oalib
Search Results: 1 - 10 of 100 matches for " "
All listed articles are free for downloading (OA Articles)
Page 1 /100
Display every page Item
Mercado Futuro: limita es e vantagens para o empresário rural  [cached]
Viviane Santos Pereira,Ana Adalgisa Sim?o
Contextus , 2004,
Abstract: Nas diversas cadeias que comp em o agribusiness, destacam-se, em importancia econ mica, as rela es entre o empresário rural e a agroindústria e os agentes que afetam e coordenam os fluxos dos produtos, entre os quais est o as bolsas de futuros. O mercado futuro é um instrumento eficiente e moderno de comercializa o agrícola utilizado em larga escala nas economias desenvolvidas. Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades e benefícios de investidores, principalmente o empréstimo rural, para negociar no mercado futuro agrícola. Uma de suas vantagens é permitir ao empresário rural planejar sua atividade fazendo or amentos com controle dos custos. As vantagens que o mercado futuro oferece para quem opera v o muito além da simples prote o do pre o. Negociando nos prazos estipulados, o investidor no mercado futuro pode sair a qualquer momento de sua posi o, antes do vencimento do contrato, recomprando suas posi es e dias depois voltando a vender. A principal limita o percebida com o mercado futuro agropecuário é a de ter que pagar os ajustes diários (varia es de pre os desfavoráveis exigidos pela BM&F e os custos operacionais que muitas vezes levam o hedger a desistir da opera o).
NATUREZA DO TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA HUMANA E SUAS LIMITA ES  [cached]
Armando Corrêa da Silva
Revista do Departamento de Geografia , 1982, DOI: 10.7154/rdg.v0i1.293
Abstract: NATUREZA DO TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA HUMANA E SUAS LIMITA ES
Avalia o de programas sociais: abordagens quantitativas e suas limita es
Chiechelski, Paulo Cesar Santos
Textos & Contextos (Porto Alegre) , 2005,
Abstract: O presente texto procura efetuar uma revis o das principais abordagens quantitativas encontradas na literatura especializada para empreender avalia es de programas sociais e caracterizar a importancia dessas atividades para o aperfei oamento dos processos de planejamento e de implementa o de políticas sociais. Adicionalmente, tem como propósito complementar realizar uma breve discuss o sobre as limita es técnicas e conceituais de tais abordagens para representar adequadamente a complexidade dos fen menos sociais.
O sistema de informa o de AIDS do Município do Rio de Janeiro: suas limita es e potencialidades enquanto instrumento da vigilancia epidemiológica  [cached]
Cruz Marly Marques da,Toledo Luciano Medeiros de,Santos Elizabeth Moreira dos
Cadernos de Saúde Pública , 2003,
Abstract: O estudo faz uma reflex o acerca do sistema de informa o de AIDS, dando visibilidade às potencialidades e limita es deste sistema no contexto atual da epidemia e numa perspectiva mais ampliada de vigilancia epidemiológica. Buscou-se fazer uma descri o do sistema, considerando seus diversos componentes. Além disso, tratou-se do resultado referente ao levantamento nas fichas de notifica o/investiga o de AIDS no período de 1985 a 1995, e, em uma atualiza o da base de dados como contribui o para a qualidade do sistema. Os resultados mostraram melhora na consistência do banco de dados de AIDS, em particular das variáveis: ocupa o, bairro, escolaridade e categoria de exposi o, embora tenham sido identificadas limita es concretas na concep o e na estrutura do sistema para dar conta da complexidade e heterogeneidade da vigilancia da AIDS. Daí ter sido apontada a necessidade de estrutura o de um eficiente sistema de vigilancia do HIV/AIDS, tomando-se como referência os indicadores epidemiológicos direcionados ao monitoramento e à avalia o mediante acompanhamento das mudan as no padr o epidemiológico, como da análise do impacto na morbi-mortalidade decorrente do acesso a formas mais eficientes de preven o, aos novos tratamentos e terapêuticas.
