oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Amor e dinheiro: uma rela??o possível?
Russo, Glaucia;
Caderno CRH , 2011, DOI: 10.1590/S0103-49792011000100009
Abstract: in this paper i will try to understand which aspects monetary economy changes or affects love in the modernity, without losing sight that such relationships are embedded in a context where market relations and individualism dominate, but also human relations with all their complexity, contradictions and surprises. through dialogue with georg simmel, in his discussion of money and modern society, and authors like t?nnies, giddens and lázaro, we discuss some of the various issues involved in this debate. we take for granted that love and money in our society appear as poles around which life revolves, and if, prima facie, are represented as separated or antagonistic elements, from another angle are complementary desires. the society of money, in our view, gives rise to a new kind of love: modern love, manufactured, interested, that cannot stand without the money base.
Futebol e estética
DAMO, ARLEI SANDER;
S?o Paulo em Perspectiva , 2001, DOI: 10.1590/S0102-88392001000300011
Abstract: este ensaio pretende dar uma contribui??o ao entendimento do esporte e, particularmente, do futebol no brasil a partir de uma perspectiva estética. desta forma s?o apresentadas e discutidas três categorias analíticas: o ritual disjuntivo, o "pertencimento" clubístico e a no??o de jogo absorvente.
Futebol e festejos no espa o de representa o do futebol amador amazonense  [cached]
Fernando Rosseto Gallego Campos
Geotextos : Revista da Pós-Gradua??o em Geografia da Universidade Federal da Bahia , 2010,
Abstract: O espa o de representa o do futebol amador do Amazonas apresenta grande riqueza de apropria o de seus elementos, criando complexas rela es e territorialidades. Uma destas formas de apropria o ocorre quando o futebol se encontra vinculado aos festejos (religiosos ou folclóricos). Assim, o objetivo deste artigo é o de analisar de que forma o futebol está associado a festejos no espa o de representa o do futebol amador do Amazonas.
Amor e sexualidade na velhice, direito nem sempre respeitado  [cached]
Thiago de Almeida,Maria Luiza Louren?o
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano , 2008,
Abstract: Em muitos dos levantamentos que s o realizados fica evidenciado que os relacionamentos afetivo-sexuais têm sido considerados um domínio praticamente exclusivo das pessoas jovens, das pessoas com boa saúde e fisicamente atraentes. A idéia de que as pessoas de idade avan ada também possam manter rela es sexuais n o é culturalmente muito aceita, preferindo-se ignorar e fazer desaparecer do imaginário coletivo a sexualidade da pessoa idosa. Contudo, o amor e a sexualidade dos idosos, em nada diferem, na intensidade, do amor entre pessoas jovens. Apesar dos preconceitos, dos tabus e dos arcaicos estereótipos, com que as pessoas idosas se deparam, quando se trata de enamoramento e sexo entre parceiros da Terceira Idade, é necessário que se enfrentem esses desafios com a maturidade que a idade traz. Faz-se necessário, portanto, acabar com os mitos, romper os paradigmas obsoletos, para que o envelhecer seja compatível com uma boa qualidade de vida.
A “linguagem do futebol” segundo Pasolini: “futebol de prosa” e “futebol de poesia”  [cached]
élcio Loureiro Cornelsen
Caligrama : Revista de Estudos Romanicos , 2006,
Abstract: Resumo: Nosso artigo apresenta uma reflex o sobre a tentativa do cineasta e escritor italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975) em elaborar uma “semiologia do futebol”. No ensaio “Il calcio ‘è’ un linguaggio con i suoi poeti e prosatori” (1971), Pasolini estabelece, em tom de “divers o”, as categorias “futebol de prosa” e “futebol de poesia” para diferenciar esteticamente o futebol europeu do latin-americano. Nesse sentido, nos valeremos de tais categorias para avaliar “semiologicamente” – no sentido pasoliniano – o estado atual do futebol em rela o àquele de 1970, quando a Sele o Canarinho se sagrou tricampe mundial diante da Squadra Azzurra. Palavras-chave: Pier Paolo Pasolini; semiologia; futebol; prosa; poesia. Abstract: Questo articolo riflette sull’esperimento dell’elaborazione di una “semiologia del calcio” proposta dal cineasta e scrittore Pier Paolo Pasolini (1922-1975). Nel saggio del 1971, intitolato “Il calcio ‘è’ un linguaggio con i suoi poeti e prosatori”, Pasolini crea per svago le categorie “calcio di prosa” e “calcio di poesia”, vuole distinguere esteticamente il calcio europeo da quello latino americano. Ci si avvale di predette categorie per valorare “semiologicamente” – in senso pasoliniano – lo stato attuale in rapporto a quello del 1970, anno in cui la Selezione Brasiliana ha ottenuto il titolo di tricampione mondiale vicendo la Squadra Azzurra. Parole chiave: Pier Paolo Pasolini; semiologia; calcio; prosa; poesia.Keywords: Pier Paolo Pasolini; semiology; soccer; prose; poetry.
