Ana Maria Almeida de,Okada, Daniel Mochida,Suzuki, Fabio Akira
Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia , 2011,
Abstract: Introdu o: A doutrina do "aprender fazendo" foi criada por HALSTED e col. no início do século 20 criando o primeiro modelo de residência médica do mundo. Esse aprendizado se desenvolve em 3 fases: cognitiva, associativa e aut noma, por meio de uma curva ascendente. Os simuladores surgiram nos últimos anos como complementa o à fase cognitiva, somando esfor os para o treinamento, antes realizado apenas em modelos animais e em cadáveres, cada vez mais dificultado por dilemas médico-legais. Objetivo: Descrever e comparar os diversos tipos de simuladores disponíveis para o aprendizado de cirurgia otológica. Síntese dos dados: Os modelos de simuladores se dividem principalmente em modelos reais e virtuais, cada um contendo suas particularidades com pontos positivos e negativos. O ponto principal de cada um deles é o feedback sensitivo conferido por cada um deles, o que chamamos de realidade háptica: colora o da estrutura dissecada; audi o de sons correspondentes, como o da broca ou do aspirador; presen a de pedal para acionamento da broca; possibilidade de aspira o do conteúdo dissecado; presen a de joystick que simule a caneta do motor; utiliza o de óculos ou mesmo microscópio para visualiza o tridimensional; utiliza o de instrumental cirúrgico otológico real. O custo dos diferentes tipos de simuladores é também um ponto crucial para a implementa o dos mesmos na realidade diária dos centros de treinamento. é importante citar que alguns desses simuladores permitem que os alunos em treinamento possam ser avaliados objetivamente pelo próprio simulador. Conclus o: Simuladores s o vistos como ferramenta complementar para treinamento e aprimoramento de cirurgi es otológicos.
Capacita o do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informa o
Maria Matilde Kronka Dias,Regina Célia Baptista Belluzzo,Fábio Assis Pinho,Daniela Pires
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informa??o , 2004,
Abstract: O artigo trata da forma o em servi o do bibliotecário como mediador do aprendizado no uso de fontes de informa o. Apresenta uma proposta metodológica para capacita o de equipes bibliotecárias visando a orienta o e implementa o de atividades que possam contribuir para que as bibliotecas se tornem espa os maximizados de aprendizado, qualificando-as como mediadoras desse processo. Demonstra que as mudan as de comportamento, com base em metodologias científicas, contribuir o para o desenvolvimento do trabalho cooperativo e a es que favore am a qualidade e produtividade dos servi os bibliotecários.
Estresse em familiares de crian as com transtornos do aprendizado  [cached]
Renata Mousinho
Revista Tecer , 2011,
Abstract: Introdu o: Considerando-se a crian a parte ativa no núcleo familiar, um déficit na leitura provoca efeitos em toda a família. O baixo rendimento escolar decorrente de dislexia ou distúrbio de aprendizagem pode aumentar o nível de estresse dos familiares. Metodologia: participaram do projeto de pesquisa dezesseis responsáveis por crian as atendidas no Ambulatório de Transtornos da Língua Escrita, INDC-UFRJ. Foram utilizados dois questionários, sendo um estruturado: estresse, vers o reduzida e um questionário específico de problemas de aprendizagem, semi-aberto, calcado nas dificuldades relatadas pelas famílias na prática clínica. Nos dois casos, as respostas deveriam ser dadas considerando-se os momentos antes e depois do diagnóstico. Resultados: foram reveladas correla es estatísticas (Pearson) entre os itens dos dois questionários: significancia estatística entre estresse x melhores resultados escolares e estresse x compreens o da escola. Na compara o entre o momento antes e depois do diagnóstico, evidenciou-se decréscimo substancial do impacto do estresse nos seguintes aspectos e momentos: durante o período de provas, na rela o com a escola, na baixa auto-estima/ sofrimento da crian a, nas terapias de apoio, em rela o ao julgamento dos outros, na implicancia de colegas, e na n o compreens o da própria dificuldade. Conclus o: Transtornos do Aprendizado podem ser fonte de estresse na família. A compreens o da escola somada aos melhores resultados escolares ajudam a diminuí-lo. O diagnóstico, associado à compreens o das dificuldades, é um período em que a redu o se torna mais visível. Tais dados confirmam que é um importante momento para oferecer esclarecimento e apoio aos familiares.
Cogni o, linguagem e língua: a perspectiva pragmática no aprendizado de línguas.  [cached]
Maria Inês Ribeiro Albernaz Kury
Vértices , 2010,
Abstract: Cogni o,linguagem e língua: a perspectiva pragmática no aprendizado de línguas. Disserta o (Mestrado em Cogni o e linguagem) Cognition, Language (and language): the pragmatic perspective in language acquisition and learning. Dissertation (Mestrado em Cogni o e linguagem) UENF/CCH, Campos dos Goytacazes, RJ: 2006.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.