Caracteriza o geoambiental dos manguezais brasileiros e suas potencialidades para o ecoturismo
José Ricardo de Almeida,Kenitiro Suguio
Revista Nordestina de Ecoturismo , 2011, DOI: 10.6008/ess1983-8344.2011.001.0001
Abstract: Os manguezais s o ecossistemas considerados verdadeiros ber ários, devido sua riqueza biológica. Essa APP (área de Preserva o Permanente) é um patrim nio natural protegido pela lei no 4.771 de 1965 do Código Florestal que ressalta as infra es ambientais relacionadas aos manguezais, que s o fiscalizados pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), Entretanto este ecossistema vem sendo constantemente destruído pela especula o imobiliária e por aterros clandestinos. Além da importancia ecológica, os manguezais desempenham diversas fun es na dinamica costeira e s o alvos para várias pesquisas multidisciplinares. Em muitas regi es litoraneas do Brasil ocorrem manguezais, que devem ser protegidos pelo seu valor cultural, e possuem grande potencial para atividades de ecoturismo. Este trabalho contém informa es sobre as distribui es geográficas dos manguezais brasileiros, e seus significados ecológicos, com especial ênfase para sua conserva o contra atividades que amea am as formas mais sustentáveis de sua utiliza o. Desta maneira, assemelhando suas características para um atrativo ecoturístico, além de sumariar evidências de suas finalidades e de sua fundamental importancia para o equilíbrio ecológico das áreas costeiras.
OBTEN O DE CONCENTRADOS PROT ‰ICOS DE SORO DE LEITE E CARACTERIZA O DE SUAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS TECNOL “GICAS  [cached]
CARLOS HENRIQUE PAGNO,CAMILA BALDASSO,ISABEL CRISTINA TESSARO,SIMONE HICKMANN FLORES
Alimentos e Nutri??o , 2009,
Abstract: O soro de leite, um subproduto da ind ostria de latic -nios, representa a por § £o aquosa do leite separada do co gulo durante a produ § £o de queijo. Suas prote -nas possuem propriedades funcionais relevantes, tais como solubilidade e capacidade emulsifi cante (C.E.), que podem ser afetadas pelo alto teor de compostos n £o prot icos. Neste trabalho, utilizou-se a ultrafi ltra § £o (UF) associada diafi ltra § £o (DF), com o objetivo de obter concentrados prot icos de soro de leite (CPS) e caracterizar suas propriedades funcionais tecnol 3gicas. Para isso, realizaram-se tr as experimentos. Inicialmente, 30 L de soro em p 3 reconstitu -do foram concentrados atrav s da UF, reduzindo-se o volume para 5 L e realizando-se as DF. No Experimento 1 executaram- se 4 DF, duas de 5 L e duas de 2,5 L, obtendo-se CPS-1 com 56% de prote -na. No Experimento 2, duas DF de 10 L e duas de 5 L foram realizadas, obtendo-se CPS-2 com 71% de prote -na. Para o Experimento 3, os ciclos foram aumentados para 6 DF de 5 L cada, obtendo-se CPS-3 com 80% de prote -na. A solubilidade dos CPS variou de 70% a 85% (40 oC/pH 6,8); a C.E. variou de 0,21 a 0,37 g/mg; o -ndice de atividade emulsifi cante (I.A.E.) variou de 12 a 30 m2.g-1 e a estabilidade da emuls £o de 7 a 16%. ndices semelhantes encontrados na literatura, indicam bom potencial para utiliza § £o em formula § μes alimentares.