Julgamento de Lances Futebolísticos: Compara o entre árbitros de Futebol e Torcedores  [cached]
Santana Moura,Bruno Campello de Souza,Antonio Roazzi
Revista Interamericana de Psicología , 2009,
Abstract: O objetivo deste artigo é apresentar um estudo comparativo entre árbitros de futebol e torcedores quanto à ado o de critérios, no julgamento de lances futebolísticos. De acordo com as teorias de Jean Piaget e Lawrence Kohlberg, considerou-se que este tema está relacionado ao julgamento moral. A amostra foi composta por 61 árbitros e 30 torcedores, residentes em dois estados do Nordeste brasileiro, com média de idade de 34 anos, todos do sexo masculino. Os participantes responderam, por escrito, a oito situa es hipotéticas futebolísticas e n o futebolísticas. Embora, historicamente, esses grupos tenham sempre estado em lados opostos nos campos de futebol, na presente investiga o científica, de um modo geral, os resultados n o expressaram significativo distanciamento entre as posi es dos dois. Nas situa es futebolísticas, contudo, os árbitros se mostraram mais deontológicos e os torcedores mais sociais. Na maioria das vezes, ambos apresentaram obje o às injusti as contidas nas situa es propostas e se mostraram coerentes com esta posi o em seus julgamentos. O estudo agregou conhecimentos ao campo de estudo do julgamento moral e serviu de base para se conhecer melhor os critérios de julgamento utilizados por árbitros, frente a lances futebolísticos, abrindo possibilidades para a realiza o de novas pesquisas na interface entre a Psicologia e o futebol.
Dom/talento e dom/dádiva: duas modalidades de reciprocidade no mundo do futebol-espetáculo
Marcus Vinícius Carvalho Garcia
Sociedade e Estado , 2008, DOI: 10.1590/s0102-69922008000300011
Abstract:
Diasbola: futebol e emigra o portuguesa Diasbola: football and Portuguese emigration  [cached]
Nina Clara Tiesler
Etnográfica , 2012,
Abstract: O artigo serve de introdu o ao dossiê “Futebol e emigra o portuguesa”, proporcionando uma vis o comparativa das conclus es do projeto de investiga o internacional Diasbola, dedicado ao papel do futebol entre emigrantes portugueses e luso-descendentes de oito contextos diaspóricos. O objetivo foi caracterizar o futebol em compara o com outros elementos culturais utilizados pelos migrantes como meios de liga o ao seu país de origem, em processos de constru o de comunidade e performance de “portugalidade”. Partimos da hipótese de que o futebol, que constitui um importante fenómeno sociocultural na sociedade portuguesa, representa um elemento particularmente poderoso na vida cultural quotidiana dos emigrantes, bem como um ponto de referência crucial na liga o destes ao seu local de origem. Sustentados por material etnográfico, os resultados da investiga o confirmam claramente esta hipótese, mas contradizem a sua conota o algo restrita ou unilateral: embora a forma o social e as diversas fun es do futebol sejam moldadas por cada contexto diaspórico particular, este fenómeno proporciona também uma dinamica que dá forma a tais contextos e condi es. This paper serves as an introduction to the dossier “Football and Portuguese emigration” at providing comparative insights into the findings of the international research project Diasbola which analysed the role of football among Portuguese emigrants and luso-descendents in eight diasporic settings. The aim was to qualify football in comparison to other cultural elements which are used by migrants to connect to their country of origin, and in the invention and performance of Portugueseness and community-building processes. We had started with the hypothesis that football, which is a major cultural and social phenomenon in Portuguese society, represents an especially strong element in the emigrant’s culture of everyday life and is a crucial point of reference to their origins. Deriving from ethnographic material, results clearly confirm this hypothesis, but counter its somewhat encapsulating connotation: while football in its social formation and its possible functions is shaped by each particular diasporic context, it also provides dynamics which shape such contexts and conditions.
Sobre la os, amor e discursos
Marina Vieira Espinoza,Vera Lopes Besset
Psicologia em Revista , 2009,
Abstract: Este artigo tem como objetivo discutir o tratamento dado ao mal-estar pela psicanálise no mundo contemporaneo, tendo em vista o modo como o sujeito se apresenta: submetido ao discurso do capitalista, desconectado do campo do Outro. Propomos uma manobra a mais no momento das entrevistas preliminares, visando a um enla amento entre analista e paciente, pela transferência, entendida como condi o de possibilidade a todo tratamento analítico. Defendemos que, pela via do encontro com o discurso do analista e do amor de transferência, é possível promover a articula o do campo do sujeito com o campo do Outro, princípio de todo la o social, e permitir que o sujeito construa uma nova saída para lidar com o mal-estar, implicando-se em sua queixa e no sofrimento que relata.
As rela??es jocosas futebolísticas: futebol, sociabilidade e conflito no Brasil
Gastaldo, édison;
Mana , 2010, DOI: 10.1590/S0104-93132010000200003
Abstract: this paper presents ethnographic data obtained during the author's fieldwork in sports bars in rio de janeiro, brazil, providing the basis for a theory of 'football joking relationships.' the notion of the 'joking relationship' is well-known to anthropological theory, due in particular to the classic article 'parentés à plaisanteries' by marcel mauss, published in 1926, though its origins can be traced back to earlier works by authors such as robert lowie and a. r. radcliffe-brown. this paper connects the playful expression of feelings to the symbolic universe of football in brazilian society. voluntary support for a favourite club enables the fan to take part in a series of 'games' associated with football, but parallel to it, such as betting, verbal duels and challenges, which involve the symbolic logics of honour, gender and power endemic to brazilian society.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.