FONTES DE VANTAGENS COMPETITIVAS EM EMPRESAS DE ALIMENTOS
Roberto Giro Moori,Marco Antonio Almeida Filho,Reynaldo Cavalheiro Marcondes
Revista de Administra??o FACES Journal , 2009,
Abstract: Este estudo objetivou identificar as fontes de vantagem competitiva de empresas alimentícias, localizadas na regi o metropolitana de S o Paulo, SP. Os dados coletados por meio de entrevistas espontaneas e estimuladas junto a sete empresas, e tratadas pela análise de conteúdo e estatística descritiva evidenciaram: a) na espontanea, a presen a dos componentes tradicionais das estratégias de marketing “4 Ps” como fontes de vantagens competitivas e b) na estimulada, a presen a de fontes competitivas baseadas na RBV, voltados à melhoria da qualidade de servi o. A conclus o básica é de que as fontes associadas aos "4 Ps" s o muito presentes e constituem importante referência para os gestores de nível médio e operacional participantes do estudo. No entanto, e aparentemente de maneira menos consciente, os conceitos estratégicos ligados ao RBV também est o presentes nas suas considera es. Por se tratar de um estudo exploratório, foram formuladas algumas hipóteses sobre esse fen meno.
Reminiscência enquanto ferramenta de trabalho com idosos: Vantagens e limita??es
Gon?alves,Daniela C.; Albuquerque,Pedro B.; Martín,Inácio;
Análise Psicológica , 2008,
Abstract: the main objective of this paper is the analysis of reminiscence, naming is advantages and limitations as an intervention tool towards older adults. we first consider reminiscence as a daily happening, constrained by the social and historical background of the participant. we then describe the adaptation of this strategy to the work with older adults, in prevention or remediation, such as adaptation to institutions or cognitive stimulation in dementias. finally, we list the main limitations in reminiscence therapy, namely the absence of structured intervention models and the shortfall of strategies to assess their efficiency. we consider some of the possible strategies to promote the accuracy of reminiscence therapy.
O uso de estudos de caso em pesquisas sobre política ambiental: vantagens e limita??es
Steiner, Andrea;
Revista de Sociologia e Política , 2011, DOI: 10.1590/S0104-44782011000100009
Abstract: the analysis of environmental issues in a political context is a topic that attracts growing attention within political science, yet requires specific methodological considerations. one of methods that is most frequently employed in research linked to environmental policy is that of case studies. the purpose of this article is to discuss the role of such a methodology within the sub-discipline. some general conceptual issues on the method and the advantages and disadvantages it offers are sketched out. furthermore, the study of environmental politics is distinguished from other research topics within political science, contextualizing its specific methodological needs and the role of case studies in research on environmental politics is analyzed, looking at its inherent ambiguities, the advantages and general limitations of the methodology and five forms of analysis and inference: covariance analysis, counterfactual analysis, causal process tracing and tests for congruence and comparison of cases. of these five approaches, two stand out as particularly relevant for political and environmental research, although they occupy almost opposite positions in terms of practical advantages and applicability: causal process tracing and counterfactual analysis. the complementary use of these and other approaches, whether in one or more studies on issues of environmental policy, is extremely useful for the empirical and theoretical development of the sub-discipline.
Descoloniza??o de portadores de Staphylococcus aureus: indica??es, vantagens e limita??es
Oliveira, Adriana Cristina de;Paula, Adriana Oliveira de;
Texto & Contexto - Enfermagem , 2012, DOI: 10.1590/S0104-07072012000200025
Abstract: the objective of this article was to establish the main indications, advantages and limitations of the decolonization of patients with staphylococcus aureus. an integrative literature review was performed on the lilacs, medline, science direct, scopus and isi web of knowledge databases for articles published after 1999. the main indications for decolonization pertained to high-risk patients (admitted to the icu, post-operative, long stay, etcetera). the advantages were based on the eradication of the microorganism, reducing infection rates and the spread of the microorganism. the observed controversies were due to the possibility of increasing bacterial resistance and lack of scientific evidence regarding the effectiveness of the eradication of the colonizing microorganism, as well as reducing infection rates. thus, it was observed that decolonization should not be indicated routinely; rather, it should only be recommended for patients at risk and during outbreaks.
Page 1 /100
Display every page Item


Home
Copyright © 2008-2017 Open Access Library. All rights reserved.